quarta-feira, 8 de novembro de 2017

QUESTÕES DISCURSIVAS - SOCIOLOGIA - INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA E VIDA EM SOCIEDADE

(QUESTÃO 01) NÍVEL FÁCIL  
“Há muitos modos de se conhecer o mundo, que dependem da situação do sujeito diante do objeto do conhecimento. Ao olhar as estrelas no céu noturno, um índio caiapó as enxerga a partir de um ponto de vista bastante diferente do de um astrônomo. O caiapó vê nas estrelas as fogueiras que alguns de seus deuses acendem no céu para tornar a noite mais clara. O cientista vê astros que têm luz própria e que formam uma galáxia. O índio compreende e conhece as estrelas a partir de um ponto de vista mitológico ou religioso. O astrônomo as compreende e conhece a partir de um ponto de vista científico”. (fonte do texto: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/conhecer-o-mundo-mitologia-religiao-ciencia-filosofia-senso-comum.htm?cmpid=copiaecola)

Com base no que você aprendeu em sala de aula cite e explique duas formas de conhecer o mundo que está a nossa volta.

CHAVE DE CORREÇÃO:
O aluno pode abordar como formas de conhecimento a mitologia (busca conhecer o mundo pela imaginação através de mitos, fábulas, lendas). A religião (busca conhecer o mundo pela fé, por vezes com auxílio de textos sagrados). A filosofia (busca conhecer o mundo pela razão). A ciência (busca conhecer o mundo com base no método). A arte (busca conhecer o mundo com base na habilidade ou dom individual) e senso comum ( busca conhecer o mundo com base em tradições e culturas)

(QUESTÃO 02) NÍVEL INTERMEDIÁRIO 
 Observe com atenção a imagem abaixo:

A identidade pode ser considerada como um conjunto relativamente estável de aspectos de um indivíduo, que o distingui dos outros e o tornam único. Esse indivíduo único é construído (seus desejos e vontades, caráter e virtude) a partir da socialização.
Podemos definir a socialização como sendo
a)      A relação entre indivíduos de culturas diferentes que ao interagirem não, necessariamente, precisam trocar informações ou conhecimentos.
b)      a transmissão de saberes, é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, ou todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma sociedade.
c)       a extensão de vantagens particulares, por meio de leis e decretos, à sociedade inteira e bem como o processo de integração dos indivíduos sem necessidade da interação com um grupo social.
d)      o contato de indivíduos de uma mesma sociedade e cultura que não necessariamente precisam interagir entre si.
e)      um habito comum entre todos os seres vivos desse planeta que se socializam apenas pelo contato uns com os outros. 

(QUESTÃO 03) NÍVEL INTERMEDIÁRIO  
Leia com atenção o texto abaixo:

(FONTE: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/familia-escola-educacao-502577.shtml)
A vida em sociedade é construída a partir das relações estabelecidas entre os membros dessa sociedade. Essa construção também depende das instituições sociais.
a)      Defina o que são instituições sociais.

CHAVE DE CORREÇÃO:
Podemos definir instituições sociais como um conjunto de comportamentos e crenças adotadas por um grupo de indivíduos de uma sociedade.

b)      Quais as instituições que o texto faz referência? e, em sua opinião, como elas podem trabalhar para melhorar a educação?

CHAVE DE CORREÇÃO:
As instituições citadas no texto é a família e a escola. A questão requer opinião do aluno e o professor deverá levar em consideração a argumentação do aluno que poderá usar argumentos do próprio texto como o fato de que ideias prontas devem ser desconstruídas, professores entendam o público para o qual prestam serviço, família deve compreender a missão e as propostas da escola e conhecer formas de contribuir.

(QUESTÃO 04) NÍVEL DIFÍCIL  
Sabemos que a vida em sociedade é marcada por relações sociais. Essas relações sociais variam ao longo do tempo e em diferentes culturas? ou são as mesma desde que o homem passou a interagir em sociedade? Argumente e justifique em um breve texto.

CHAVE DE CORREÇÃO:
As relações entre os indivíduos não são as mesmas ao longo do tempo uma vez que os hábitos e costumes mudam de acordo com o contexto histórico e as tradições de culturas deferentes. O mundo em que vivemos é construído socialmente por uma pluralidade de povos com culturas diferentes em diferentes lugares e momentos históricos.

(QUESTÃO 05) NÍVEL FÁCIL  
A vida em sociedade é marca por papeis sociais. A quantidade de papeis sociais depende diretamente do grau de complexidade de uma determinada sociedade.
Podemos definir o papel social segundo o olhar da sociologia como sendo
a)      apenas as relações entre os indivíduos de sociedades e grupos sociais diferentes. Assim os indivíduos marcam a sua relação entraves da inter-relação entre as sociedades. 
b)      a união de indivíduos que possuem mesmos desejos, gostos, habilidades e costumes e que por intermédio do contato se relacionam.
c)       uma interação entre os indivíduos que só ocorre dentro das instituições sociais e não fora delas
d)      função dos indivíduos vivendo em sociedade. Ele é produzido pelas interações sociais (processos de socialização) desenvolvidas as quais geram determinados comportamentos dos sujeitos de um grupo social.
e)      relações bem claras entre membros de um determinado grupo. Essas relações são as mesmas e se repetem em diferentes grupos e ao longo do tempo.

(QUESTÃO 06) NÍVEL DIFÍCIL 
OBSERVE COM ATENÇÃO A CHARGE ABAIXO:

Somos seres sociais, sim. Mas, também possuímos nossa individualidade. Na construção da nossa individualidade descreva o papel exercido pelo processo de socialização do indivíduo.

CHAVE DE CORREÇÃO:

A socialização é importante na inserção do indivíduo na cultura, por meio dos costumes dos hábitos, saberes tradições que são ensinados pelas instituições sociais que servem de base para a vida em sociedade.

Nenhum comentário: