terça-feira, 5 de dezembro de 2017

VOCÊ É COMPLETAMENTE FELIZ?


Um imperador Persa se encontrava profundamente melancólico (palavra usual no passado para pessoas depressivas). Mesmo com toda riqueza material, esplendor de seu império e todas as mulheres a sua disposição, o imperador estava profundamente depressivo. O médico oficial do imperador diz que a única cura para toda aquela melancolia era vestir uma camisa de um homem profundamente feliz. 

Emissários do império começaram a varrer todo o território em busca de uma pessoa completamente feliz. Perguntaram a um grande comerciante se ele era totalmente feliz e ele disse que não. Perguntaram a um grande senhor de escravos se ele era feliz e ele disse que não. Perguntaram a um proprietário de terras e gado que, também, disse que não era absolutamente feliz. Após dias de procura não encontraram nenhuma pessoa perfeitamente feliz. Todos apresentavam um obstáculo ou um problema que atrapalhava a perfeita felicidade. 

Pelos quatro cantos do império Persa mensageiros indagavam sobre quem seria a pessoa completamente feliz. Até que no meio dos montes Zagros, na região dos atuais Iraque e Irã, encontram um pastor. O pastor pastoreava algumas poucas ovelhas, fazia o mesmo trabalho desde a tenra idade, por todos os dias de sua vida. Então, os mensageiros perguntam ao pastor se ele era perfeitamente feliz e ele responde que era completamente, inteiramente feliz. Os mensageiros perguntaram ao pastor se a ele não faltava nada. O pastor respondeu que a ele nada faltava. Os mensageiros, então, pediram ao pastor que, por favor, desse a sua camisa para salvar o imperador. Mas, o pastor se quer tinha uma camisa.

A grande chave da felicidade do pastor era essa: Como não tinha nada, não tendo medo de perder nada, ele não se apegava a nada, portando, era um homem imensamente feliz. Ter tudo, nos leva ao temor de perder. A perda e, consequentimente o temor da perda, nos leva a uma profunda melancolia e a uma vida de inquietude, infeliz. Não sei se você, meu caro leitor, já notou como os momentos felizes duram pouco e, ao mesmo tempo, como os momentos de incertezas, melancolia e inquietudes duram tanto. Portanto, cultive a felicidade. Não a felicidade em um celular de último modelo, um carro do ano, uma casa luxuosa e mesmo em uma camisa de marca. Cultive a felicidade que é viver a vida e fazer bem a vida dos outros que estão a sua volta.

Nenhum comentário: