domingo, 1 de novembro de 2015

Ivan Jaf - Longe dos Olhos


Prof. Douglas Barraqui

Não sou um fã e leitor devorador de romances, porém, recentemente um aluno me apresentou a obra “Longe dos Olhos”,  do filósofo carioca Ivan Jaf. Tenho que admitir é uma obra fantástica.

Ivan Jaf soube colocar com maestria dentro de um mesmo livro duas histórias impressionantes: Uma é um clássico da nossa literatura naturalista “O Mulato” de Aloísio Azevedo.  A outra conta a história de Oto e Sílvia, Oto um negro estudante de letras e Sílvia uma menina branca e sega.

No livro o autor Ivan Jaf soube abordar o tema preconceito de uma forma deliciosa; um antigo dilema da nossa sociedade brasileira, que superou as entranhas do tempo e vive entre nós, camuflado por discursos ditos moralistas e ações ditas compensatórias. De 1881, quando “O Mulato” de Aloísio Azevedo” foi publicado, até 2008 quando Ivan Jaf publica seu livro, podemos notar que pouca coisa mudou.


Nessa obra de Ivan Jaf você vai aprender sobre literatura, naturalismo, história e filosofia. Você vai ainda rir, se indignar, se emocionar e vai, sobretudo, notar que muitos preconceitos estão velados dentro de nós mesmos.

Referência:
JAF, Ivan. Longe dos olhos. 2 Ed, São Paulo: Ática, 2008.

Nenhum comentário: