terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

MÓDULO 01 - FILOSOFIA - O QUE É O SER HUMANO? A BUSCA PELO CONHECIMENTO

Prof. Douglas Barraqui

1.1            O QUE É O SER HUMANO?

POR QUE VOCÊ PENSA COMO PENSA?
O QUE HÁ DE ESPECIAL NO SER HUMANO?

"Somente a inteligência examina a si mesma. A pedra cai sem tomar conhecimento de sua queda; [...] a flor nada sabe de sua encantadora beleza; o animal bruto segue seus instintos, sem perguntar a razão de tê-los, apenas o ser humano [...] abriga um espírito que depois de abarcar o mundo, anseia por compreender-se, recolhendo-se em si mesmo [...].” (Jaime Balmes)

A)     O QUE NOS DIFERENCIA DE OUTROS ANIMAIS?
Capacidade de:
Ø  APRENDER
Ø  ENSINAR
Ø  PENSAR
Ø  ESCOLHER

B)      LIBERDADE VS DETERMINISMO
ANIAMAL
SER HUMANO
Ø  Vantagens biológicas. Possuem características físicas específicas que lhes dão vantagens biológicas (pássaro asas, leão garras e dentes fortes, peixe guelras).

Ø  Não possui nenhuma característica física específica (sendo um dos animais mais frágeis da natureza)

Ø  Agem por instintos (herdam de sua espécie a programação biológica que ditam as regras do seu comportamento)

Ø  Agem pela razão e instintos



Ø  São determinados (não são livres)

Ø  Agimos por autodeterminação (em relação aos outros animais, portanto, somos livres)

Ø  Se adaptam ao meio

Ø  Adapta o meio (natureza) ao seu proveito.

C)      A VIDA EM SOCIEDADE NOS HUMANIZA:
Ser humano não nasce com características culturais e sociais, tipicamente humanas, adquiri no processo de socialização decorrente de sua integração em uma cultura. A vida em sociedade nos humaniza.

1.2            A BUSCA PELO CONHECIMENTO

Etimologia e conceitos:
Latim – sapere – saber conhecer

Para que o conhecimento exista é necessário que haja:

1°) sujeito cognoscente (sujeito do conhecimento, aquele que vai conhecer)

2°) objeto cognoscível (objeto do conhecimento, aquilo que será conhecido pelo sujeito)

A)     FERRAMENTAS: RAZÃO E IMAGINAÇÃO
Para chegar ao conhecimento sobre o mundo e sobre a si mesmo, o ser humano dispõe de duas capacidades (ferramentas):
IMAGINAÇÃO
RAZÃO
Existe antes mesmo da Razão, argumentação mitológica, religiosas e lendárias. Não há compromisso com a verdade.
Base filosófica de toda ciência. Uso de argumentação sistemática e metodológica para se chegar a verdade.

I – Tipos de conhecimento:
IMAGINAÇÃO
RAZÃO
MITOLÓGICO E OU RELIGIOSO:
ü  Produzido pela imaginação.
ü  Depende da fé e crenças.
ü  Oferece explicações mágicas e sobrenaturais.
ü  Não é possível provar racionalmente.
CIÊNCIA:
ü  Razão como base filosófica.
ü  Conhecimento objetivo.
ü  Fundamenta-se em observação e análise.
ü  Possui um objeto de estudo.
ARTE:
ü  Produzida a partir do uso da imaginação,
ü  Interpretação de mundo do artista,
ü  Pode ser usada para criticar ou manifestar o sentimento humano.
FILOSOFIA:
ü  Conhecimento racional,
ü  Filosofia de vida (escolhas racionais).
ü  Origem das idéias e do pensamento.
SENSO COMUM:
ü  Conhecimento intermediário entre a imaginação e a razão.
ü  Adquirido pela tradição cultural de um povo (conhecimento sobre fenômenos da natureza, plantas medicinais).
ü  Não possui um fundamento teórico.
ü  Muitas das vezes impossível de se comprovar.

B)      COMO É POSSÍVEL ALCANÇAR O CONHECIMENTO:

1)      INTUITIVO: Uso da intuição, não precisa de um interlocutor, alguém para ensinar (professor).

a.       Empírico (SENTIDOS): uso dos sentidos (audição, olfato, paladar, tato e visão), envolve análise e observação.

b.      Intelectual (PENSAMENTO): uso do pensamento

2)      DEMONSTRATIVO: Também chamado de discursivo, baseia-se em um encadeamento de ideias, juízos ou conceitos que levam à formação de uma conclusão. Requer um interlocutor.

C)      ESCOLAS DE PENSAMENTO EDUCACIONAL:
Formas de encarar o conhecimento:
IDEALISMO
REALISMO
RELAÇÃO ENTRE SUJEITO COGNOSCENTE E OBJETO DO CONHECIMENTO
Pensador (Platão)
Pensador (Aristóteles)
Ø  O mundo existe na mente das pessoas.
Ø  Pensa e desenvolve teorias.
Ø  O mundo é uma criação do que idealizamos.
Ø  Conhecimento intelectual (Pensamento).                                     
Ø  O mundo existe fora da mente das pessoas.
Ø  Experimenta e desenvolve teorias.
Ø  O mundo é real e ele existe.
Ø  Conhecimento empírico (uso dos sentidos).

D)     É POSSÍVEL CONHECER A VERDADE?
I – Etimologia: Latim Verus/verita = verdade
II – Conceito: É aquilo que corresponde a realidade do ser.

1)      CETICISMO - Criada pelo grego Pirro (365-275 a.C.), atitude de dúvida, verdade não passa de uma ilusão, é impossível conhecer a verdade.  
                                 
2)      DOGMATISMO – Surge do senso comum, a verdade existe e é possível encontrá-la, necessário esforço racional.

E) EPISTEMOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO
I – Conceito: grego (episteme=conhecimento) (logia=estudo) “estudo do conhecimento” – epistemologia estuda o método de como se chega a verdade.

II – Métodos:
1)      RACIONALISMO: Razão (pensamento) como forma de se chegar a verdade – não depende dos sentidos – (representante: Rene Descartes, “penso, logo existo” – discurso do método) 
                          
2)      EMPIRISMO: Uso dos sentidos (audição, olfato, paladar, visão e tato)  para se chegar a verdade – aplicação do método (análise + observação = verdade) relação entre sujeito do conhecimento e objeto do conhecimento.

Veja essa aula em formato de apresentação de slides aqui

REFERÊNCIAS:

ARANHA, Maria Lúcia. Filosofando: Introdução á Filosofia. São Paulo: Moderna, 1993.

BUZZI, Arcângelo. Introdução ao Pensar. Petrópolis; ed. Vozes, 1997.

CHAUÍ, Marilena. Convite á Filosofia. São Paulo,10ª. Ed.,Ática,1998.

CONTIM, Gilberto. Fundamentos de Filosofia -História e Grandes Temas. São Paulo;Editora Saraiva, 2000.

GAARDEr, Jostein. O Mundo de Sofia. São Paulo; Cia. Das Letras, 1995.

GILES, Thomas Ransom. Introdução á Filosofia. São Paulo; Epu, 1979.

LICKESI, C. Carlos. Introdução á Filosofia - Aprendendo a Pensar.2ª. Ed. São Paulo.

Cortez,1996. MONDIM, Battista. Curso de Filosofia. 8ªEd. São Paulo; Paulus,1981 - Volume I, II e III.

MORENTE, Manuel Garcia. Fundamentos de Filosofia - Lições Preliminares. São Paulo; Mestre Jou,1980.

POLITZER, G. Princípios. Fundamentais de Filosofia. São Paulo; Hemus, 1995.


Nenhum comentário: