quarta-feira, 11 de abril de 2012

Um pouco da história dos Estados Unidos


Por Douglas Barraqui

Como nasce um grande império? Como um povo, uma nação dita trás-oceânica, pode levar sua hegemonia econômica, política e cultural aos quatro cantos do planeta? Oras quem não conhece a Coca Cola? Como pode um país ser considerada anticristo e, contraditoriamente, suas escolas negarem o evolucionismo e pregarem a fé obediente a Deus? E “Deus salve a América”. Como explicar um país conseguir despertar tanto ódio ao ponto da hecatombe de 11 de setembro de 2001 ser comemorada por vários povos? 


Eis os Estados Unidos da América meus caros leitores. Amando ou odiando espalhou sua hegemonia pelo mundo: seja na defesa da suposta democracia, do liberalismo, do neoliberalismo. Seja pelo cinema Hollywoodiano, pelo jazz ou rock n’roll, pelas milhares de redes de  Fast-food, pela calça jeans, ou pelo padrão de beleza tipo anoréxica. Os EUA exportaram para o mundo, para quem quis e para quem não quis, o American way of life. Um país que caçou as bruxas comunistas, lançou as bombas atômicas e se lançou ao espaço.


Eis uma obra prima sobre a história dos Estados Unidos da América. Um livro que foge das amarras dualistas e maniqueístas. Os autores não falaram dos EUA como um grande Satã nem de como um grande império civilizador do mundo. Mas, Falaram sim de sua História. 

REFERÊNCIA:
KARNAL, Leandro. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2007. 288 p. 

Nenhum comentário: