quarta-feira, 8 de novembro de 2017

QUESTÕES OBJETIVAS - SOCIOLOGIA - SOCIOLOGIA PRÉ-CIENTÍFICA - POSITIVISMO


(Questão 1) (Enem 2013 MODIFICADA) (fácil)


O artista gráfico polonês Pawla Kuczynskiego nasceu em 1976 e recebeu diversos prêmios por suas ilustrações.

Na obra retratada acima, ao abordar o trabalho infantil, Kuczynskiego usa sua arte com a finalidade de nos instigar a

a) difundir a origem de marcantes diferenças sociais.
b) estabelecer uma postura proativa da sociedade.
c) a refletir sobre a desigualdade social.
d) propor alternativas para solucionar esse problema.
e) retratar como a questão é enfrentada em vários países do mundo.

(Questão 02)


Valendo-se do conteúdo sociológico contido nessa imagem, no Brasil,


a) a dificuldade de acesso aos serviços básicos provoca uma grande distância social entre os habitantes ricos e pobres.
b) a desigualdade social brasileira é um processo simples de se resolver, tendo em vista que os jornais aumentam de forma considerável os problemas existentes.
c) não existe diferenças entre os indivíduos, abandonando o conceito de classe social e a exploração, pois seu objetivo é quantificar e descrever a realidade apenas dos pobres.
d) as diferenças entre as pessoas estão presentes apenas nas classes sociais, não existindo diferenças nas relações de gênero, nas relações étnico-raciais e no grau de instrução da população.
e) o desenvolvimento do capitalismo criou as desigualdades evidenciadas na miséria e na pobreza em todo o país, mas a superação foi resolvida com as políticas de divisão de riquezas implantadas nos últimos anos pelo governo federal.

(Questão 03) (fácil)

O acesso à internet cresceu entre a população com mais de dez anos entre os anos de 2005 e 2011, enquanto o crescimento populacional foi de Apesar desses números, apenas brasileiros da mesma faixa etária não utilizam a internet.

(Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/05/1279552-acesso-a-internet-no-brasil-cresce-mas- 53-da-populacao-ainda-nao-usa-a-rede.shtml)


Em vista dos dados apresentados, os conceitos que deveriam ser utilizados para analisar e mostrar que esses dados podem ser um problema sociológico são

a) gênero e homofobia.
b) desigualdade social e inclusão digital.
c) solidariedade mecânica e solidariedade orgânica.
d) movimento social e participação política.
e) pobreza e desigualdade de gênero.

(Questão 04) (fácil)

Em 1960, os  mais ricos da população mundialdispunham de um capital trinta vezes mais elevado doque o dos  mais pobres, o que já era escandaloso.Mas, ao invés de melhorar, a situação ainda se agravou.Hoje, o capital dos ricos em relação ao dos pobres é, nãomais trinta, mas oitenta e duas vezes mais elevado.

RAMONET, I.Guerras do século XXI: novos temores e novas ameaças.
Petrópolis: Vozes, 2003 (adaptado).

Ao fazermos uma análise dos dados oferecido pelo texto, podemos concluir que as informações esboçam uma problemática relacionada a

a) expansão demográfica.
b) homogeneidade social.
c) concentração de renda.
d) desemprego conjuntural.
e) desenvolvimento econômico.

(Questão 05) (intermediária)
Se vamos ter mais tempo de lazer no futuroautomatizado, o problema não é como as pessoas vãoconsumir essas unidades adicionais de tempo de lazer,mas que capacidade para a experiência terão as pessoascom esse tempo livre. Mas se a notação útil do empregodo tempo se torna menos compulsiva, as pessoas talveztenham de reaprender algumas das artes de viver queforam perdidas na Revolução Industrial: como preencheros interstícios de seu dia com relações sociais e pessoais;como derrubar mais uma vez as barreiras entre o trabalhoe a vida.

THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional.
São Paulo: Cia. das Letras, 1998 (adaptado).


A partir da análise esboçada pelo texto, percebemos que algumas atividades acabaram sendo suprimidas pela industrialização e pelas longas jornadas de trabalho. De acordo com reflexão do historiador, um argumento contrário à transformação promovida pela Revolução Industrial narelação dos homens com o uso do tempo livre é o(a)

a) intensificação da busca do lucro econômico.
b) flexibilização dos períodos de férias trabalhistas.
c) esquecimento das formas de sociabilidade tradicionais.
d) aumento das oportunidades de confraternizaçãofamiliar.
e) multiplicação das possibilidades de entretenimentovirtual.

(Questão 06) (intermediária)

Nas últimas décadas, o Brasil experimentou mudanças demográficas, sociais, culturais, econômicas e políticas significativas. A crescente inserção das mulheres no mercado de trabalho e na política, a melhoria de seu nível educacional, a redução da fecundidade, a postergação da maternidade, a redução da resistência a novos atributos para os papeis feminino e masculino são algumas delas. No entanto, os ritmos de tais mudanças parecem seguir descompassados, devido à persistência de práticas tradicionais que marcam a desigualdade salarial entre homens e mulheres, além da visão machista sobre o papel da mulher no mercado de trabalho.

Adaptado de PICANÇO, Felícia Silva. Amélia e a mulher de verdade: representações dos papéis da mulher e do homem em relação ao trabalho e à vida familiar. Em: ARAÚJO, C. & SCALON, C. (org.). Gênero, família e trabalho no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.


De acordo com o trecho acima, as desigualdades de gênero em relação a entrada da mulher no mercado de trabalho persistiriam devido à

a) maior participação dos membros masculinos nas tarefas concernentes ao trabalho doméstico.
b) representação de que não cabe apenas ao homem, enquanto chefe de família, o papel de provedor do grupo doméstico.
c) crença no fato de que o ingresso feminino no mercado de trabalho gera um prejuízo à família.
d) crítica à representação da mulher como naturalmente disposta a assumir os papéis de esposa e mãe.
e) a mulher ser considerada mais forte e mais apta a realizar atividades físicas e mecânicas.

(Questão 07) (intermediária)

Mas plantar pra dividir
Não faço mais isso, não.
Eu sou um pobre caboclo,
Ganho a vida na enxada.
O que eu colho é dividido
Com quem não planta nada.
Se assim continuar
vou deixar o meu sertão,
mesmo os olhos cheios d‘água
e com dor no coração.
Vou pró Rio carregar massas
pros pedreiros em construção.
Deus até está ajudando:
está chovendo no sertão!
Mas plantar pra dividir,
Não faço mais isso, não.

VALE, J; AQUINO, J. B. Sina de caboclo. São Paulo: Polygram, 1994 (fragmento).

A música acima, composta na década de 1960, revela o pensamento e a insatisfação do agricultor em relação a(os)

a)  distribuição desigual da produção.
b)  financiamentos feitos ao produtor rural.
c)  ausência de escolas técnicas no campo.
d)  empecilhos advindos das secas prolongadas.
e)  precariedade de insumos no trabalho do campo.

(Questão 08) (intermediária)

A história da sociologia começa com Augusto Comte, mas ele se beneficiou dos conhecimentos acumulados, previamente, por outros pensadores. Os pensadores que influenciaram Comte na formulação da sociologia foram

a) Platão e Aristóteles.
b) Parmênides e Maquiavel.
c) Descartes, Bourdieu.
d) Hebert Spance e  Saint-Simon.
e) Bourdieu e Jean-Paul Sartre.

(Questão 09) (intermediária)
Até o século XVIII, a maioria dos campos de conhecimento, hoje enquadrados sob o rótulo de ciências, era ainda, como na Antiguidade Clássica, parte integral dos grandes sistemas filosóficos. A constituição de saberes autônomos, organizados em disciplinas específicas, como a Biologia ou a própria Sociologia, envolverá, de uma forma ou de outra, a progressiva reflexão filosófica, como a liberdade e a razão.

Adaptado de: QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. M. Um Toque de Clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: UFMG, 2002. p.12.

Com base nos conhecimentos sobre o surgimento da Sociologia, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a relação entre conhecimento sociológico de Auguste Comte e as ideias proporcionadas pela era das revoluções.

a) A ideia de superioridade africana, defendida pela revolução social, foi defendida pelo Iluminismo, que influenciou o Positivismo.
b) A crença na razão como promotora do progresso da sociedade foi compartilhada pela era das revoluções e pelo Positivismo.
c) a revolução inglesa forneceu os princípios e as bases teóricas da luta de classes para a formulação do Positivismo.
d) O reconhecimento da validade do conhecimento teológico para explicar a realidade social é um ponto comum entre o Iluminismo e o Positivismo.
e) Os limites e as contradições do progresso para a liberdade humana foram apontados pela revolução brasileira e aceitos pelo Positivismo.

(Questão 10) (difícil)

Enquanto resposta intelectual à “crise social” de seu tempo, os primeiros sociólogos irão revalorizar determinadas instituições que, segundo eles, desempenham papéis fundamentais na integração e na coesão da vida social. A jovem ciência assumia como tarefa intelectual repensar o problema da ordem social, enfatizando a importância de instituições como a autoridade, a família, a hierarquia social e destacando a sua importância teórica para o estudo da sociedade.

MARTINS, Carlos Benedito. O que é Sociologia.São Paulo: Brasiliense, 2006, p. 30.


Com base no texto acima e nas discussões feitas acerca do nascimento da sociologia, podemos concluir que a transformação que marcou osséculos XVIII e XIX foi o(a)

a) manutenção social da ordem da Idade Média, que não se alterou com a Revolução Industrial.
b) organização de vários movimentos sociais controlados por pensadores como Saint-Simon e Comte.
c) elaboração de um conceito de sociologia incluindo os fenômenos mentais como tema de reflexão e investigação.
d) criação da corrente positivista, que propôs uma transformação da sociedade com base na reforma intelectual plena do ser humano.
e) surgimento de uma “física social” preocupada com a construção de uma teoria social, separada das ideias de ordem e desenvolvimento como chave para o conhecimento da realidade.

Gabarito: 

Questão 1: letra C

Muitas vezes a arte nos serve para refletirmos a respeito da realidade. Na ilustração apresentada, o artista apresenta uma situação de duas crianças que possuem uma relação dissonante com o objeto “trem”: enquanto uma é obrigada a puxar um trem “em tamanho real” (retratando o trabalho infantil), a outra somente brinca com seu trem “de mentirinha”. Tal ilustração revela as contradições da sociedade: enquanto as crianças de uma classe social são obrigadas a trabalhar, as outras podem brincar.

Questão 2: letra A

A miséria e a pobreza não deixaram de existir no Brasil. Ainda que as políticas de redistribuição de renda tenham surtido um efeito positivo, elas não foram capazes de acabar com essa desigualdade social. Assima única alternativa que pode se encaixar como certa, é a letra A.

Questão 3: letra B

A falta de acesso à tecnologia da internet por grande parte da população corresponde a um exemplo de desigualdade social. Em contrapartida, o aumento desse acesso corresponde àquilo que se convencionou chamar de inclusão digital.

Questão 4: letra C

A opção [C] é a única possível. O aumento da desigualdade social expresso no texto corresponde a uma maior concentração de renda, possibilitada pela expansão do capitalismo financeiro.

Questão 5: letra C

Pelo argumento do texto, a transformação do tempo livre em tempo de trabalho e produção fez com que as pessoas se desacostumassem a ocupar seu tempo com relações sociais e pessoais. Esse seria o desafio contemporâneo, bem expresso na alternativa [C].

Questão 6: letra C

A alternativa [C] contraria todas as outras e é a única que apresenta um fator contrário à presença da mulher no mercado de trabalho. Ao trabalhar, as mulheres passam menos tempo em casa e muitos consideram isso um prejuízo à família.

Questão 7: letra A

A frase “O que eu colho é dividido com quem não planta nada” demonstra que a insatisfação do trabalhador é com a distribuição desigual da produção. Este é um descontentamento típico de uma leitura marxista da realidade, que enxerga na luta de classes a expressão das contradições da sociedade e da exploração do homem pelo homem.

Questão 8: letra D

Dentre os precursores da sociologia podemos citar Montesquieu, Condorcet e Saint-Simon. Ainda que, esses não sejam considerados sociólogos (como Weber, Marx e Durkheim), seus modelos interpretativos e seus objetos de indagação se aproximavam muito àqueles que a sociologia tomou para si.

Questão 9: letra B

Uma das características principais do positivismo e do iluminismo é a crença na razão como promotora do progresso social. Isso se vê nas obras de muitos autores, entre eles Auguste Comte, considerado como um dos precursores da sociologia.

Questão 10: letra D

A alternativa [D] é a única correta. O surgimento da sociologia esteve relacionado ao desenvolvimento de uma física social de ordem positivista, calcada em ideais como o cientificismo, a ordem e o progresso.



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