Prof.
Douglas Barraqui
a) LOCALIZAÇÃO:
ü Região dos Andes (atuais
- Peru, Bolívia, Chile e Equador).
ü Cuzco - capital do Império
b) ASPECTOS ECONÔMICOS:
Agricultura:
ü A base da economia
inca era a agricultura.
ü Produção era baseada
no trabalho coletivo da terra.
ü Nas áreas desérticas,
empregavam técnicas de irrigação;
ü Nas encostas das
montanhas, construíam terraços para
o plantio.
ü Os incas usavam varas
afiadas e arados para revolver o solo.
Terraços Incas |
ü Ervas aromáticas e
medicinais também eram plantadas e as folhas
de coca, eram reservadas para a elite.
ü Domesticavam lhamas e alpacas, das quais obtinham carne, leite e lã. Esses animais
serviam também como meio de transporte na acidentada geografia dos Andes.
Artesanato:
ü O artesanato - com destaque para a
tecelagem, a metalurgia e a produção de objetos de cerâmica.
Comércio:
ü Os incas não usavam
dinheiro propriamente dito. Eles faziam trocas ou escambos nos quais
mercadorias eram trocadas por outras e mesmo o trabalho era remunerado com
mercadorias e comida.
Correios Inca: Chasqui
ü Chasquis eram ágeis e
habilidosos corredores que se revezavam, de um posto ao outro, na missão de
entregar as mensagens oficiais de governo ou objetos. Com o crescimento de seu
território, os Incas haviam construído estradas visando a uma maior integração
entre as regiões do Império, e os chasquis formavam um eficiente sistema de
correio na época.
c) ASPECTOS POLÍTICOS:
ü O imperador - Sapa Inca (Filho do Sol):
·
Detinha
o poder máximo e era considerado um semideus.
·
Quando
o imperador morria, suas mulheres e servos eram sacrificados, e os corpos eram
depositados junto ao dele no Templo do Sol.
·
O
sucessor era escolhido entre os filhos que o imperador tinha com sua irmã e
mulher legítima, a mais elevada na hierarquia de suas esposas.
·
Era
muito comum a guerra entre os irmãos para decidir a sucessão do trono.
·
A
primeira esposa do Inca deveria ser a sua própria irmã mais velha, a Coya
(objetivo era guardar o sangue real).
ü O governo exercia um
rígido controle sobre a vida das pessoas, que muitas vezes resistiam a essa
dominação.
ü O Estado mantinha um
eficiente exército, destinado a conter rebeliões.
ü Os povos dominados
pelos incas pagavam tributos na forma
de trabalho (mita). Muitas vezes
eram forçados a migrar para regiões determinadas pelos administradores do
império.
ü Todos os habitantes
do império entre 25 e 50 anos tinham de pagar impostos.
d) ASPECTOS SOCIAIS:
A sociedade era
hierarquizada e formada por:
ü No topo estava o Sapa Inca.
ü Nobres - governantes, chefes militares, juízes e
sacerdotes;
ü Funcionários públicos e trabalhadores especializados;
ü Artesãos e os camponeses
- pagavam altos tributos ao imperador em mercadorias ou com trabalhos em obras
públicas.
e) ASPECTOS CULTURAIS:
Religião:
ü Religião politeísta:
ü Principal divindade: Viracocha (criador de tudo).
ü Cultuavam também
animais considerados sagrados como o condor
e o jaguar; o Sol (Inti) e a Lua
(Quilla), haviam também os deuses do trovão, do arco-íris e dos planetas
brilhantes.
ü Os incas ofereciam
sacrifícios tanto humanos como de animais nas ocasiões mais importantes,
maioria das vezes em rituais ao nascer do sol.
ü Lenda inca sobre sacrifício humano:
Uma menina de dez anos de idade chamada Tanta
Carhua foi escolhida pelo seu pai para ser sacrificada ao imperador inca. A criança,
supostamente perfeita fisicamente, foi enviada a Cusco onde foi recebida com
festas e honrarias para homenagear-lhe a coragem e depois foi enterrada viva em
uma tumba nas montanhas andinas.
(Esta lenda prescreve que as vítimas
sacrificiais deveriam ser perfeitas, e que havia grande honra em conhecerem e
serem escolhidas pelo imperador, tornando-se, depois da morte, espíritos com
caráter divino que passariam a oficiar junto aos sacerdotes. Antes do
sacrifício, os sacerdotes adornavam ricamente as vítimas e davam a ela uma
bebida chamada chicha, que é um
fermentado de milho, até hoje apreciada).
Astronomia:
ü Mesmo sem dominar a
escrita, os incas deixaram registros de seus conhecimentos de astronomia.
ü O ano inca
correspondia ao ano solar de 365 dias. Dividia-se em 12 meses lunares, cada um
marcando uma série de atividades econômicas e religiosas.
Matemática:
ü Criaram um
interessante e eficiente sistema de contagem: o quipo (feito de cordões coloridos, onde cada cor representava a
contagem de algo. Com o quipo, registravam e somavam as colheitas, habitantes e
impostos).
Arquitetura:
ü A arquitetura inca é
notória pela capacidade de superar as dificuldades impostas pelo relevo como
regiões montanhosas e de tremores de terra.
"pedra de doze ângulos", localizada uma construção Inca em Cusco, é um exemplo clássico da tecnologia inca |
ü Obras de irrigação em direção aos vales desertos, a construção
de pontes pênseis (entre grandes
precipícios), e de aterros em pântanos
atestam altos níveis de conhecimentos técnicos.
ü Para construir estradas em terrenos com grandes declives
usavam do desenho em zigue-zague facilitando a circulação ou, se necessário,
escadas (calcula-se que os Incas possuíam mais de 4 000 Km de estradas
pavimentadas).
ü Erguiam-se muros de
arrimo em lugares mais perigosos para evitar desabamentos.
A cidade de Machu
Picchu “Velha Montanha”
Foi uma das poucas cidades incas que
sobreviveram à conquista espanhola, provavelmente por não ter sido descoberta
na época colonial. A cidade foi construída no topo de uma montanha no vale do
rio Urubamba, a cerca de 2.400 metros de altitude. Abandonada em época incerta,
a cidade ficou coberta pela vegetação até ser encontrada pela expedição do
arqueólogo americano Hiram Binghan,
em 1911. Acredita-se que Machu Picchu tenha sido um local de cultos.
Origem
da civilização Inca
1.200
a.C. -
os habitantes da zona costeira já cultivavam o milho, teciam roupas de boa
qualidade e faziam cerâmica. Ao mesmo tempo surgiu na zona montanhosa a
primeira civilização importante denominada Chavin.
100
a.C. -
a costa nordeste era um reino cuja a capital era Moche, e no Sul existia outro
reino com capital em Nazca.
100
a.C. - 1.100 d.C. -
A primeira civilização que floreceu na região montanhosa tinha sua capital em Tiahuanaku.
800
d.C. -
os habitantes de tiahuanaku já
tinham conquistado a costa meridional.
1000
d.C. -
o Peru era um conjunto de tribos guerreiras sem chefes poderosos. Foi a época
do império dos Chimus também reinar.
1100 -
1430 d.C. -
O Inca Manco Capac tinha se
estabelecido em Cuzco. Entretanto,
as tribos provenientes do norte haviam formado o reino Chimu na costa setentrional. Construíram grandes cidades,
segundo um plano retangular, dotadas de grandes muros de pedra. Em Cuzco, os Incas
tornaram-se mais poderosos. O filho de Manco, Sinchi Roca, tal como seu pai, governava metade de Cuzco e nada fez
para tornar a família mais poderosa. Encorajou a extração de minerais e a
tecelagem e foi um grande patrono da agricultura. Mas seu filho Capac Yuapanki, nascido quando Sinchi
Roca já era velho: expandiu o território Inca a Cuzco inteira. O Inca Roca foi
o primeiro a ser denominado Sapa Inca (o Inca Supremo). Grande parte do seu
reinado passou-se em disputas constantes com as tribos Chancas. O Inca Roca
sucedeu Yahuar Huacac que foi ameaçado por uma aliança das tribos montanhosas.
Seu filho, Wiracocha, também sofreu
ataques, mas conseguiu repelir os invasores. No entanto acabou por fugir de
Cuzco quando as tribos Chancas puseram em perigo seu reino.
1438 -
1493 d.C. -
O filho de Wiracocha, Inca Yuapanki,
sucedeu-lhe no trono. Venceu as tribos Chancas, matou seu rei, e para
fortalecer sua posição na zona montanhosa, propôs paz às outras tribos e
ofereceu mulheres incas aos seus lideres. Reconstruiu Cuzco, tornando-a
capital, e organizou um sistema governativo com funcionários incas, que
chefiavam cada tribo como um grupo de cidadãos equiparados dentro do império.
Quando seu filho, Topa Inca Yuapanki, atingiu os 15 anos o enviou para o
território do norte para aumentar suas terras. Quando Inca Yuapanki se retirou,
seu herdeiro ocupou o trono. Topa Inca conquistou as tribos que habitavam as
florestas amazônicas, venceu tribos rebeldes em Torno do Lago Titicaca e levou
seu império para o Sul até o Chile. Morreu em Cuzco 1493 d.C..
1493 -
1572 d.C. - Huayna Capac subiu ao trono ainda muito jovem. Não havia problema
quanto ao seu sucessor. Casara-se com uma princesa de Quito e ela lhe dera um
filho, Atahuallpa. Mas os se tornar
Sapa Inca casou-se com sua irmã e tiveram um filho, Huáscar. Ao sul , uma tribo invasora atacou a fronteira do Peru com
o Chile. Entre eles encontravam-se alguns espanhóis, que espalharam uma
epidemia de varíola. A epidemia devastou aquela região acabando por matar
Huayna Capac.
1525 - O Inca Huáscar subiu ao trono, mas Huayna Capac declarou que quito deveria
ser herdada por Atahuallpa. Em 1532,
iniciou-se uma guerra civil entre os
dois meio-irmãos. Atahuallpa acabou por aprisionar o pais inteiro e
aprisionou Huáscar. No mesmo ano Francisco
Pizarro atingiu o peru com seu pequeno exército espanhol. Durante os
primeiros meses foram gradualmente conquistando a zona litorânea, acabando por
se defrontar com todo o exército Inca e, por meio de uma armadilha, conseguiram
capturar Atahuallpa. Dois anos depois os espanhóis haviam conquistado todo o
tawantsuyo.
O Fim
do Império Inca
Muitas vezes a
sucessão do império gerava disputas entre os membros da família imperial.
Quando os espanhóis chegaram a região inca, os irmãos Atahualpa e Huascár
brigavam pelo trono. Com a Chegada dos Espanhóis na América, o Império Inca se
fragmentou ao ser derrotado pelos militares espanhóis comandada por Francisco Pizarro.
REFERÊNCIAS:
AZEVEDO, Gislane Campos; SERIACOPI, Reinaldo. Projeto Teláris: história 7° ano. São Paulo: Ática, 1º ed., 2012.
BAUDIN,
Louis. A vida quotidiana no tempo dos
últimos Incas. Edições "livros do Brasil", Lisboa, s/d.
CAPELLARI, Marcos Alexandre; NOGUEIRA, Fausto Henrique Gomes. História:
ser protagonista - Volume único. Ensino Médio. 1ª Ed. São Paulo: SM. 2010.
COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. Volume
Único. Ensino Médio. 8ª Ed. São Paulo: Saraiva 2005.
MOZER,
Sônia & TELLES, Vera. Descobrindo a
História. São Paulo: Ed. Ática, 2002.
PILETTI,
Nelson & PILETTI, Claudico. História
& Vida Integrada. São Paulo: Ed. Ática, 2002.
Projeto Araribá: História – 7° ano.
/Obra coletiva/ São Paulo: Editora Moderna, 2010. Editora Responsável: Maria
Raquel Apolinário Melani.
Uno: Sistema de Ensino – História –
7° ano. São Paulo: Grupo Santillana, 2011. Editor Responsável: Angélica
Pizzutto Pozzani.
VICENTINO, Cláudio. Viver a História: Ensino Fundamental. São Paulo: Ed. Scipione, 2002.
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