PALESTRAS

Como ESTUDAR corretamente?

ENTENDA como funciona e APRENDA a usar o seu CÉREBRO!

PROF. DOUGLAS BARRAQUI

I. PÚBLICO ALVO:
Ø  Alunos do Ensino Fundamental II;
Ø  Alunos do Ensino Médio;
Ø  Pais e responsáveis;

II. TEMA:
Como ESTUDAR corretamente?

ENTENDA como funciona e APRENDA a usar o seu CÉREBRO!

FRASE INTRODUTÓRIA:

“Uma escola tem dezenas de alunos e pouquíssimos estudantes”

(Professor e neuropedagogo Pierluigi Piazzi)

III. OBJETIVOS:

Objetivos gerais:
Ø  Mostrar ao aluno o funcionamento do cérebro no processo de aprendizagem.
Ø  Ensinar ao aluno como usar de forma correta e eficiente o cérebro segundo métodos e técnicas da neurolinguística.
Ø  Ensinar ao aluno como estudar corretamente usando o modelo: “AULA DADA, É AULA ESTUDADA, HOJE!”

IV. Objetivos específicos:
  1. Ensinar aos alunos como estudar corretamente e como usar o cérebro de uma forma eficiente – breve explicação sobre o córtex (memória de longo prazo), sistema límbico (memória de curto prazo) e cerebelo (memória longa).
  2. Fazer com que os alunos compreendam a diferença entre ser ALUNO e ser ESTUDANTE segundo conceito da neuropedagogia;
  3. Ensinar aos alunos como aplicar o modelo de estudo: “AULA DADA, AULA ESTUDADA, HOJE!”
  4. Fazer com que os alunos compreendam a importância do sono no processo de aprendizagem – ênfase a fase do sono R.E.M. (Rapid Ayes Moviment)
  5. Mostrar para os alunos a necessidade de uma alimentação saudável, principalmente pela manhã, antes de ir para escola.
  6. Mostrar ao aluno como ocorre o processo de aprendizagem segundo a neurolinguística.
  7. Ensinar aos alunos técnicas de memorização.
  8. Ensinar aos alunos técnicas de concentração.

V. CONTEÚDO DA PALESTRA:
  1. “Uma escola tem dezenas de alunos e pouquíssimos estudantes”
Diferença entre aluno e Estudante;
  1. Como funciona o nosso cérebro - breve explicação sobre o córtex (memória de longo prazo), sistema límbico (memória de curto prazo) e cerebelo (memória longa).
  2. Diferença entre DECORAR e APRENDER;
  3. Alunos que deixam tudo para última hora;
  4. Experiência com a aranha:

Questão:
(UFMG) “Eu tenho muito medo de aranha, eu sofro de aracnofobia, porque as aranhas são insetos venenosos”.
Quais são os dois erros contidos na frase acima?

  1. Como deixar de ser ALUNO para se tornar um ESTUDANTE.
  2. As coisas mais importantes do nosso cérebro acontecem durante o
    sono (o sono R.E.M) – a importância de dormir bem.
  3. A importância de uma boa alimentação;
  4. O modelo de estudo: “AULA DADA, AULA ESTUDADA, HOJE”: Como aplicar;
  5. Os três principais erros cometidos pelos alunos.
  6. Como desenvolver o GOSTO PELA LEITURA?
  7. Como APRENDER de verdade?
  8. Técnicas de MEMORIZAÇÃO e CONCENTRAÇÃO.
  9. Técnicas de matemática para tabuada.
  10. Planejamento e organização do tempo para os estudos.
  11. Exemplos de estudantes campeões, que foram primeiro lugar nas principais faculdades do Brasil e do mundo. Qual o segredo desses alunos?

VI. RECURSOS DIDÁTICOS:

Data show, quadro branco e microfone (para o caso de auditório)

VII. DURAÇÃO:

Ø  2h -  O tempo se divide entre palestras e dinâmicas.

VIII. GANHOS POR PARTE DA ESCOLA:

  1. AUMENTO DO INTERESSE PELAS AULAS POR PARTE DOS ALUNOS;
  2. MELHORA NO DESEMPENHO ESCOLAR;
  3. AUMENTO DA LEITURA E DA CAPACIDADE INTERPRETATIVA DO ALUNO;
  4. MELHORIA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM POR PARTE DOS ALUNOS;
  5. DIMINUIÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS DE RECUPERAÇÃO;
  6. DIMINUIÇÃO DO NÚMERO DE REPROVAÇÕES;
  7. MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA VIDA ESCOLAR DOS FILHOS;
  8. UMA MAIOR INTERATIVIDADE E DIÁLOGO COM OS FILHOS;

IX. REFERÊNCIAS:

ANDREAS, Steve; FAULKNER, Charles (org.).PNL: a nova tecnologia do sucesso.Rio de Janeiro: Elsevier, 1995.

PIAZZI, Pierluigi. Aprendendo inteligência: manual de instruções do cérebro para alunos em geral. Coleção neuropedagogia. 2. Ed. rev. Vol 1. São Paulo: Aleph, 2008.

PIAZZI, Pierluigi. Ensinando a inteligência. Coleção neuropedagogia. 1. Ed. rev. Vol 1. São Paulo: Aleph, 2008.

PIAZZI, Pierluigi. Estimulando a inteligência. Coleção neuropedagogia.  Vol 1. São Paulo: Aleph, 2008.

SARQUIZ, Moisés Manir. Boas notas na Escola: aluno nota dez. A-DEZ Editora e Distribuidora Ltda.


Douglas Barraqui,

PROFESSOR de história por PROFISSÃO e EDUCADOR por AMOR.

Formado em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e especialista na área de PNL (Programação Neurolinguística) pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Atualmente leciono nas escolas Darwin, Centro Educacional InterAção e no preparatório para concursos França Junior.

Sou professor a mais de 10 anos. Atualmente estou oferecendo para as escolas a palestra de orientação de estudos com o tema “Como ESTUDAR corretamente? ENTENDA como funciona e APRENDA a usar o seu CÉREBRO!”. A palestra tem como público alvo os alunos do ensino fundamental, do ensino médio, pré-vestibular e pré-Enem, bem como, também poderá ser direcionada para os pais e responsáveis.

Caso seja do interesse desta renomada e respeitada instituição de ensino, me coloco a disposição para realizar a palestra.

Prof. Douglas Barraqui
_______________________
PROF. DE HISTÓRIA  E ESPECIALISTA EM PNL (PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA).
PALESTRANTE DA ÁREA DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS
(ENSINO FUNDAMENTAL / MÉDIO / PREPARATÓRIOS PARA CONCURSO, PRÉ-VESTIBULAR E PRÉ-IFES)

Tel.:

(27) 99732-1315 (Vivo)

E-MAIL
ambientalhistoria@gmail.com

NA WEB:






Nenhum comentário: