quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

"O REGRESSO": A VERDADEIRA FACE DO HOMEM RETRATADA NO FILME

Prof. Douglas Barraqui


Ontem assisti ao falado filme “O Regresso”. O filme é baseado na “lendária” história real de Hugh Glass que em 1820, guiando caçadores de pele, teria sido atacado por uma ursa marrão e sobreviveu. As pessoas que Glass guiava vão embora, deixando dois homens para cuidar dele até a morte e dá-lo um enterro digno. Os dois homens vão embora, acreditando que Glass morreria de qualquer forma, mas ele milagrosamente sobrevive. Não se preocupe, não é spoiler, esse mesmo enredo já inspirou outro filme, “Fúria Selvagem” de 1971.



O filme do diretor Alejandro González Iñárritu fez mérito a indicação ao Oscar. Leonardo DiCaprio está quase impecável no papel de Hugh Glass, eu daria o Oscar a ele. Mas, por de trás das belas senas de natureza selvagem, da fúria e da vingança do personagem principal, há um plano de fundo:

1)    Para sobreviver Leonardo DiCaprio, interpretando Hugh Glass, teve que se tornar tão selvagem quanto a própria natureza. Em uma linha tênue que o separava da selvageria e da civilização Glass se torna o que de fato ele é, o homem. O homem tão implacável quanto a natureza que o cerca. O homem que domina o fogo, que tem maestria com a faca, que domina o machado, que mata com suas mãos, que faminto devora peixes e fígados de bisão cru;

2)    A natureza foi retratada pelo cineasta Alejandro González Iñárritu como ela é: bela e ao mesmo tempo implacável.

3)    Rousseau com o seu mito do “Bom Selvagem” estaria decepcionado. No filme os índios não são retratados como bons e belos. São retratados como pertencentes a uma terra selvagem e bela, sendo, portanto parte dela.

4)    O branco colonizador, o indígena, lobos, bisões e ursos, bem ao estilo Thomas Hobbes, em “O Leviatã”, “o homem é o lobo do próprio homem”.  Todos querem comer e cuidar da prole. O diretor  Alejandro González Iñárritu  conseguiu retratar um mundo quase que amoral, reduzido aos instintos mais primitivos.


O título do filme “O Regresso”, The Revenant em língua inglesa, seria o retorno de Hugh Glass do mundo dos mortos. Seria o regresso de Hugh Glass da natureza inóspita. Seria o retorno de Hugh Glass ao estágio de natureza, um homem tão feroz e implacável quanto a própria natureza.


O filme, portanto, é uma tradução de quem é o ser humano enquanto pertencente a natureza bela e feroz desse planeta. Mostra quem é o homem sem a sua invenção cultural chamada de civilização e sem o plano de fundo da moral. Mostra quem é o homem quando o frio, as águas, o urso, os índios, os seus iguais, querem matá-lo. O filme retrata o homem como ele é, pertencente a uma natureza selvagem e bela. Portanto, assim é retratado o homem selvagem e ao mesmo tempo belo.

Nenhum comentário: