ENEM 2012
O que o projeto
governamental tem em vista é poupar à Nação o prejuízo irreparável do
perecimento e da evasão do que há de mais precioso no seu patrimônio. Grande
parte das obras de arte até mais valiosas e dos bens de maior interesse
histórico, de que a coletividade brasileira era depositária, têm desaparecido
ou se arruinado irremediavelmente. As obras de arte típicas e as relíquias da
história de cada país não constituem o seu patrimônio privado, e sim um
patrimônio comum de todos os povos. ANDRADE, R. M. F. Defesa do patrimônio
artístico e histórico. O Jornal, 30 out. 1936. In: ALVES FILHO, I. Brasil, 500
anos em documentos. Rio de Janeiro: Mauad, 1999 (adaptado).
A criação no
Brasil do Serviço do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (SPHAN), em 1937,
foi orientada por ideias como as descritas no texto, que visavam
A) submeter a
memória e o patrimônio nacional ao controle dos órgãos públicos, de acordo com
a tendência autoritária do Estado Novo.
B) transferir para
a iniciativa privada a responsabilidade de preservação do patrimônio nacional,
por meio de leis de incentivo fiscal.
C) definir os
fatos e personagens históricos a serem cultuados pela sociedade brasileira, de
acordo com o interesse público.
D) resguardar da
destruição as obras representativas da cultura nacional, por meio de políticas
públicas preservacionistas.
E) determinar as
responsabilidades pela destruição do patrimônio nacional, de acordo com a
legislação brasileira.
Resposta: D
A criação do Serviço do Patrimônio Histórico
Artístico Nacional (SPHAN), em 1937, tinha como objetivo proteger o patrimônio
artístico e histórico brasileiro. Essa instituição surge durante o Estado Novo
(1937-1945), período no qual o governo autoritário de Getúlio Vargas tinha como
pano de fundo o nacionalismo e patriotismo, que valorizava o patrimônio
histórico e artístico nacional como forma de preservar a identidade e a memória
da nação.
ENEM 2016
TEXTO I
TEXTO II
A eleição dos
novos bens, ou melhor, de novas formas de se conceber a condição do patrimônio
cultural nacional, também permite que diferentes grupos sociais, utilizando as
leis do Estado e o apoio de especialistas, revejam as imagens e alegorias do
seu passado, do que querem guardar e definir como próprio e identitário. ABREU,
M.; SOIHET, R.; GONTIJO, R. (Org.). Cultura política e leituras do passado:
historiografia e ensino de história, Rio de Janeiro Civilização Brasileira,
2007
O texto chama a
atenção para a importância da proteção de bens que, como aquele apresentado na
imagem, se identificam como:
A) Artefatos
sagrados.
B) Heranças
materiais.
C) Objetos
arqueológicos.
D) Peças
comercializáveis.
E) Conhecimentos
tradicionais.
Resposta: E
A questão nos
remete à valorização e reconhecimento de práticas tradicionais que configuram
patrimônio cultural imaterial. De acordo com o IPHAN (Instituto do Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional), “os bens culturais de natureza imaterial dizem
respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em
saberes, ofícios e modos de fazer.”
ENEM 2015
A Unesco condenou a destruição da antiga capital
assíria de Nimrod, no Iraque, pelo Estado Islâmico, com a agência da ONU
considerando o ato como um crime de guerra. O grupo iniciou um processo de
demolição em vários sítios arqueológicos em uma área reconhecida como um dos
berços da civilização. Unesco e especialistas condenam destruição de cidade
assíria pelo Estado Islâmico.
Disponivel em: http://oglobo.globo.com. Acesso em:
30 mar. 2015 (adaptado).
O tipo de atentado descrito no texto tem como
consequência para as populações de países como o Iraque a desestruturação do
A) homogeneidade cultural.
B) patrimônio histórico.
C) controle ocidental.
D) unidade étnica.
E) religião oficial.
Resposta:
B
Nimrod, mesmo não sendo a atual capital do Iraque,
tem o título de patrimônio histórico, visto a importância cultural que tem para
o mundo. A sua destruição por parte do Estado Islâmico (ISIS) teve um grande
impacto na comunidade internacional, que condenou o evento como um crime de
guerra.
ENEM 2014
Queijo de Minas vira patrimônio cultural
brasileiro O modo artesanal da fabricação do queijo em Minas Gerais foi
registrado nesta quinta-feira (15) como patrimônio cultural imaterial
brasileiro pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional (Iphan). O veredicto foi dado em reunião do conselho
realizada no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte. O presidente do Iphan
e do conselho ressaltou que a técnica de fabricação artesanal do queijo está
“inserida na cultura do que é ser mineiro”. (Folha de S. Paulo, 15 maio 2008)
Entre os bens que compõem o patrimônio
nacional, o que pertence à mesma categoria citada no texto está representado
em:
Resposta: C
O Patrimônio Cultural Imaterial
Brasileiro esta associado, nestes casos específicos, aos métodos, produção,
técnicas e não ao produto em si. O jeito e o caminho que se percorre para
chegar ao produto é o que está sendo valorizado. Porém, devemos ter muito
cuidado pois, como cultura imaterial também podemos exemplificar músicas.
ENEM 2013
No
dia 1º de julho de 2012, a cidade do Rio de Janeiro tornou-se a primeira do
mundo a receber o título da Unesco de Patrimônio Mundial como Paisagem
Cultural. A candidatura, apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional (Iphan), foi aprovada durante a 36.ª Sessão do Comitê do
Patrimônio Mundial. O presidente do Iphan explicou que “a paisagem carioca é a
imagem mais explícita do que podemos chamar de civilização brasileira, com sua
originalidade, desafios, contradições e possibilidades”. A partir de agora, os
locais da cidade valorizados com o título da Unesco serão alvo de ações
integradas visando à preservação da sua paisagem cultural. Disponível em:
www.cultura.gov.br. Acesso em: 7 mar. 2013 (adaptado).
O
reconhecimento da paisagem em questão como patrimônio mundial deriva da
A)
presença do corpo artístico local.
B)
imagem internacional da metrópole.
C)
herança de prédios da ex-capital do país.
D)
diversidade de culturas presente na cidade.
E)
relação sociedade-natureza de caráter singular.
Resposta: E
No ano de 2012, a cidade do Rio de Janeiro passou a ser
considerada pela UNESCO Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural. Essa relação
entre a cidade carioca e a paisagem é marcada pela relação entre a sociedade e
a natureza estabelecida no sítio da cidade, ou seja, uma integração entre sua
população e o local de moradia e transito dessas pessoas.
ENEM 2010
As ruínas do povoado de Canudos, no sertão
norte da Bahia, além de significativas para a identidade cultural, dessa
região, são úteis às investigações sobre a Guerra de Canudos e o modo de vida
dos antigos revoltosos. Essas ruínas foram reconhecidas como patrimônio
cultural material pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional) porque reúnem um conjunto de
A) objetos arqueológicos e paisagísticos.
B) acervos museológicos e bibliográficos.
C) núcleos urbanos e etnográficos
D) práticas e representações de uma sociedade.
E) expressões e técnicas de uma sociedade
extinta.
Resposta: A
A Guerra de Canudos foi um dos primeiros e mais importantes
movimentos messiânicos a eclodir no Brasil no final do século XIX. Ocorrido em
um contexto de revoltas populares na primeira república, representa uma fase
importantíssima da história do Brasil. Dessa maneira, a conservação de sua
memória é essencial e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
- IPHAN tem como função preservá-lo. Assim, a conservação de objetos
arqueológicos e paisagísticos são essenciais como fonte histórica para preservação
de memória e produção de pesquisas de um povoado que foi praticamente destruído
no período.
Um comentário:
Muitoooooo bom, valeu
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