sexta-feira, 3 de maio de 2013

Filme: O Grande Ditador

Em meio a Segunda Grande Guerra Mundial, judeus estavam sendo esmagados pelo preconceito alemão. Chaplin, genialmente, interpreta os dois protagonistas da história: o ditador Adenoid Hynkel (em clara referência a Hitler) e o barbeiro Judeu. Irônico e atrevido, este filme lhe causou sua expulsão dos Estados Unidos, mas criou também uma obra-prima única com uma das melhores mensagens anti-guerra já transmitidas ao homem. 

ASSISTA O FILME AQUI!

http://youtu.be/LfbTYhX6Dqs

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 8ª SÉRIE










O Grande Ditador

1)    Pesquise sobre o filme e faça a ficha técnica do mesmo com as seguintes informações:

Título do filme em português – Título original do filme – Diretor – Ano de lançamento – Principais atores – País em que foi feito – Tempo de duração – e uma sinopse com no mínimo 10 linhas.

2)    Analise o trecho final do filme, em que o barbeiro judeu confundido com Hynkel é levado para fazer um discurso sobre a guerra que se iniciava. Reflita e comente sobre a mensagem que Chaplin quis deixar com esta cena.

3)    Analise a cena em que Hynkel brinca com o globo terrestre. Que crítica Charles Chaplin faz nesta cena?

4)    Qual cena do filme mais te impactou? Por quê?


Questões sobre o texto: “ciência”de Hitler: por um bem maior



PERGUNTAS:
1) Na defesa de uma “raça” superior, o arianismo, o nazismo perseguiu e tirou a vida de milhões. Quem era perseguido? Explique o motivo de acordo com a teoria da higiene racial.

2) "O mesmo fanatismo que nos deu Mengele também nos deu a preciosa pesquisa antitabagista.” Pode-se tirar alguma coisa de valioso dos experimentos desumanos e outros, tanto quanto, macabros dos cientistas de Hitler? Cite exemplos desses cientistas, o que fizeram e sua contribuição para a ciência.

3) Entre a medicina, química, matemática, biologia, física, anatomia, entre outros destaque os principais avanços da ciência graças a ciência dos nazistas.

4) Alguns dizem que a utilização e a exposição de tantos atos desumanos cometidos deixa a impressão de que, em pleno século 21, o nazismo arrastou a ciência para o arcabouço da idade das trevas. Mas, se aquilo não era ciência então que essas pesquisas sejam agora, uma vez o mundo tendo superado as atrocidades nazista, utilizadas pela ciência para um bem muito maior, para que milhões de vidas não tenham sido ceifadas em vão. Na sua opinião é válido usar as atrocidades nazistas pelo bem da ciência? Justifique sua resposta.

FONTE:



 



Nenhum comentário: