quinta-feira, 23 de novembro de 2017

MARX ERROU?! (PARTE II)

Prof. Douglas Barraqui


Não sou o dono da verdade, mas em Marx o fim do capitalismo era algo certo. Os ricos se tornariam mais ricos e menos numerosos. Por outro lado os pobres se tornarão mais pobres e mais numerosos. Em O Capital Marx diz:

"enquanto diminui progressivamente o número de magnatas capitalistas que usurpam e monopolizam este processo de transformação, cresce a massa explorada, mas cresce também a rebeldia da classe trabalhadora, cada vez mais numerosa e mais disciplinada, mais unida e mais organizada pelo mecanismo do próprio processo capitalista de produção. O monopólio do capital converte-se em grilhão do regime de produção que cresceu com ele e sob ele. A centralização dos meios de produção e a socialização do trabalho chegam a um ponto em que se tornam incompatíveis com seu envoltório capitalista. Este então cai aos pedaços. Soou a hora final da propriedade capitalista. Os expropriadores são expropriados" 


Não é difícil notar que o desenvolvimento econômica e social dos países capitalistas seguiu e segue o caminho deliberadamente o oposto ao que Marx previu.

Nenhum comentário: