(Prof. Douglas Barraqui)
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“PARTIDO” PORTUGUES
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“PARTIDO” BRASILEIRO
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ALA SOCIAL
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Ø
Grandes comerciantes (imigrantes portugueses).
Ø
Burocratas (nobres funcionários públicos).
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Ø
Grandes proprietários de terras e escravos.
Ø
Intelectuais (“letrados”).
Ø
Pequenos comerciantes.
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IDEOLOGIA
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CONSERVADORA
|
CONSERVADORA
|
LIBERAL
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LIDERANÇAS
|
Ø
Nobres lidados a família real.
|
Ø
Irmãos Andrada:
·
José Bonifácio;
·
Martim Francisco;
·
Antônio Carlos;
|
·
Cipriano Barata
|
|
OBJETIVOS
|
Ø
Favoráveis a uma monarquia centralizadora;
Ø
Manutenção da escravidão.
|
Ø
Favoráveis a uma monarquia constitucional
centralizadora;
Ø
Manutenção da escravidão.
|
Ø
Favoráveis a uma monarquia constitucional;
Ø
Limitação dos poderes do imperador;
Ø
Autonomia para as províncias;
Ø
Alguns defendiam fim da escravidão.
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APÓS A ABDICAÇÃO DO TRONO
(1831)
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RESTAURADORES ABSOLUTITAS
(“CARAMURUS”)
|
LIBERAIS MODERADOS
(“CHIMANGOS”)
|
LIBERAIS EXALTADOS
(“FARROUPILHAS”)
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ALA SOCIAL
|
Ø
Comerciantes portugueses.
|
Ø
Elites agrárias do Sul e do
Nordeste.
|
Ø
Grupo das camadas médias urbanas, intelectuais e
comerciantes.
|
|
IDEOLOGIA /
OBJETIVO
|
Ø
Conservadores;
Ø
Queriam o retorno de D. Pedro I.
|
Ø
“Conservadores/ liberais”
Ø
Desejavam manter a estrutura
agrária (exportadora e escravocrata).
Ø
Não desejavam mudanças
radicais.
|
Ø
Liberais/radicais
Ø
Lutavam pela autonomia das províncias. Alguns desejavam
a República e cogitavam no fim da escravidão.
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GRUPOS POLÍTICOS
APÓS MORTE DE D. PEDRO I
(1834)
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PARTIDO
REGRESSITA
|
PARTIDO
PROGRESSISTA
|
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OBJETIVOS
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Ø Favoráveis a um governo centralizador (Contrários a autonomia das
províncias);
Ø Defendiam a Manutenção da escravidão e dos seus privilégios.
|
Ø Defendiam mais autonomia para as províncias;
Ø Defendem o federalismo;
Ø Cogitavam em proclamar a República;
Ø
Acabar com a escravidão.
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domingo, 28 de agosto de 2016
GRUPOS POLÍTICOS – PERÍODO DO IMPÉRIO
sábado, 27 de agosto de 2016
HISTÓRIA DOS EUA - A INDEPENDÊNCIA
A) MOTIVOS QUE LEVARAM A INDEPENDÊNCIA:
1. Desenvolvimento
Econômico da colônia;
2. Guerra dos Sete Anos (1756-1763)
e suas implicações para colônia: Inglaterra e Prússia X França, Áustria e
Rússia / conflito entre franceses e colonos do Norte das 13 colônias na região
sul do atual Canadá.
Embora
vitoriosa na guerra as finanças inglesas entraram em colapso. Para sanar o
elevado ônus da guerra uma série de medidas foram tomadas para buscar recursos
na colônia:
·
1764 - Sugar Act - elevava as tarifas fiscais
sobre o açúcar, melaço, tabaco e café.
·
1765 - Stamp act - taxa cobrada sobre todo
papel impresso na colônia: jornais e documentos de transações comerciais.
·
1767 - Atos Townshed - impostos sobre
mercadorias importadas, como o chá, corantes, papel, artigos de luxo. Idéias
·
1773 - Tea act - concedia o monopólio do
comércio do chá à Companhia das Índias Ocidentais, eliminando a participação
intermediária dos colonos americanos.
3. Idéias
Iluministas contidas em autores como:
·
John Locke (1632 – 1704)
ü Obras:
1º e 2º Tratados sobre o Governo Civil
ü Função
do Estado: “zelar e defender os direitos naturais do cidadão, senão o povo
poderia destituí-lo”
ü Direito
a rebeldia justa;
ü Pai
do iluminismo.
ü Frase:
“O homem nasce como se fosse uma ‘folha
em branco”
John Locke |
·
Voltaire (1694-1778)
ü Obra:
Cartas Inglesas
ü Crítico
da religião (clero) e da monarquia (nobreza) –
ü Liberdade
de expressão.
ü Frase a ele atribuída (contestada por vários historiadores):
“Posso não concordar com uma palavra com
que dissestes, mas, defenderei até a morte seu direito de dizê-las”.
François Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire |
B) MASSACRE DE BOSTON - 1770
Ø Incidente:
5 de Março de 1770, em Boston, Massachusetts,
quando soldados do Exército Britânico contra um grupo civis, que manifestavam
contra os autos tributos, matando cinco homens e ferindo outros seis.
O massacre de Boston |
C) THE BOSTON TEA PARTY - 1773
Ø Incidente:
16 de Dezembro de 1773, um navio da Companhia
da Índias Ocidentais foi atacado por colonos vestidos de índios (pois a mão de
obra indígena era utilizada para carregamento dos navios) e o carregamento de
chá foi lançado ao mar, no porto de Boston. Este episódio ficou conhecido como The Boston Tea Party.
Boston Tea Party (litografia, 1846) |
Ø Consequência:
ü violenta
repressão por parte da Inglaterra.
ü Leis
intoleráveis:
·
Fechamento do porto de Boston;
·
Cobrança de indenização do carregamento de
chá destruído;
·
Aquartelamento de tropas britânicas em
Boston.
D) PRIMEIRO CONGRESSO DA FILADÉLFIA – 1774
Ø 1774
– Convenção de delegados de doze das Treze Colônias , no Carpenters Hall na
Filadélfia, Pensilvânia
Ø Objetivo:
ü Fim dos entraves ao
desenvolvimento das colônias.
ü Boicotes aos produtos
ingleses;
Ø Consequência:
ü A coroa britânica
declarou as colônias em estado de rebelião e começou o fortalecimento militar.
E) SEGUNDO CONGRESSO DA
FILADÉLFIA – 1775
Ø 10 de maio de 1775,
na Filadélfia, Pensilvânia, os colonos se reuniram no Segundo Congresso da
Filadélfia.
Objetivo:
ü Conquistar a
independência.
Ø Durante o congresso,
Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da
América.
Ø George Washington
como primeiro comandante do Exército Continental, formado pelas milícias das colônias.
Ø As 13 colônias só se
declararam independentes formalmente no dia 04 de julho de 1776.
Thomas Jefferson |
Consequência:
ü a Inglaterra não
aceitou a independência de suas colônias e declarou guerra.
ü A Guerra de Independência, que ocorreu entre
1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da
Espanha. O dia da Independência é comemorado em 4 de julho.
ü 1783 – A Inglaterra
reconhece a legitimidade da independência dos Estados Unidos.
Tratado de Paris (1783) com a Grã-Bretanha
definiu as fronteiras originais dos Estados Unidos: a Inglaterra reconhecia a
independência das Treze Colônias e lhes entregava o território compreendido
entre os Grandes Lagos, os rios Ohio e Mississippi e os Montes Apalaches.
ü 1789 - os norte-americanos
elegeram o seu primeiro presidente George
Washington, afastando de vez a ameaça do colonizador inglês.
F) A CONSTITUIÇÃO DOS EUA 1787
Ø 1787 - Foi discutida
e aprovada pela Convenção Constitucional de Filadélfia (no estado da
Pensilvânia), entre 25 de maio e 17 de setembro a Constituição dos Estados
Unidos com fortes características iluministas.
·
República
Federalista;
·
Divisão
dos poderes;
·
Eleições
indiretas;
·
Voto
censitário;
·
Direito
a propriedade privada;
·
Direitos
e garantias individuais do cidadão.
Obs.: A Constituição dos
Estados Unidos é a mais antiga em uso no mundo. Até hoje, a constituição dos
EUA só recebeu 27 emendas ao texto original – a que estabelecia a Lei Seca foi
a única revogada. As dez primeiras, chamadas Bill of Rights (carta de direitos),
foram aprovadas apenas quatro anos depois. Elas estabeleciam, por exemplo, as
liberdades de expressão e de religiosidade. Só para comparar, o Brasil já teve
oito constituições, sem contar as provisórias. A última, de 1988, já sofreu 53
emendas.
REFERÊNCIAS:
CAPELLARI, Marcos Alexandre; NOGUEIRA, Fausto
Henrique Gomes. História:
ser protagonista - Volume único. Ensino Médio. 1ª Ed. São Paulo: SM. 2010.
COTRIM, Gilberto. História Global –
Brasil e Geral. Volume Único. Ensino Médio. 8ª Ed. São Paulo: Saraiva 2005.
MOZER, Sônia & TELLES,
Vera. Descobrindo a História. São
Paulo: Ed. Ática, 2002.
PILETTI, Nelson &
PILETTI, Claudico. História & Vida
Integrada. São Paulo: Ed. Ática, 2002.
SKINNER, Quentin. A formação do pensamento político moderno.
São Paulo, Companhia das Letras, 1996.
VICENTINO, Cláudio e DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil: ATLAS. Vol.
Único. 1 Ed. São Paulo, Ed. Scipione, 2010.
quinta-feira, 25 de agosto de 2016
O GOVERNO JÂNIO QUADROS - 1961
Prof. Douglas Barraqui
A) ASPECTOS GERAIS:
Jânio
teve como vice-presidência João Goulart.
Ø Mandato, o mais curto
da história brasileira, durou apenas sete meses.
Ø Muitos acreditam que
a vitória de Jânio resultou da insatisfação popular em face do aumento do custo
de vida registrado no governo anterior.
Ø Passou a idéia de um
cidadão simples (homem do povo) que tinha como objetivo moralizar o país. (Vassoura
– símbolo da sua campanha – prometia varrer a corrupção do Brasil). Utilizou
como mote da campanha o "varre,
varre vassourinha, varre a corrupção", cujo jingle tinha como versos
iniciais:
varre,
varre, varre, varre vassourinha
varre,
varre a bandalheira
que o
povo já tá cansado
de
sofrer dessa maneira
Jânio
Quadros é a esperança desse povo abandonado!.
Ø Prometeu que faria,
se fosse eleito, um governo voltado para os interesses populares.
Ø Costumava guardar
sanduíches de mortadela nos bolsos e sujava o paletó de talco para parecer
caspa.
B) ASPECTOS ECONÔMICOS
Principal problema
econômico:
Ø Crescimento da dívida
externa e da inflação (heranças do governo JK).
Ø Déficit público:
ü Para diminuir os
gastos sociais e conter a inflação, Jânio adotou uma política econômica
austera, ditada pelo FMI (Fundo Monetário Internacional):
1.
Restringiu
o crédito
2.
Congelou
os salários,
ü Medidas que serviram
para mobilizar setores envolvidos com as lutas sociais.
C) ASPECTOS SOCIAIS
Ø Criou as primeiras
reservas indígenas, dentre elas o Parque Nacional do Xingu, e os primeiros
parques ecológicos nacionais.
Ø Diretrizes moralizadoras:
1.
Proibiu
as brigas de galos,
2.
Proibiu
as corridas de cavalo em dias úteis
3.
Proibiu
o uso de biquínis em desfiles.
4.
Proibição
do lança-perfume (droga manufaturada com solventes químicos à base de cloreto
de etila – provoca euforia e excitação).
5.
Regulamentou
os espetáculos públicos.
6.
Controle
da qualidade dos programas radiofônicos, de televisão, de cinema, de teatro e
de casas noturnas.
Por
mais hilárias que possam ter parecido essas medidas na ocasião, até hoje todas
essas leis editadas por Jânio ainda continuam em vigor.
D) ASPECTOS POLÍTICOS:
Ø Disse adotar uma
“política de não-alinhamento”.
ü Conferência de Bandung (ilha de Java, na Indonésia) - reunião
de 29 países em 1955 -Bandung deu origem a uma política de não-alinhamento –
países que não se alinhavam nem com o capitalismo e nem com o socialismo. Obs.
O Brasil não participou dessa conferência.
Ø Enviou ao Congresso
os projetos de lei antitruste, a lei de limitação e regulamentação da remessa
de lucros e royalties, e a pioneira proposta de lei de reforma agrária. Nenhuma
delas foi aprovada.
Ø Adotou uma posição
independente em relação à orientação ideológica dos países com os quais
estabeleceu relações comerciais, realizando transações tanto com países
capitalistas como socialistas.
1.
Reatou
relações diplomáticas com diversos países do bloco socialista, especialmente
com a União Soviética.
2.
Recusa
em encontrar-se com o presidente John Kennedy (Criticou a política dos Estados
Unidos com relação a Cuba).
3.
Enviou
João Goulart, o vice-presidente, em visita diplomática à China comunista.
4.
Em
março de 1960 - visitara Cuba a convite de Fidel Castro. Ao retornar, afirmou
apoiar a Revolução Cubana.
5.
Em
agosto de 1961 - Jânio condecorou o líder revolucionário e então ministro da
Economia de Cuba, Ernesto Che Guevara, com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do
Cruzeiro do Sul.
Ø Seu comportamento
produziu grande impacto na comunidade internacional.
Ø A ala conservadora
desconfiava que o presidente pretendia aproximar-se da esquerda.
E) RENÚNCIA:
Ø No dia 21 de agosto
de 1961 Jânio Quadros assinou uma resolução que anulava as autorizações ilegais
outorgadas a favor da empresa Hanna e restituía as jazidas de ferro de Minas
Gerais à reserva nacional. Quatro dias depois, os ministros militares pressionaram
a Quadros a renunciar: “Forças terríveis
se levantaram contra mim…”, dizia o texto da renuncia:
"Fui vencido pela reação e assim
deixo o governo. Nestes sete meses cumpri o meu dever. Tenho-o cumprido dia e
noite, trabalhando infatigavelmente, sem prevenções, nem rancores. Mas
baldaram-se os meus esforços para conduzir esta nação, que pelo caminho de sua
verdadeira libertação política e econômica, a única que possibilitaria o
progresso efetivo e a justiça social, a que tem direito o seu generoso povo.
"Desejei um Brasil para os
brasileiros, afrontando, nesse sonho, a corrupção, a mentira e a covardia que
subordinam os interesses gerais aos apetites e às ambições de grupos ou de
indivíduos, inclusive do exterior. Sinto-me, porém, esmagado. Forças terríveis
levantam-se contra mim e me intrigam ou infamam, até com a desculpa de
colaboração.
"Se permanecesse, não manteria a
confiança e a tranquilidade, ora quebradas, indispensáveis ao exercício da
minha autoridade. Creio mesmo que não manteria a própria paz pública.
"Encerro, assim, com o pensamento
voltado para a nossa gente, para os estudantes, para os operários, para a
grande família do Brasil, esta página da minha vida e da vida nacional. A mim
não falta a coragem da renúncia.
"Saio com um agradecimento e um
apelo. O agradecimento é aos companheiros que comigo lutaram e me sustentaram
dentro e fora do governo e, de forma especial, às Forças Armadas, cuja conduta
exemplar, em todos os instantes, proclamo nesta oportunidade. O apelo é no
sentido da ordem, do congraçamento, do respeito e da estima de cada um dos meus
patrícios, para todos e de todos para cada um.
"Somente assim seremos dignos
deste país e do mundo. Somente assim seremos dignos de nossa herança e da nossa
predestinação cristã. Retorno agora ao meu trabalho de advogado e professor.
Trabalharemos todos. Há muitas formas de servir nossa pátria.
"Brasília, 25 de agosto de 1961.
Jânio Quadros"
25
de agosto de 1961 - Jânio renunciou à presidência.
Ø Muitos estudiosos
acreditam que a verdadeira intenção de Jânio Quadros, ao renunciar, era
aumentar seu próprio poder. Ele não contava, porém, com a prontidão do
Congresso em aceitar sua renúncia. Esperava, na verdade, receber do Congresso
poderes extraordinários, em troca de anular o pedido de renúncia. Mas não foi o
que aconteceu. No momento da renúncia, João Goulart, o vice-presidente,
encontrava-se em visita diplomática à China comunista.
REFERÊNCIAS:
AZEVEDO, Gislane Campos; SERIACOPI, Reinaldo. Projeto Teláris: história 9° ano. São Paulo: Ática, 1º ed., 2012.
CAPELLARI, Marcos Alexandre; NOGUEIRA, Fausto Henrique Gomes. História:
ser protagonista - Volume único. Ensino Médio. 1ª Ed. São Paulo: SM. 2010.
COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. Volume
Único. Ensino Médio. 8ª Ed. São Paulo: Saraiva 2005.
MOZER,
Sônia & TELLES, Vera. Descobrindo a
História. São Paulo: Ed. Ática, 2002.
PILETTI,
Nelson & PILETTI, Claudico. História
& Vida Integrada. São Paulo: Ed. Ática, 2002.
Projeto Araribá: História – 9° ano.
/Obra coletiva/ São Paulo: Editora Moderna, 2010. Editora Responsável: Maria
Raquel Apolinário Melani.
Uno: Sistema de Ensino – História –
9° ano. São Paulo: Grupo Santillana, 2011. Editor Responsável: Angélica
Pizzutto Pozzani.
VICENTINO,
Cláudio. Viver a História: Ensino
Fundamental. São Paulo: Ed. Scipione, 2002.
VICENTINO,
Cláudio e DORIGO, Gianpaolo. História
Geral e do Brasil. Vol. Único. 1 Ed. São Paulo, Ed. Scipione, 2010.
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