Como ESTUDAR corretamente?
ENTENDA como funciona e APRENDA a usar o seu CÉREBRO!
PROF.
DOUGLAS BARRAQUI
I.
PÚBLICO ALVO:
Ø Alunos
do Ensino Fundamental II;
Ø Alunos
do Ensino Médio;
Ø Pais
e responsáveis;
II. TEMA:
Como ESTUDAR corretamente?
ENTENDA como funciona e APRENDA a usar o seu CÉREBRO!
ENTENDA como funciona e APRENDA a usar o seu CÉREBRO!
FRASE INTRODUTÓRIA:
“Uma escola tem dezenas de alunos e
pouquíssimos estudantes”
(Professor e
neuropedagogo Pierluigi Piazzi)
III. OBJETIVOS:
Objetivos gerais:
Ø Mostrar
ao aluno o funcionamento do cérebro no processo de aprendizagem.
Ø Ensinar
ao aluno como usar de forma correta e eficiente o cérebro segundo métodos e
técnicas da neurolinguística.
Ø Ensinar
ao aluno como estudar corretamente usando o modelo: “AULA DADA, É AULA
ESTUDADA, HOJE!”
IV.
Objetivos específicos:
- Ensinar aos alunos como estudar
corretamente e como usar o cérebro de uma forma eficiente – breve
explicação sobre o córtex (memória de longo prazo), sistema límbico
(memória de curto prazo) e cerebelo (memória longa).
- Fazer com que os alunos compreendam a
diferença entre ser ALUNO e ser
ESTUDANTE segundo conceito da
neuropedagogia;
- Ensinar aos alunos como aplicar o modelo
de estudo: “AULA DADA, AULA ESTUDADA, HOJE!”
- Fazer com que
os alunos compreendam a importância do sono no processo de aprendizagem –
ênfase a fase do sono R.E.M. (Rapid Ayes Moviment)
- Mostrar para os alunos a necessidade de
uma alimentação saudável, principalmente pela manhã, antes de ir para
escola.
- Mostrar ao aluno como ocorre o processo
de aprendizagem segundo a neurolinguística.
- Ensinar aos alunos técnicas de
memorização.
- Ensinar aos alunos técnicas de
concentração.
V. CONTEÚDO DA PALESTRA:
- “Uma escola tem dezenas de alunos e
pouquíssimos estudantes”
Diferença entre aluno e Estudante;
- Como funciona
o nosso cérebro - breve explicação sobre o córtex
(memória de longo prazo), sistema límbico (memória de curto prazo) e
cerebelo (memória longa).
- Diferença
entre DECORAR e APRENDER;
- Alunos
que deixam tudo para última hora;
- Experiência
com a aranha:
Questão:
(UFMG) “Eu tenho muito medo de aranha, eu sofro de aracnofobia, porque as aranhas são insetos venenosos”.
(UFMG) “Eu tenho muito medo de aranha, eu sofro de aracnofobia, porque as aranhas são insetos venenosos”.
Quais
são os dois erros contidos na frase acima?
- Como
deixar de ser ALUNO para se tornar um ESTUDANTE.
- As
coisas mais importantes do nosso cérebro acontecem durante o
sono (o sono R.E.M) – a importância de dormir bem. - A
importância de uma boa alimentação;
- O
modelo de estudo: “AULA DADA, AULA ESTUDADA, HOJE”: Como aplicar;
- Os
três principais erros cometidos pelos alunos.
- Como
desenvolver o GOSTO PELA LEITURA?
- Como
APRENDER de verdade?
- Técnicas
de MEMORIZAÇÃO e CONCENTRAÇÃO.
- Técnicas
de matemática para tabuada.
- Planejamento
e organização do tempo para os estudos.
- Exemplos
de estudantes campeões, que foram primeiro lugar nas principais faculdades
do Brasil e do mundo. Qual o segredo desses alunos?
VI. RECURSOS DIDÁTICOS:
Data show, quadro branco e microfone (para o caso de auditório)
VII. DURAÇÃO:
Ø 2h - O tempo se divide entre palestras e dinâmicas.
VIII. GANHOS POR PARTE DA ESCOLA:
- AUMENTO
DO INTERESSE PELAS AULAS POR PARTE DOS ALUNOS;
- MELHORA
NO DESEMPENHO ESCOLAR;
- AUMENTO
DA LEITURA E DA CAPACIDADE INTERPRETATIVA DO ALUNO;
- MELHORIA
DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM POR PARTE DOS ALUNOS;
- DIMINUIÇÃO
DO NÚMERO DE ALUNOS DE RECUPERAÇÃO;
- DIMINUIÇÃO
DO NÚMERO DE REPROVAÇÕES;
- MAIOR
PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA VIDA ESCOLAR DOS FILHOS;
- UMA
MAIOR INTERATIVIDADE E DIÁLOGO COM OS FILHOS;
IX. REFERÊNCIAS:
ANDREAS, Steve; FAULKNER, Charles (org.).PNL: a nova tecnologia do sucesso.Rio
de Janeiro: Elsevier, 1995.
PIAZZI, Pierluigi. Aprendendo inteligência: manual de instruções do cérebro para
alunos em geral. Coleção neuropedagogia. 2. Ed. rev. Vol 1. São Paulo: Aleph,
2008.
PIAZZI, Pierluigi. Ensinando a inteligência. Coleção neuropedagogia. 1. Ed. rev. Vol
1. São Paulo: Aleph, 2008.
PIAZZI, Pierluigi. Estimulando a inteligência. Coleção neuropedagogia. Vol 1. São Paulo: Aleph, 2008.
SARQUIZ, Moisés Manir. Boas notas na Escola: aluno nota dez. A-DEZ Editora e Distribuidora
Ltda.
Douglas Barraqui,
PROFESSOR de
história por PROFISSÃO e EDUCADOR por AMOR.
Formado em
História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e especialista na
área de PNL (Programação Neurolinguística) pela Associação Brasileira de
Educação a Distância (ABED). Atualmente leciono nas escolas Darwin, Centro
Educacional InterAção e no preparatório para concursos França Junior.
Sou professor a mais de 10 anos. Atualmente estou
oferecendo para as escolas a palestra de orientação de estudos com o tema “Como ESTUDAR corretamente? ENTENDA como
funciona e APRENDA a usar o seu CÉREBRO!”. A palestra tem como público alvo os alunos do
ensino fundamental, do ensino médio, pré-vestibular e pré-Enem, bem como,
também poderá ser direcionada para os pais e responsáveis.
Caso seja do
interesse desta renomada e respeitada instituição de ensino, me coloco a
disposição para realizar a palestra.
Prof. Douglas
Barraqui
_______________________
PROF. DE HISTÓRIA E ESPECIALISTA EM PNL (PROGRAMAÇÃO
NEUROLINGUÍSTICA).
PALESTRANTE DA ÁREA DE ORIENTAÇÃO DE
ESTUDOS
(ENSINO FUNDAMENTAL / MÉDIO /
PREPARATÓRIOS PARA CONCURSO, PRÉ-VESTIBULAR E PRÉ-IFES)
Tel.:
(27) 99732-1315 (Vivo)
E-MAIL
ambientalhistoria@gmail.com
NA WEB:
Nenhum comentário:
Postar um comentário