(QUESTÃO 01) NÍVEL FÁCIL
“Há muitos modos de se conhecer o
mundo, que dependem da situação do sujeito diante do objeto do conhecimento. Ao
olhar as estrelas no céu noturno, um índio caiapó as enxerga a partir de um
ponto de vista bastante diferente do de um astrônomo. O caiapó vê nas estrelas
as fogueiras que alguns de seus deuses acendem no céu para tornar a noite mais
clara. O cientista vê astros que têm luz própria e que formam uma galáxia. O
índio compreende e conhece as estrelas a partir de um ponto de vista mitológico
ou religioso. O astrônomo as compreende e conhece a partir de um ponto de vista
científico”. (fonte do texto: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/conhecer-o-mundo-mitologia-religiao-ciencia-filosofia-senso-comum.htm?cmpid=copiaecola)
Com base no que você aprendeu em
sala de aula cite e explique duas formas de conhecer o mundo que está a nossa
volta.
CHAVE DE CORREÇÃO:
O aluno pode abordar como formas de
conhecimento a mitologia (busca conhecer o mundo pela imaginação através de
mitos, fábulas, lendas). A religião (busca conhecer o mundo pela fé, por vezes
com auxílio de textos sagrados). A filosofia (busca conhecer o mundo pela
razão). A ciência (busca conhecer o mundo com base no método). A arte (busca
conhecer o mundo com base na habilidade ou dom individual) e senso comum (
busca conhecer o mundo com base em tradições e culturas)
(QUESTÃO 02) NÍVEL INTERMEDIÁRIO
Observe com atenção a imagem abaixo:
A identidade pode ser considerada
como um conjunto relativamente estável de aspectos de um indivíduo, que o
distingui dos outros e o tornam único. Esse indivíduo único é construído (seus
desejos e vontades, caráter e virtude) a partir da socialização.
Podemos definir a socialização
como sendo
a)
A relação entre indivíduos de culturas
diferentes que ao interagirem não, necessariamente, precisam trocar informações
ou conhecimentos.
b)
a transmissão de saberes, é a assimilação de hábitos
característicos do seu grupo social, ou todo o processo através do qual um
indivíduo se torna membro funcional de uma sociedade.
c)
a extensão de vantagens particulares, por meio
de leis e decretos, à sociedade inteira e bem como o processo de integração dos
indivíduos sem necessidade da interação com um grupo social.
d)
o contato de indivíduos de uma mesma sociedade e
cultura que não necessariamente precisam interagir entre si.
e)
um habito comum entre todos os seres vivos desse
planeta que se socializam apenas pelo contato uns com os outros.
(QUESTÃO 03) NÍVEL INTERMEDIÁRIO
Leia com atenção o texto abaixo:
(FONTE: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/familia-escola-educacao-502577.shtml)
A vida em sociedade é construída
a partir das relações estabelecidas entre os membros dessa sociedade. Essa
construção também depende das instituições sociais.
a)
Defina o que são instituições sociais.
CHAVE DE CORREÇÃO:
Podemos definir instituições sociais como um
conjunto de comportamentos e crenças adotadas por um grupo de indivíduos de uma
sociedade.
b)
Quais as instituições que o texto faz
referência? e, em sua opinião, como elas podem trabalhar para melhorar a
educação?
CHAVE DE CORREÇÃO:
As instituições citadas no texto é a família e
a escola. A questão requer opinião do aluno e o professor deverá levar em
consideração a argumentação do aluno que poderá usar argumentos do próprio
texto como o fato de que ideias prontas devem ser desconstruídas, professores
entendam o público para o qual prestam serviço, família deve compreender a
missão e as propostas da escola e conhecer formas de contribuir.
(QUESTÃO 04) NÍVEL DIFÍCIL
Sabemos que a vida em sociedade é
marcada por relações sociais. Essas relações sociais variam ao longo do tempo e
em diferentes culturas? ou são as mesma desde que o homem passou a interagir em
sociedade? Argumente e justifique em um breve texto.
CHAVE DE CORREÇÃO:
As
relações entre os indivíduos não são as mesmas ao longo do tempo uma vez que os
hábitos e costumes mudam de acordo com o contexto histórico e as tradições de
culturas deferentes. O mundo em que vivemos é construído socialmente por uma
pluralidade de povos com culturas diferentes em diferentes lugares e momentos
históricos.
(QUESTÃO 05) NÍVEL FÁCIL
A vida em sociedade é marca por
papeis sociais. A quantidade de papeis sociais depende diretamente do grau de
complexidade de uma determinada sociedade.
Podemos definir o papel social
segundo o olhar da sociologia como sendo
a)
apenas as relações entre os indivíduos de
sociedades e grupos sociais diferentes. Assim os indivíduos marcam a sua
relação entraves da inter-relação entre as sociedades.
b)
a união de indivíduos que possuem mesmos
desejos, gostos, habilidades e costumes e que por intermédio do contato se
relacionam.
c)
uma interação entre os indivíduos que só ocorre
dentro das instituições sociais e não fora delas
d)
função dos indivíduos vivendo
em sociedade. Ele é produzido pelas interações sociais (processos de
socialização) desenvolvidas as quais geram determinados comportamentos dos
sujeitos de um grupo social.
e)
relações bem claras entre membros de um
determinado grupo. Essas relações são as mesmas e se repetem em diferentes
grupos e ao longo do tempo.
(QUESTÃO 06) NÍVEL DIFÍCIL
OBSERVE COM ATENÇÃO A CHARGE ABAIXO:
Somos seres sociais, sim. Mas,
também possuímos nossa individualidade. Na construção da nossa individualidade
descreva o papel exercido pelo processo de socialização do indivíduo.
CHAVE DE CORREÇÃO:
A socialização é importante na inserção do
indivíduo na cultura, por meio dos costumes dos hábitos, saberes tradições que
são ensinados pelas instituições sociais que servem de base para a vida em
sociedade.
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