quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

O QUE A “ARTE DA GUERA” PODE ENSINAR AO MEU ALUNO?

Prof. Douglas Barraqui

A ARTE DA GUERRA, um clássico de Sun Tzu, pode ensinar muito a quem quer aprender, principalmente a você meu aluno. Sun Tzu pode te ensinar onde concentrar seus ESFORÇOS, seu FOCO. Passar de ano é o seu foco? Resolver aquela questão de matemática é o seu foco? Obter uma boa nota no ENEM é o seu foco? Antes mesmo de mirar nesse foco, nos diz Sun T
zu, a "PRIMEIRA BATALHA QUE VOCÊ TEM QUE TRAVAR É COM VOCÊ MESMO".


DISCIPLINA, PLANEJAMENTO e MOTIVAÇÃO não são exclusividades de um campo de batalha, mas fundamentais para todo aluno que busca vitória.

Assim como um guerreiro, o aluno sempre deve estar pronto para o combate. Todo bom aluno sempre deve estar pronto para uma prova. Não se deve estudar para o dia da prova, mas sim estudar todos os dias como se fossem dias de prova.

Sun Tzu nos diz que “A VITÓRIA ESTÁ RESERVADA PARA AQUELES QUE ESTÃO DISPOSTOS A PAGAR UM PREÇO”. Que preço você meu aluno está disposto a pagar pela sua vitória? Que preço você meu aluno está disposto a pagar por aquela excelente nota no ENEM? Sacrifícios! Toda grande vitória tem seu preço, exige sacrifícios. Você está disposto a sacrificar horas de vídeo game por mais horas de estudo? Está disposto a sacrificar o fim de semana de balada pelo fim de semana com os livros e os estudos?

O medo, nos diz Sun Tzu, é o verdadeiro e único inimigo de todo aluno. O medo de não passar de ano. O medo de não conseguir garantir uma boa nota no ENEM. O medo do ponto de corte e da concorrência elevada do seu curso. Muitos podem estar disputando a sua vaga para a faculdade do seu sonho, mas tenha em mente que números de nada importam para um estudante DETERMINADO. DETERMINAÇÃO não é uma força sobrenatural, mas sim uma força que vai levar você aos seus objetivos.


Nenhum comentário: