segunda-feira, 19 de setembro de 2016

DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS


Em 6 de setembro de 1620, a embarcação Mayflower deixou a Inglaterra em direção ao Novo Mundo, mais precisamente ao que hoje é o território dos Estados Unidos da América. Muitos dos passageiros do Mayflower eram puritanos que, por questões envolvendo perseguição religiosas, abandonaram sua pátria, a Inglaterra, em busca de outro lugar para viver.

Para os peregrinos, essa nova terra desconhecida parecia assustadora. Um dos líderes do grupo expressou o medo de todos: “O que podiam perceber senão uma região selvagem, nefanda e desolada?”.

Mas o horror foi maior do que todos poderiam imaginar. Com os mantimentos praticamente esgotados, no decorrer daquele inverno quase metade dos peregrinos morreu de doenças, de fome ou de frio. A tragédia só não foi total porque os peregrinos receberam ajuda dos indígenas da tribo Wampanoag.

Os Wampanoag ensinaram os peregrinos a pescar, a caçar e a cultivar o milho. No outono de 1621, os peregrinos decidiram agradecer a boa colheita que tiveram. Então, realizaram um banquete e convidaram o chefe da tribo que os ajudara e 90 guerreiros.


A festa, que durou três dias, passou a ser comemorada anualmente e recebeu o nome de Dia de Ação de Graças (em inglês, Thanksgiving Day ). Os pratos servidos são peru, vegetais da época de outono e torta de abóbora.

Fonte: Uno: Sistema de Ensino – História – 8° ano. São Paulo: Grupo Santillana, 2011. Editor Responsável: Angélica Pizzutto Pozzani.

Nenhum comentário: