Prof. Douglas Barraqui
Desafio: controlar a inflação e dar continuidade a
redemocratização.
A)
ASPECTOS ECONÔMICOS:
Desafio: controle da inflação
O
Plano Real
Ø Fernando Henrique
Cardoso (FHC) foi nomeado ministro da Fazenda. No final de
1993, FHC anunciou seu plano de estabilização econômica, o Plano Real,
implantado ao longo de 1994.
Ø Março de 1994 - entrou em vigor a Unidade Real de Valor (URV), uma
transição do cruzeiro para o real. No dia 30 de junho a URV foi extinta, e 1
real passou a equivaler a 2.750 cruzeiros.
CRUZEIRO – URV – REAL
Mais sobre o plano real leia artigo: "A REAL HISTÓRIA DO REAL"
Ø Para impedir a desvalorização do real, o governo estabeleceu a paridade
da nova moeda com o dólar americano – ou seja, 1 real passou a valer 1 dólar.
Ø FHC também lançou um conjunto de medidas para garantir a estabilidade
econômica e reduzir o déficit público, considerado o responsável pela inflação.
As principais ações foram:
ü Privatizar empresas estatais,
ü Elevar as taxas de juros
ü Liberar as importações
O "FUSCA ITAMAR"
Em 1992, pouco tempo após tomar posse como presidente, Itamar Franco visitou o Salão do Automóvel, em São Paulo, e se espantou com o alto preço dos veículos que eram vendidos no Brasil. Após essa percepção, o presidente decidiu criar condições para produzir um carro mais barato, que pudesse ser consumido pela classe média.
Depois de negociar com as empresas do setor e em meio a polêmicas com a imprensa e os especialistas, o Fusca, tradicional carro da Volkswagen, voltou a ser fabricado no país. A medida de Itamar também determinou que carros com motor 1.0 que custassem até 6,8 mil dólares teriam desconto na cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
O “Fusca Itamar” foi comercializado por apenas três anos. No entanto, marcou a criação do conceito de carro popular em um momento de recuperação econômica e consolidação da democracia no Brasil.
Em 1992, pouco tempo após tomar posse como presidente, Itamar Franco visitou o Salão do Automóvel, em São Paulo, e se espantou com o alto preço dos veículos que eram vendidos no Brasil. Após essa percepção, o presidente decidiu criar condições para produzir um carro mais barato, que pudesse ser consumido pela classe média.
Depois de negociar com as empresas do setor e em meio a polêmicas com a imprensa e os especialistas, o Fusca, tradicional carro da Volkswagen, voltou a ser fabricado no país. A medida de Itamar também determinou que carros com motor 1.0 que custassem até 6,8 mil dólares teriam desconto na cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
O “Fusca Itamar” foi comercializado por apenas três anos. No entanto, marcou a criação do conceito de carro popular em um momento de recuperação econômica e consolidação da democracia no Brasil.
B)
ASPECTOS POLÍTICOS:
Quanto
à redemocratização:
Ø Abril de 1993 - um plebiscito previsto pela Constituição de 1988.
As pessoas deveriam escolher a melhor forma de governo para o Brasil (monarquia
ou república), e o sistema mais adequado (presidencialismo ou parlamentarismo).
Venceram a república, com 66% dos votos, e o presidencialismo,
com mais de 55%.
1993 e 1994 – CPI é aberta para investigar os
chamados “anões do orçamento”:
ü Altos funcionários, ministros e parlamentares estavam envolvidos em um
amplo esquema de uso irregular de verbas públicas. Liderados por João Alves
(na época, deputado federal pelo PPB-BA). O grupo desviava recursos para
entidades filantrópicas que não existiam e para empreiteiras e pessoas
protegidas por políticos.
Quando deixou o governo, Itamar estava no auge da
popularidade. No final do mandato, ele transferiu o prestígio conquistado para
a candidatura de Fernando Henrique Cardoso. Então, FHC foi indicado pelo PSDB
para disputar as eleições de 1994.
REFERÊNCIAS:
AZEVEDO, Gislane Campos; SERIACOPI, Reinaldo. Projeto
Teláris: história 9° ano. São Paulo: Ática, 1º ed., 2012.
CAPELLARI, Marcos Alexandre; NOGUEIRA, Fausto
Henrique Gomes. História: ser protagonista - Volume único. Ensino Médio.
1ª Ed. São Paulo: SM. 2010.
COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e
Geral. Volume Único. Ensino Médio. 8ª Ed. São Paulo: Saraiva 2005.
MOZER, Sônia & TELLES, Vera. Descobrindo a
História. São Paulo: Ed. Ática, 2002.
PILETTI, Nelson & PILETTI, Claudico. História
& Vida Integrada. São Paulo: Ed. Ática, 2002.
Projeto Araribá: História – 9° ano. /Obra coletiva/
São Paulo: Editora Moderna, 2010. Editora Responsável: Maria Raquel Apolinário
Melani.
Uno: Sistema de Ensino – História – 9° ano. São
Paulo: Grupo Santillana, 2011. Editor Responsável: Angélica Pizzutto Pozzani.
VICENTINO, Cláudio. Viver a História: Ensino
Fundamental. São Paulo: Ed. Scipione, 2002.