Prof. Douglas Barraqui
Modo de produção é a forma de organização socioeconômica associada a uma
determinada etapa de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de
produção de uma determinada sociedade. Reúne as características do trabalho
preconizado, seja ele artesanal, manufaturado ou industrial. São constituídos
pelo objeto sobre o qual se trabalha e por todos os meios de trabalho
necessários à produção (instrumentos ou ferramentas, máquinas, oficinas,
fábricas, etc.). Existem 7 modos de produção: Primitivo, Asiático, Escravista,
Feudal, Capitalista, Socialista e Comunista. Aqui iremos abordar o modo de
produção asiático, escravista, feudal e capitalista.
O modo de produção, portanto, permite compreender a maneira pela qual a
sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. O modo
de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas
relações de produção existentes nessa sociedade.
MODO DE PRODUÇÃO
ASIÁTICO
|
MODO DE PRODUÇÃO
ESCRAVISTA
|
MODO DE PRODUÇÃO
FEUDAL
|
MODO DE PRODUÇÃO
CAPITALISTA
|
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PERÍODO HISTÓRICO
|
ü
Idade
Antiga
|
ü
Idade
Antiga
|
ü
Idade
Média
|
ü
Idade
Moderna em diante
|
POVOS
|
ü
Mesopotâmicos
ü
Egípcios
ü
Chineses
ü
Indianos
ü
Hebreus
|
ü Gregos
ü Romanos
|
ü Europeus
|
ü Ocidentais e orientais
|
LOCAL
|
Ásia,
Nordeste da África
|
Grécia
e Roma
|
Europa
|
América, Ásia, Europa, Oceania e África
(Obs. Regimes
socialistas: República Popular da China, Cuba, República Socialista do
Vietname, República Democrática Popular de Laos; Coreia do Norte – “socialismo
real”) |
ASPECTOS SOCIAIS
|
ü
Sociedades Hidráulicas:
·
Egípcios
– rio Nilo.
·
Mesopotâmicos
– Rios Tigre e Eufrates.
·
Chineses
– rios Huang Ho (Amarelo) e Yang Tsé (Azul)
·
Indianos
– Rio Ganges e Indo.
·
Hebreus
– Rio Jordão.
ü
Sociedade estamental:
·
Hierarquizada;
·
Mobilidade
social quase nula;
|
ü
Escravos:
·
Escravo
de guerra;
·
Escravo
de dívida;
ü
Oligarquias :
ROMA
Direito
a cidadania era para poucos.
Patrício – Proprietários de terras; Ocupavam
importantes cargos públicos; Considerados cidadãos; Detinham direitos políticos.
Plebeu - Pequenos artesãos e comerciantes; Faziam parte do exército Realizavam
comércioPoucos direitos);
GRÉCIA
·
(Grécia
- A pólis - uma comunidade de cidadãos livres que se
autogovernavam.
·
Reunidos
em assembleias, promoviam discussões que definiam o que aconteceria na
cidade.
·
Cidadãos
- Aqueles que
tinham direito de participar das reuniões.
·
Excluídos: mulheres, estrangeiros e escravos.
|
ü
Sociedade estamental - divida em ordens (influência da
Igreja Católica):
clero
“os que rezam”
nobres
“os que lutam”
camponeses
“os que trabalham”
ü
Pouca
mobilidade social.
ü
Servidão
(tributos feudais)
|
ü
Sociedade
capitalista;
·
Capitalismo
mercantil
·
Capitalismo
industrial
·
Capitalismo
financeiro
ü
Trabalho
assalariado;
ü
Sociedade
divida em classes sociais;
ü
Conflito de classes:
·
Burguês
VS Proletário
Burguesia
tem a propriedade privada dos meios de produção.
ü
Surgimento
das idéias socialistas:
·
Socialismo
utópico,
·
Marxismo;
·
Anarquismo;
·
Socialismo
Cristão;
|
ASPECTOS POLÍTICOS
|
ü
Monarquias absolutas teocráticas (ex. Faraó)
|
Ex.
Roma – Senado e Imperador. (conflito de interesses)
Democracia – ateniense (Em Atenas somente pequena parcela
do povo tinha direito de participar da vida política; (cidadão ateniense)
|
ü
Poder descentralizado.
(senhor
feudal)
ü
Fonte
de poder:
·
Nascimento
·
Terra
|
ü
Absolutismo monárquico;
ü
Repúblicas;
ü
Experiências
democráticas;
ü
Declaração
dos direitos do homem e do cidadão;
|
ASPECTOS ECONÔMICOS
|
ü
Base
da economia: agricultura.
ü
Servos ou camponeses trabalhavam em condição de servidão coletiva
ü
Comércio
amonetário
|
ü
Base
da economia: agricultura,
desenvolvimento do comércio
(monetário) e do artesanato.
ü
Propriedade
privada da terra.
ü
Uso
da mão-de-obra escrava.
|
ü
Base
da economia – agricultura.
ü
Produção
de subsistência;
ü
Comércio amonetário;
ü
Mercantilismo;
|
ü
Industrialização;
ü
Comércio
globalizado;
ü
Agricultura;
Políticas Econômicas: Mercantilismo Liberalismo; Neoliberalismo; |
ASPECTOS CULTURAIS
|
ü
Religião politeísta (exceto hebreus – religião
monoteista):
·
Animista
·
Antropomórfica
·
Antropozoomórfica
|
ü
Politeísmo (Grécia e Roma).
ü
Monoteísmo - Nascimento de Cristo (Roma – no
ano 391, o cristianismo não só se tornou a religião oficial de Roma, como
todas as outras religiões pagãs passaram a ser perseguidas).
|
ü
Religião católica:
Acumulou
poder:
·
Econômico: posses de terras;
·
Político: influência nas decisões políticas;
·
Jurídico: interferência na criação de leis;
·
Poder
social: estabelecia
padrões de comportamento moral para a sociedade.
|
ü
Grande
influência do cristianismo;
ü
Protestantismo;
ü
Renascimento
cultural;
ü
Racionalismo – base filosófica da ciência (desenvolvimento
da ciência moderna).
|
REFERÊNCIAS
AZEVEDO, Gislane Campos; SERIACOPI, Reinaldo. Projeto Teláris: história 6° ao 9° ano. São Paulo: Ática, 1º ed.,
2012.
CAPELLARI, Marcos Alexandre; NOGUEIRA, Fausto Henrique Gomes. História:
ser protagonista - Volume único. Ensino Médio. 1ª Ed. São Paulo: SM. 2010.
COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. Volume
Único. Ensino Médio. 8ª Ed. São Paulo: Saraiva 2005.
MOZER,
Sônia & TELLES, Vera. Descobrindo a
História. São Paulo: Ed. Ática, 2002.
PILETTI,
Nelson & PILETTI, Claudico. História
& Vida Integrada. São Paulo: Ed. Ática, 2002.
Projeto Araribá: História – 6° ao
9° ano. /Obra coletiva/ São Paulo: Editora Moderna, 2010. Editora Responsável:
Maria Raquel Apolinário Melani.
Uno: Sistema de Ensino – História –
6° ao 9° ano. São Paulo: Grupo Santillana, 2011. Editor Responsável: Angélica
Pizzutto Pozzani.
VICENTINO,
Cláudio. Viver a História: Ensino
Fundamental. São Paulo: Ed. Scipione, 2002.
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