Prof. Douglas Barraqui
1 - CRIAR
UMA LINHA DO TEMPO – Saber as datas não é uma exigência do ENEM. Portanto,
você não precisa se preocupar em decorar datas, mas saber organizar os fatos
históricos ao longo de uma linha do tempo ajudará você a ENTENDER melhor os acontecimentos. Ao estudar história geral,
história da América, história da África e história do Brasil você já deve ter
notado que muitas coisas acontecem simultaneamente. Veja um exemplo:
A Revolução
Francesa de 1789 a Inconfidência
Mineira, também de 1789. O primeiro um
acontecimento divisor de águas da história da Europa e do mundo; o
segundo um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Há alguma coisa em comum entre esses dois acontecimentos
históricos? Quando você for capaz de correlacionar acontecimentos de um
mesmo período de locais diferentes, de povos e culturas diferentes, a sua VISÃO e COMPREENSÃO da história irá se expandir exponencialmente.
2 - RESUMOS
EM TÓPICOS – Ao estudar história você notará que existe muitas informações importantes
e outras, nem tanto. Portanto, ao extrair o que há de MAIS RELEVANTE, você condensará todas as informações em um papel,
facilitando os estudos. Além disso, o resumo pode ser o suficiente para você INTERLIGAR os FATOS para COMPREENDER o
CONTEÚDO. Para entender a matéria,
basta que poucas palavras apareçam no resumo para que consiga desenvolver todo
o conteúdo. A cada vez que você REFAZER o RESUMO – com lápis, caneta e papel (nunca digitado) – você notará que as informações vão se fixando e você mesmo vai
sentir a necessidade de enxugar palavras tornando o resumo cada vez mais
conciso e menor. Sobre um mesmo tema faça no MÍNIMO 4 RESUMOS e você vai notar como o conteúdo vai se fixar melhor.
Basicamente um resumo você deve se preocupar:
a) Relação causas/consequências;
b) Características;
c) Aspectos políticos, sociais,
econômicos e culturais;
d) Sucessão de fatos;
3 - ENCONTRAR
LÓGICA – Tenha em mente que DECORAR
é ESQUECER, ESTUDAR é APRENDER. Não
fique preocupado em decorar datas ou nomes desse ou daquele presidente, rei ou
ditador. Passe a se preocupar em ENCONTRAR
UMA LÓGICA entre os fatos históricos. Assim você verá as datas e os nomes
serão guardados em sua memória de maneira natural. Tenha em mente que tudo que você estuda na
história tem uma lógica e faz sentido. Se você conseguir captar esta lógica, você
vai notar como história é fácil de aprender. Para encontrar a lógica de um
determinado fato ou acontecimento histórico, você deve ficar atento:
a) ao
PROCESSO HISTÓRICO:
Exemplo: o que levou a queda ou a subida ao trono de um determinado rei. O que
vem antes e o que aconteceu depois.
b) aos
CONCEITOS: Nunca
deixe de compreender conceitos como democracia, ditadura, liberalismo
econômico, mercantilismo, sociedade, etc.
c) a
SITUAÇÃO: onde e
quando ocorreu o fato? Ele é de caráter econômico ou político?
d) os
PERSONAGENS: quem
fez? quem se opôs?
e) as
CAUSAS: por que
aconteceu tal fato?
f) as
CONSEQUÊNCIAS: o que
houve depois, direta ou indiretamente relacionado ao fato?
g) a
CRÍTICA: o que as
pessoas da época pensavam sobre determinado acontecimento? o que as pessoas
hoje e você penso disso? Não poderia ter sido de outra forma? Procure pensar no
que não aconteceu, para entender melhor o que aconteceu.
4 – INFOGRÁFICOS –
Fazer infográficos é uma das melhores maneiras de MEMORIZAR O CONTEÚDO. Sempre que fizer um infográfico estabeleça as
relações de CAUSAS/CONSEQUÊNCIAS, ACONTECIMENTOS, CARACTERÍSTICAS. Tome como base seu resumo para montar um
infográfico. Abuse das cores, das formas, do desenho. Quanto mais chamativo e
destacado estiver uma determinada informação, mais ela se fixará em sua
memória. Veja nos exemplos abaixo:
LIVROS
DE HISTÓRIA RECOMENDADOS PARA VOCÊ ESTUDAR HISTÓRIA PARA ENEM E VESTIBULARES:
Ø
História do Brasil (Bóris Fausto) -
narra os fatos mais importantes da história brasileira, cobrindo um período de
mais de quinhentos anos, desde as raízes da colonização portuguesa até nossos
dias, e analisando minuciosamente as grandes linhas de força que indicam o
sentido de nossa formação.
Ø
Uma Breve História do
Mundo
(Geoffrey Blainey) - vai entrelaçando a história de um povo a outro, de forma
didática e vibrante. Distante de formalismos, instiga e envolve o leitor página
por página, levando-o a conhecer e interpretar melhor os fatos que nos
trouxeram aos dias de hoje.
Ø
História-Geral e
Brasil
(José Geral Vinci de Moraes) - Livro didático aprovado pelo MEC. Apresenta o
programa completo de História Geral e do Brasil para o ensino médio. Com
análise da nossa história integrada à história mundial, pretende-se
possibilitar ao aluno estabelecer relações entre as especificidades da
sociedade à qual pertence e a realidade mais ampla em que ela se insere.
Ø
História Geral e do
Brasil
(Claudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo) - Livro didático aprovado pelo MEC. Em
sua mais nova edição conteúdos foram mais aprofundados a exemplo de História da
África, da América, da China e da Índia. Ganhou relevância também o papel
africano e indígena na construção do Brasil. As atividades foram totalmente
reformuladas com o objetivo de desenvolver as habilidades e o pensamento
crítico dos alunos, preparando-os para entender seu mundo e, ao mesmo tempo,
enfrentar exigências da vida profissional e dos exames nacionais, como Enem e
vestibulares.
REFERÊNCIAS:
O'CONNOR, Joseph. Manual de programaçao neurolinguistica:PNL: um guia prático para
alcançar os resultados que você quer.Rio de Janeiro:Qualitymark, 2003.
PIAZZI, Pierluigi. Aprendendo inteligência: manual de instruções do cérebro para
alunos em geral. Coleção neuropedagogia. 2. Ed. rev. Vol 1. São Paulo: Aleph,
2008.
PIAZZI, Pierluigi. Ensinando a inteligência. Coleção neuropedagogia. 1. Ed. rev. Vol
1. São Paulo: Aleph, 2008.
PIAZZI, Pierluigi. Estimulando a inteligência. Coleção neuropedagogia. Vol 1. São Paulo: Aleph, 2008.
SARQUIZ, Moisés Manir. Boas notas na Escola: aluno nota dez. A-DEZ Editora e Distribuidora
Ltda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário