terça-feira, 28 de novembro de 2017

PENSAR SOCIOLOGICAMENTE



Entre inúmeros produtos de bens de consumo, os computadores, ao que parecem, se tornaram essenciais para a organização pessoal e profissional de muitas pessoas e porque não o funcionamento do mundo globalizado.

Durante boa parte do século XX, as indústrias de computadores e os centros de pesquisa especializados nessa área se limitavam à questão da durabilidade e funcionalidade de seus produtos.
Hoje, apesar do intenso desenvolvimento das tecnologias, que permitem navegar na internet e usar vários softwares ao mesmo tempo, continua sendo necessária a substituição de produtos. 

Assim, sempre temos que comprar novas máquinas, novos programas, novas tecnologias. E várias questões precisam ser problematizadas sobre este novo mundo. Eu desafio você meu caro leitor a responder qualquer uma das perguntas abaixo nos comentários.

1)      Se a ciência e a tecnologia chegaram a um padrão de eficiência tão alto, por que ainda precisamos adquirir novos produtos?

2)      Em que medida a transformação científica e tecnológica alterou a vida das pessoas?

3)      Procure refletir sobre a relação entre as transformações tecnológicas e a transformação das relações sociais. A tecnologia não deveria nos trazer horas vagas para o lazer?

4)      Por que esse processo acaba por intensificar o trabalho de uma parcela da população?

Nenhum comentário: