quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

TIPOS DE SUICÍDIO EM DURKHEIM

Prof. Douglas Barraqui

Estava na minha lista, e, finalmente, depois de quase cinco anos, acabei a leitura. O SUICÍDIO é um clássico da sociologia de Émile Durkheim. Nesta obra Durkheim descobre que existe uma regularidade entre a decisão individual e fatores sociais para o ato de cometer suicídio. Fatores como sexo, idade, condição social, religião e contexto histórico são relevantes.

Durkheim elenca os tipos de suicídio:


1) Suicídio egoísta: Típico no pós revolução industrial. O indivíduo não se sente integrado. Geralmente acompanhado de depressão. Ex. Japão que tem um dos índices de suicídios mais trágicos, principalmente entre jovens que fracassam na escola. São 18,5 suicídios para cada 100 mil habitantes (dados de 2015).


2) Suicídio altruísta: o indivíduo comete suicídio por uma causa, crença individual ou coletiva. O indivíduo dá a sua vida em nome de uma causa em que acredita. Ex. durante o ataque a Pearl Harbor na manhã de 7 de Dezembro de 1941, efetuada pela Marinha Imperial Japonesa, os pilotos camicases dos aviões japoneses após lançarem sua artilharia contra os navios norte americanos, lançaram-se com os aviões contra os navios. 



3) Suicídio anônimo: o indivíduo comete suicídio por causa de questões como crises econômicas, guerras, fases de instabilidade social. Ex. em 24 de outubro de 1929, fatídico dia que entrou para história como a “quinta-feira negra”, marco da crise de 29 com falência de várias empresas da noite para o dia, só naquele dia 24 de outubro houve 11 suicídios em Nova York.

Nenhum comentário: