Prof. Douglas Barraqui
a) LOCALIZAÇÃO:
ü Península de Iucatâ, na América Central (atualmente –
Belize).
b) ASPECTOS ECONÔMICOS:
ü A agricultura era a base da economia.
ü A maioria da
população vivia no campo;
ü Cultivavam o milho
(três espécies), algodão, tomate, cacau, batata e frutas. (O milho era tão importante para os maias
que, segundo seus mitos, os deuses o haviam utilizado como matéria-prima para
criar o ser humano).
Cultivo
do Milho
·
O
cultivo do milho se prendia ao uso das queimadas. Durante os meses de
seca, limpavam o terreno, deixando apenas as árvores mais frondosas. Em seguida
ateavam fogo para limpá-lo deixando o campo em condições de ser semeado.
·
Para
ampliar a vida útil de seus terrenos, os maias costumavam organizar um sistema
de rotação de culturas.
·
Os
maias comiam o milho assado, cozido ou preparado como farinha. O milho
acompanhava todas as refeições. Algumas espigas apresentavam uma
particularidade: sobre o fogo, os grãos estouravam, abrindo como pequenas
flores brancas (Piplocl).
Cultivo de Cacau
·
Antes
dos espanhóis chegarem às Américas, os olmecas foram o primeiro povo a utilizar
o fruto do cacaueiro: "cacahuaquchtl". Com ele, faziam um líquido
escuro - chamado de xocoatl (xococ = "amargo" + atl =
"água") temperado com baunilha e pimenta que combatia o cansaço e a diarréia.
·
Documentos
maias dizem que o xocoatl também era usado por sacerdotes para fins cerimoniais
e medicinais, e também era misturado a milho moído para fazer um mingau.
·
1502
- Cristóvão Colombo, em sua quarta viagem, levou o cacau para a Europa. O rei Fernando
II não teria prezado muito essa descoberta no meio de tantas outras riquezas.
·
1519
- Hernán Cortez chegou ao México, reconheceu o valor monetário do cacau e,
obrigou os nativos a plantarem cacau.
ü Domesticaram o peru e
a abelha que serviam para enriquecer sua dieta, à qual somavam também a caça e
a pesca.
c) ASPECTOS POLÍTICOS:
ü Os maias construíram cidades-Estado;
ü Nunca chegaram a
formar um império unificado (fato que favoreceu a invasão e domínio de outros
povos vizinhos).
ü Estado teocráticos.
ü As cidades-estados
tinham governos, leis e costumes próprios. (Principais cidades-estados maia: Chichén-Itzá, Maiapán, Palenque e Tikal, que eram ligadas por estradas e
possuíam palácios, templos e pirâmides).
d) ASPECTOS SOCIAIS:
ü Sociedade
hierarquizada.
ü Cada cidade-Estado
tinha uma autoridade máxima, assessorada por nobres e sacerdotes -
elite e detinham a posse das terras, morando nas áreas centrais.
ü Sacerdotes - também eram matemáticos e astrônomos (Faziam
previsões de eclipses do Sol e de outros eventos astronômicos com grande
precisão).
ü Artesãos e os
trabalhadores livres, a maioria agricultores, que deviam pagar tributos para o governo.
ü Os camponeses viviam
em palhoças nas terras que cultivavam.
Os tributos tinham um significado sagrado.
Podiam ser pagos:
I)
Em espécie - parte da produção agrícola
II)
Em forma de mão-de-obra - prestação de certos trabalhos,
como o reparo e a construção de estradas.
e) ASPECTOS CULTURAIS:
Religião Maia:
ü Religião politeísta;
ü A religião e a guerra
estavam associadas, pois as lutas geralmente visavam fazer prisioneiros para os
sacrifícios aos deuses.
ü Os sacerdotes maias tinham a tarefa de
interpretar e fazer um panorama profético sobre o futuro ou passado.
ü Rituais de purificação - incluia jejum, abstenção sexual e
confissão. A purificação era normalmente praticada antes de grandes eventos
religiosos.
ü Acreditavam na
existência de três planos principais no cosmo: a Terra, o céu e o submundo.
ü Sacrifícios humanos - Sacrificavam humanos e animais como
forma de renovar ou estabelecer relações com o mundo dos deuses. Esses rituais obedeciam
a diversas regras. Normalmente, eram sacrificados pequenos animais, como perus
e codornas, mas nas ocasiões muito excepcionais (tais como adesão ao trono,
falecimento do monarca, enterro de algum membro da família real ou períodos de
seca) aconteciam sacrifícios de humanos. Acredita-se que crianças eram vítimas
muitas vezes oferecidas como sacrifícios, porque os maias acreditavam que essas
eram mais puras.
ü Deuses maias - não eram entidades separadas como os
deuses gregos. Também não existia a separação entre o bem e o mal e nem a
adoração de somente um deus regular, mas sim a adoração de vários deuses
conforme a época e situação que melhor se aplicava para aquele deus.
Conhecimento Maia:
Calendário:
ü Acreditavam na
contagem cíclica natural do tempo.
ü Elaboraram calendários e calcularam a duração do
ano estabelecia com exatidão os 365 dias do ano. (Graças aos calendários, os
sacerdotes indicavam a época propícia para o preparo do campo, a semeadura e a
colheita).
Matemática:
ü Na matemática, desenvolveram as casas
decimais e o valor zero o que possibilitou o desenvolvimento de cálculos
astronômicos.
ü Usavam um sistema de
numeração de base 20
Escrita:
ü Desenvolveram uma escrita baseada em símbolos e desenhos
(hieróglifos). Combinação de símbolos fonéticos e ideogramas (único sistema de
escrita do novo mundo pré-colombiano).
ü As decifrações da
escrita maia têm sido um longo e trabalhoso processo. Algumas partes foram
decifradas no final do século XIX e início do século XX (em sua maioria, partes
relacionadas com números, calendário e astronomia), mas os maiores avanços se
fizeram nas décadas de 1960 e 1970 e se aceleraram daí em diante de maneira que
atualmente a maioria dos textos maias podem ser lidos quase completamente em
seus idiomas originais. Lamentavelmente, os sacerdotes espanhóis, em sua luta
pela conversão religiosa, ordenaram a queima de todos os códices maias logo
após a conquista.
Astronomia:
ü Seus diagramas dos
movimentos da Lua e dos planetas se não são iguais, são superiores aos de
qualquer outra civilização que tenha trabalhado sem instrumentos óticos.
Arquitetura:
ü Construíram pirâmides
escalonadas, templos e grandes cidades como Chichén Itzá, Tikal e Uxmal.
ü Um aspecto
surpreendente das grandes construções maias é a carência de muitas das
tecnologias avançadas que poderiam parecer necessárias a tais construções. Não
há notícia do uso de ferramentas de metal, polias ou veículos com rodas
Tikal, na Guatemala |
Origem
da civilização Maia:
ü
3114 a.C - O calendário maia, que se baseia no
chamado calendário de contagem longa mesoamericano, começa em uma data
equivalente a 11 de agosto de 3114 a.C.
ü
2600 a.C - A ocupação maia em
Cuello, no Belize, foram datadas de cerca de 2600 a.C, através da datação por
carbono.
ü
1800 a.C. - Primeiros
assentamentos claramente maias foram estabelecidos por volta de 1800 a.C. na
região de Soconusco, na costa do Pacífico.
O fim
da civilização Maia:
A partir do ano 900,
os maias abandonaram suas cidades e misturaram-se a outras populações. Os
pesquisadores não sabem exatamente por que isso ocorreu, mas é certo que os
maias ainda influenciaram a cultura de alguns povos do planalto do México. Aos
poucos, porém, a população maia foi se reduzindo e perdendo sua influência
cultural, o que levou ao fim da civilização.
REFERÊNCIAS:
AZEVEDO, Gislane Campos; SERIACOPI, Reinaldo. Projeto Teláris: história 7° ano. São Paulo: Ática, 1º ed., 2012.
CAPELLARI, Marcos Alexandre; NOGUEIRA, Fausto Henrique Gomes. História:
ser protagonista - Volume único. Ensino Médio. 1ª Ed. São Paulo: SM. 2010.
COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. Volume
Único. Ensino Médio. 8ª Ed. São Paulo: Saraiva 2005.
MOZER,
Sônia & TELLES, Vera. Descobrindo a
História. São Paulo: Ed. Ática, 2002.
PILETTI,
Nelson & PILETTI, Claudico. História
& Vida Integrada. São Paulo: Ed. Ática, 2002.
Projeto Araribá: História – 7° ano.
/Obra coletiva/ São Paulo: Editora Moderna, 2010. Editora Responsável: Maria
Raquel Apolinário Melani.
Uno: Sistema de Ensino – História – 7°
ano. São Paulo: Grupo Santillana, 2011. Editor Responsável: Angélica Pizzutto
Pozzani.
VICENTINO,
Cláudio. Viver a História: Ensino
Fundamental. São Paulo: Ed. Scipione, 2002.
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