quarta-feira, 29 de novembro de 2017

O SUPER-HOMEM INSPIRADO EM JESUS

Prof. Douglas Barraqui


Assisti o filme “Liga da Justiça”. O filme baseado na equipe homônima da DC Comics, produzido pela Warner Bros Pictures, me chamou a atenção novamente para o Super-Homem, agora ressuscitado. A história do Super-Homem, não há como negar, é muito bíblica, o que não significa que é evangelista. Um olhar atento aos filmes que retratam o Super-Homem e você não precisa nem ser especialista em cristianismo para notar que:

1°) UNIDADE ENTRE PAI E FILHO:
No filme Superman 1978, quando Jor-El enviou seu filho à Terra, o livrando da catástrofe de seu planeta natal Krypton, ele diz:
“- Tudo o que sou, tudo o que sei eu transmito a você, meu filho. E o filho se torna o pai e o pai se torna o filho.”
(Filme Superman 1978).
A frase mostra uma unidade entre pai e filho bem semelhante ao texto de João 10:30:
“Eu e o Pai somos um.”.

2°) OS PAIS:
Super-Homem foi adotado por Martha e Jonathan Kent, representando respectivamente Mary (Maria) e Joseph (José). O nome original de Martha era Mary e o nome do meio de Jonathan permaneceu Joseph.

3°) O SOBRENOME:
O sobrenome da família original de Super-Homem, El, é uma palavra hebraica para Deus. Como na história de Cristo, El (analogia para Deus) o pai envia o filho para proteger a Terra e “para mostrar-lhes o caminho”.
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

4°) O CELEIRO:
Quando a nave de Super-Homem chega à terra, ela bate próxima a fazenda dos Kent. Jonathan, então, encontra a criança e esconde a nave no celeiro. Jesus nasceu numa espécie de celeiro.
“Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias, e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.” Lucas 2:6-7

5°) A RESSURREIÇÃO
A ressurreição é descrita na bíblia como a maior vitória de Cristo sobre a morte. E a maior demonstração dessa vitória foi quando Jesus ressuscitou no terceiro dia. No filme “Liga da Justiça” passaram-se três anos desde a morte do Super-Homem


Quero, novamente, descartar a hipótese de que a história do Homem de Aço seja evangelista. Tão pouco estou afirmando aqui que o Super Homem das telonas seja o Jesus da bíblia. Contudo o homem que tem como símbolo esperança no peito nos lembra muito de outro homem que também simbolizou esperança. 

Nenhum comentário: