terça-feira, 10 de novembro de 2015

MAPAS HISTÓRICOS - CAPITANIAS HEREDITÁRIAS SÉC. XVI

Prof. Douglas Barraqui


O mapa abaixo é um recente analise do historiador Jorge Cintra que contesta a historiografia tradicional quanto a real configuração das capitanias hereditárias da América Portuguesa quando foram criadas na primeira metade do século XVI, apontando-se alguns problemas de representação e propondo um novo desenho a partir de fontes primárias como as cartas de doação e forais e a cartografia da época, em particular o mapa de Bartolomeu Velho.

As principais alterações propostas referem-se às linhas de divisa nas capitanias do norte, que devem correr segundo meridianos e não segundo paralelos; à particular configuração das capitanias do sul, com linhas dirigindo-se a noroeste; à divisão em quinhões das capitanias de Aires da Cunha e de João de Barros e à existência de terras não distribuídas.


Os mapas acima foram por mim adaptados do original em VICENTINO, Cláudio e DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil: ATLAS. E da página do Jornal "O Globo": Novo mapa de capitanias hereditárias poderia constar em livros didáticos a partir de 2017.

Referências:


VICENTINO, Cláudio e DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil: ATLAS. Vol. Único. 1 Ed. São Paulo, Ed. Scipione, 2010.


Nenhum comentário: