quinta-feira, 23 de novembro de 2017

MARX ERROU?! (PARTE I)

Prof. Douglas Barraqui

Começo hoje uma série de postagens intituladas "MARX ERROU?!". Para essas minhas críticas tomei como referências quatro obras clássicas: O Manifesto do Partido Comunista, O Capital, A Ideologia Alemã e O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. Estarei aberto aos debates desde que eu perceba que o interlocutor tenha lido a obra e que mantenha sempre o respeito. 

Devemos lembrar igualmente que Marx foi um homem de carne e osso, assim como eu e você. Portanto, errar é humano e não devemos desconsiderar a importância de Marx como intelectual do séc. XIX, nem a importância de suas obras como um olhar singular para o mundo social e todos os seus fenômenos. 

Vamos começar por uma visão mais panorâmica, me corrija se eu estiver errado, mas as obras de Marx, as quatro citadas, podem ser resumidas em 2 pontos: 

1º) Marx coloca na conta da burguesia a culpado pela desigualdade e dos males da humanidade. 

2º) Marx acredita fielmente em uma bondade natural do ser humano.


Se a culpa dos males é da burguesia e o homem é bom por natureza, então por que às “experiências”, ditos regimes socialistas ou comunistas, terminaram em ditaduras de esquerda tão atrozes quanto as ditaduras de direita?

Um comentário:

Blog do Prof Sidney Azevedo disse...

Oi Colega Douglas,te corrigindo não é a burguesia responsável pela desigualdade social,mas toda classe dominante que aparece ao longo da História como os senhores de escravos,nobres,alto clero e os grandes proprietátários.no capitalismo a burguesia é a principal.Mas são as relações de produção é que sustentam a dominação.Isso ele deixa bem claro,uma revolução,que não seria uma simples tomada de poder,com novo governo,mas uma transformação profunda na sociedade mudaria também as relações de produção que sustentam a burguesia como classe dominante.