quinta-feira, 5 de maio de 2016

CIÊNCIA E IGREJA, CIÊNCIA E RELIGIÃO: É POSSÍVEL?

Prof. Douglas Barraqui


Ciência e a Igreja têm uma história em comum, estão interligadas.  É uma história longa e, às vezes, bastante conflituosa, também, por vezes harmoniosa. A primeira coisa a fazer é separar Igreja dos homens: Quem perseguiu hereges, quase condenou Galileu, queimou mulheres bruxas na Idade Média não foi a igreja, foram homens. Ditos homens de Deus, acreditavam estar agindo em nome de Deus e da Igreja que seguiam. Esses homens utilizaram textos das sagradas escrituras para justificar os seus atos.

Mas, posso afirmar de forma categórica que sem a Igreja Católica não haveria ciência. Devemos lembrar que a Igreja católica, durante muito tempo, esteve ligada ao ensino, a construção das universidades, ao apoio financeiro aos cientistas, clérigos e não clérigos. No Brasil temos vários exemplos de instituições religiosas e produtoras de conhecimento científico como as Pontífices Universidade Católicas.

De acordo com o Thomas Woods, historiador estadunidense, ao longo da história muitos padres foram cientistas: Pe. Nicholas Steno (considerado o "o pai da geologia"), o Monge Franciscano Bacon (considerado precursor do método científico moderno, defendendo como método a experiência), Pe. Athanasios Keicher (o pai da egiptologia), Pe. Giambattista Riccioli (a primeira pessoa a medira a taxa de aceleração de um corpo em queda livre), Pe. Robert Boscovich (considerado o pai da teoria atômica moderna), entre outros. Mais recentemente, no ano de 2013, um conclave da Igreja Católica Apostólica Romana passou a reconhecer uma forma teísta de evolução cósmica e evolução biológica, em miúdos, passou a reconhecer Darwin.


Devemos lembrar ainda que a ciência, também a religião, é filha de seu tempo. E que a mentalidade, a forma de pensar das pessoas muda ao longo da história. Podemos concluir que em menor ou maior grau ciência e religião sempre estiveram próximas.


REFERÊNCIAS:

FILORAMO, Giovanni; PRANDI, Carlo. As Ciências das Religiões. São Paulo: Paulus, 1999.

MARQUES, Leonado. A História das Religiões e a Dialética do Sagrado. Madras, 2005.

Nenhum comentário: