quinta-feira, 16 de julho de 2015

MODOS DE PRODUÇÃO

Prof. Douglas Barraqui

Modo de produção é a forma de organização socioeconômica associada a uma determinada etapa de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção de uma determinada sociedade. Reúne as características do trabalho preconizado, seja ele artesanal, manufaturado ou industrial. São constituídos pelo objeto sobre o qual se trabalha e por todos os meios de trabalho necessários à produção (instrumentos ou ferramentas, máquinas, oficinas, fábricas, etc.). Existem 7 modos de produção: Primitivo, Asiático, Escravista, Feudal, Capitalista, Socialista e Comunista. Aqui iremos abordar o modo de produção asiático, escravista, feudal e capitalista.


O modo de produção, portanto, permite compreender a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. O modo de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas relações de produção existentes nessa sociedade.


MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO
MODO DE PRODUÇÃO ESCRAVISTA
MODO DE PRODUÇÃO FEUDAL
MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA

PERÍODO HISTÓRICO


ü  Idade Antiga

ü  Idade Antiga

ü  Idade Média

ü  Idade Moderna em diante


POVOS

ü  Mesopotâmicos
ü  Egípcios
ü  Chineses
ü  Indianos
ü  Hebreus


ü  Gregos
ü  Romanos


ü  Europeus



ü  Ocidentais e orientais

LOCAL


Ásia, Nordeste da África

Grécia e Roma

Europa
América, Ásia, Europa, Oceania e África
(Obs. Regimes socialistas: República Popular da China, Cuba, República Socialista do Vietname, República Democrática Popular de Laos; Coreia do Norte – “socialismo real”)







ASPECTOS SOCIAIS






ü  Sociedades Hidráulicas:
·         Egípcios – rio Nilo.
·         Mesopotâmicos – Rios Tigre e Eufrates.
·         Chineses – rios Huang Ho (Amarelo) e Yang Tsé (Azul)
·         Indianos – Rio Ganges e Indo.
·         Hebreus – Rio Jordão.

ü  Sociedade estamental:
·         Hierarquizada;
·         Mobilidade social quase nula;
ü  Escravos:
·         Escravo de guerra;
·         Escravo de dívida;
ü  Oligarquias :
ROMA
Direito a cidadania era para poucos.
Patrício – Proprietários de terras; Ocupavam importantes cargos públicos; Considerados cidadãos; Detinham direitos políticos.

Plebeu - Pequenos artesãos e comerciantes; Faziam parte do exército Realizavam comércioPoucos direitos);

GRÉCIA
·         (Grécia - A pólis - uma comunidade de cidadãos livres que se autogovernavam.
·         Reunidos em assembleias, promoviam discussões que definiam o que aconteceria na cidade.
·         Cidadãos - Aqueles que tinham direito de participar das reuniões.

·         Excluídos: mulheres, estrangeiros e escravos.








ü  Sociedade estamental - divida em ordens (influência da Igreja Católica):
clero
“os que rezam”
nobres
“os que lutam”
camponeses
“os que trabalham”

ü  Pouca mobilidade social.
ü  Servidão (tributos feudais)





ü  Sociedade capitalista;
·         Capitalismo mercantil
·         Capitalismo industrial
·         Capitalismo financeiro
ü  Trabalho assalariado;
ü  Sociedade divida em classes sociais;
ü  Conflito de classes:
·         Burguês VS Proletário
Burguesia tem a propriedade privada dos meios de produção.
ü  Surgimento das idéias socialistas:
·         Socialismo utópico,
·         Marxismo;
·         Anarquismo;
·         Socialismo Cristão;


ASPECTOS POLÍTICOS


ü  Monarquias absolutas teocráticas (ex. Faraó)
Ex. Roma – Senado e Imperador. (conflito de interesses)

Democracia – ateniense (Em Atenas somente pequena parcela do povo tinha direito de participar da vida política; (cidadão ateniense)

ü  Poder descentralizado.
(senhor feudal)
ü  Fonte de poder:
·         Nascimento
·         Terra

ü  Absolutismo monárquico;
ü  Repúblicas;
ü  Experiências democráticas;
ü  Declaração dos direitos do homem e do cidadão;

ASPECTOS ECONÔMICOS


ü  Base da economia: agricultura.
ü  Servos ou camponeses trabalhavam em condição de servidão coletiva
ü  Comércio amonetário
ü  Base da economia: agricultura, desenvolvimento do comércio (monetário) e do artesanato.
ü  Propriedade privada da terra.
ü  Uso da mão-de-obra escrava.

ü  Base da economia – agricultura.
ü  Produção de subsistência;
ü  Comércio amonetário;
ü  Mercantilismo;

ü  Industrialização;
ü  Comércio globalizado;
ü  Agricultura;
Políticas Econômicas:
Mercantilismo
Liberalismo;
Neoliberalismo;

ASPECTOS CULTURAIS


ü  Religião politeísta (exceto hebreus – religião monoteista):
·         Animista
·         Antropomórfica
·         Antropozoomórfica
ü  Politeísmo (Grécia e Roma).
ü  Monoteísmo - Nascimento de Cristo (Roma – no ano 391, o cristianismo não só se tornou a religião oficial de Roma, como todas as outras religiões pagãs passaram a ser perseguidas).
ü  Religião católica:
Acumulou poder:
·         Econômico: posses de terras;
·         Político: influência nas decisões políticas;
·         Jurídico: interferência na criação de leis;
·         Poder social: estabelecia padrões de comportamento moral para a sociedade.
ü  Grande influência do cristianismo;
ü  Protestantismo;
ü  Renascimento cultural;
ü  Racionalismo – base filosófica da ciência (desenvolvimento da ciência moderna).



REFERÊNCIAS
AZEVEDO, Gislane Campos; SERIACOPI, Reinaldo. Projeto Teláris: história 6° ao 9° ano. São Paulo: Ática, 1º ed., 2012.
CAPELLARI, Marcos Alexandre; NOGUEIRA, Fausto Henrique Gomes. História: ser protagonista - Volume único. Ensino Médio. 1ª Ed. São Paulo: SM. 2010.
COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. Volume Único. Ensino Médio. 8ª Ed. São Paulo: Saraiva 2005.
MOZER, Sônia & TELLES, Vera. Descobrindo a História. São Paulo: Ed. Ática, 2002.
PILETTI, Nelson & PILETTI, Claudico. História & Vida Integrada. São Paulo: Ed. Ática, 2002.
Projeto Araribá: História – 6° ao 9° ano. /Obra coletiva/ São Paulo: Editora Moderna, 2010. Editora Responsável: Maria Raquel Apolinário Melani.
Uno: Sistema de Ensino – História – 6° ao 9° ano. São Paulo: Grupo Santillana, 2011. Editor Responsável: Angélica Pizzutto Pozzani.
VICENTINO, Cláudio. Viver a História: Ensino Fundamental. São Paulo: Ed. Scipione, 2002.

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