sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

CARTA AO MEU ALUNO


Lamento meu prezado aluno, mas não serei capaz de lhe contar toda a história nas próximas aulas. O que eu vou tentar fazer, com todo esmero, responsabilidade e amor que tenho por essa disciplina, sem poupar esforços, será juntar um emaranhado de recortes e tentar montar um enorme mosaico para formar a mais bela história da vida em nosso planeta: a história da humanidade.

Dos bandos dos primeiros hominídeos às tribos do grande Vale do Rift; da pedra lascada ao duro ferro dos gládios romanos; de pequenas vilas às margens do rio Yang Tsé à grande megalópole de São Paulo. Está, que aqui contarei, será a história da ascensão do homem uma espécie fantástica, intrigante e, ao mesmo tempo, ameaçadora.

Do Big Bang até os dias de hoje: como surgimos? Como ascendemos em relação a outros seres vivos? Como explicamos nosso mundo real, material e mesmo o que não vemos? Como uma espécie conseguiu, em tão curto espaço de tempo, dominar o planeta e alcançar os confins do espaço?

A história é feita por homens de carne e osso, assim como eu e você. Sendo assim a história aqui contada será a minha história, a sua história, a nossa história.

Faço minhas as palavras de Lucien Febvre, na obra Combates Pela História:

“AMO a história. E é por isso que estou feliz por vos falar, hoje, daquilo que AMO.”


Prof. Douglas Barraqui



Nenhum comentário: