(Questão 1) (Enem 2013
MODIFICADA) (fácil)
O
artista gráfico polonês Pawla Kuczynskiego nasceu em 1976 e recebeu diversos
prêmios por suas ilustrações.
Na
obra retratada acima, ao abordar o trabalho infantil, Kuczynskiego usa sua arte
com a finalidade de nos instigar a
a)
difundir a origem de marcantes diferenças sociais.
b)
estabelecer uma postura proativa da sociedade.
c)
a refletir sobre a desigualdade social.
d)
propor alternativas para solucionar esse problema.
e)
retratar como a questão é enfrentada em vários países do mundo.
(Questão 02)
Valendo-se
do conteúdo sociológico contido nessa imagem, no Brasil,
a)
a dificuldade
de acesso aos serviços básicos provoca uma grande distância social entre os
habitantes ricos e pobres.
b) a desigualdade social
brasileira é um processo simples de se resolver, tendo em vista que os jornais
aumentam de forma considerável os problemas existentes.
c)
não existe
diferenças entre os indivíduos, abandonando o conceito de classe social e a
exploração, pois seu objetivo é quantificar e descrever a realidade apenas dos
pobres.
d)
as diferenças
entre as pessoas estão presentes apenas nas classes sociais, não existindo
diferenças nas relações de gênero, nas relações étnico-raciais e no grau de
instrução da população.
e)
o
desenvolvimento do capitalismo criou as desigualdades evidenciadas na miséria e
na pobreza em todo o país, mas a superação foi resolvida com as políticas de
divisão de riquezas implantadas nos últimos anos pelo governo federal.
(Questão 03) (fácil)
O acesso à internet cresceu entre a
população com mais de dez anos entre os anos de 2005 e 2011, enquanto o
crescimento populacional foi de Apesar desses
números, apenas brasileiros da
mesma faixa etária não utilizam a internet.
(Disponível em:
<http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/05/1279552-acesso-a-internet-no-brasil-cresce-mas-
53-da-populacao-ainda-nao-usa-a-rede.shtml)
Em vista dos dados apresentados, os conceitos que deveriam ser
utilizados para analisar e mostrar que esses dados podem ser um problema
sociológico são
a)
gênero e homofobia.
b)
desigualdade
social e inclusão digital.
c)
solidariedade
mecânica e solidariedade orgânica.
d)
movimento
social e participação política.
e)
pobreza e desigualdade de gênero.
(Questão 04) (fácil)
Em
1960, os mais ricos da
população mundialdispunham de um capital trinta vezes mais elevado doque o dos mais pobres, o
que já era escandaloso.Mas, ao invés de melhorar, a situação ainda se
agravou.Hoje, o capital dos ricos em relação ao dos pobres é, nãomais trinta,
mas oitenta e duas vezes mais elevado.
RAMONET,
I.Guerras
do século XXI: novos temores e novas ameaças.
Petrópolis:
Vozes, 2003 (adaptado).
Ao
fazermos uma análise dos dados oferecido pelo texto, podemos concluir que as
informações esboçam uma problemática relacionada a
a)
expansão
demográfica.
b)
homogeneidade
social.
c)
concentração
de renda.
d)
desemprego
conjuntural.
e)
desenvolvimento
econômico.
(Questão 05)
(intermediária)
Se
vamos ter mais tempo de lazer no futuroautomatizado, o problema não é como as
pessoas vãoconsumir essas unidades adicionais de tempo de lazer,mas que
capacidade para a experiência terão as pessoascom esse tempo livre. Mas se a
notação útil do empregodo tempo se torna menos compulsiva, as pessoas
talveztenham de reaprender algumas das artes de viver queforam perdidas na
Revolução Industrial: como preencheros interstícios de seu dia com relações
sociais e pessoais;como derrubar mais uma vez as barreiras entre o trabalhoe a
vida.
THOMPSON,
E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular
tradicional.
São
Paulo: Cia. das Letras, 1998 (adaptado).
A
partir da análise esboçada pelo texto, percebemos que algumas atividades
acabaram sendo suprimidas pela industrialização e pelas longas jornadas de
trabalho. De acordo com reflexão do historiador, um argumento contrário à
transformação promovida pela Revolução Industrial narelação dos homens com o
uso do tempo livre é o(a)
a)
intensificação
da busca do lucro econômico.
b)
flexibilização
dos períodos de férias trabalhistas.
c)
esquecimento
das formas de sociabilidade tradicionais.
d)
aumento das
oportunidades de confraternizaçãofamiliar.
e)
multiplicação
das possibilidades de entretenimentovirtual.
(Questão 06)
(intermediária)
Nas últimas décadas, o Brasil experimentou mudanças demográficas,
sociais, culturais, econômicas e políticas significativas. A crescente inserção
das mulheres no mercado de trabalho e na política, a melhoria de seu nível
educacional, a redução da fecundidade, a postergação da maternidade, a redução
da resistência a novos atributos para os papeis feminino e masculino são
algumas delas. No entanto, os ritmos de tais mudanças parecem seguir
descompassados, devido à persistência de práticas tradicionais que marcam a
desigualdade salarial entre homens e mulheres, além da visão machista sobre o
papel da mulher no mercado de trabalho.
Adaptado de PICANÇO, Felícia Silva. Amélia e a mulher de verdade:
representações dos papéis da mulher e do homem em relação ao trabalho e à vida
familiar. Em: ARAÚJO, C. & SCALON, C. (org.). Gênero, família e trabalho
no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
De acordo com o trecho acima, as desigualdades de gênero em relação a
entrada da mulher no mercado de trabalho persistiriam devido à
a)
maior
participação dos membros masculinos nas tarefas concernentes ao trabalho
doméstico.
b)
representação
de que não cabe apenas ao homem, enquanto chefe de família, o papel de provedor
do grupo doméstico.
c)
crença no fato
de que o ingresso feminino no mercado de trabalho gera um prejuízo à família.
d)
crítica à
representação da mulher como naturalmente disposta a assumir os papéis de
esposa e mãe.
e)
a mulher ser considerada mais forte e mais apta a realizar atividades físicas e
mecânicas.
(Questão 07)
(intermediária)
Mas plantar pra dividir
Não faço mais isso, não.
Eu sou um pobre caboclo,
Ganho a vida na enxada.
O que eu colho é dividido
Com quem não planta nada.
Se assim continuar
vou deixar o meu sertão,
mesmo os olhos cheios
d‘água
e com dor no coração.
Vou pró Rio carregar massas
pros pedreiros em
construção.
Deus até está ajudando:
está chovendo no sertão!
Mas plantar pra dividir,
Não faço mais isso, não.
VALE,
J; AQUINO, J. B. Sina de caboclo.
São Paulo: Polygram, 1994 (fragmento).
A
música acima, composta na década de 1960, revela o pensamento e a insatisfação do
agricultor em relação a(os)
a)
distribuição desigual da
produção.
b)
financiamentos feitos ao
produtor rural.
c)
ausência de escolas técnicas no
campo.
d)
empecilhos advindos das secas
prolongadas.
e)
precariedade de insumos no
trabalho do campo.
(Questão 08) (intermediária)
A história da sociologia
começa com Augusto Comte, mas ele se beneficiou dos conhecimentos acumulados,
previamente, por outros pensadores. Os pensadores que influenciaram Comte na
formulação da sociologia foram
a) Platão e Aristóteles.
b)
Parmênides e
Maquiavel.
c) Descartes, Bourdieu.
d) Hebert Spance
e Saint-Simon.
e)
Bourdieu e Jean-Paul
Sartre.
(Questão 09) (intermediária)
Até o século XVIII, a
maioria dos campos de conhecimento, hoje enquadrados sob o rótulo de ciências,
era ainda, como na Antiguidade Clássica, parte integral dos grandes sistemas
filosóficos. A constituição de saberes autônomos, organizados em disciplinas
específicas, como a Biologia ou a própria Sociologia, envolverá, de uma forma
ou de outra, a progressiva reflexão filosófica, como a liberdade e a razão.
Adaptado de: QUINTANEIRO,
T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. M. Um Toque de Clássicos: Marx,
Durkheim e Weber. Belo Horizonte: UFMG, 2002. p.12.
Com base nos conhecimentos
sobre o surgimento da Sociologia, assinale a alternativa que apresenta,
corretamente, a relação entre conhecimento sociológico de Auguste Comte e as
ideias proporcionadas pela era das revoluções.
a)
A ideia de
superioridade africana, defendida pela revolução social, foi defendida pelo Iluminismo,
que influenciou o Positivismo.
b)
A crença na
razão como promotora do progresso da sociedade foi compartilhada pela era das
revoluções e pelo Positivismo.
c)
a revolução
inglesa forneceu os princípios e as bases teóricas da luta de classes para a
formulação do Positivismo.
d)
O
reconhecimento da validade do conhecimento teológico para explicar a realidade
social é um ponto comum entre o Iluminismo e o Positivismo.
e)
Os limites e
as contradições do progresso para a liberdade humana foram apontados pela
revolução brasileira e aceitos pelo Positivismo.
Enquanto resposta
intelectual à “crise social” de seu tempo, os primeiros sociólogos irão
revalorizar determinadas instituições que, segundo eles, desempenham papéis
fundamentais na integração e na coesão da vida social. A jovem ciência assumia
como tarefa intelectual repensar o problema da ordem social, enfatizando a
importância de instituições como a autoridade, a família, a hierarquia social e
destacando a sua importância teórica para o estudo da sociedade.
MARTINS, Carlos Benedito. O
que é Sociologia.São Paulo: Brasiliense, 2006, p. 30.
Com base no texto acima e nas
discussões feitas acerca do nascimento da sociologia, podemos concluir que a transformação
que marcou osséculos XVIII e XIX foi o(a)
a)
manutenção social da ordem da Idade Média, que não se alterou com a Revolução Industrial.
b)
organização de
vários movimentos sociais controlados por pensadores como Saint-Simon e Comte.
c)
elaboração de
um conceito de sociologia incluindo os fenômenos mentais como tema de reflexão
e investigação.
d)
criação da
corrente positivista, que propôs uma transformação da sociedade com base na
reforma intelectual plena do ser humano.
e)
surgimento de
uma “física social” preocupada com a construção de uma teoria social, separada
das ideias de ordem e desenvolvimento como chave para o conhecimento da
realidade.
Gabarito:
Questão 1: letra
C
Muitas vezes a arte nos serve para refletirmos a respeito da realidade.
Na ilustração apresentada, o artista apresenta uma situação de duas crianças
que possuem uma relação dissonante com o objeto “trem”: enquanto uma é obrigada
a puxar um trem “em tamanho real” (retratando o trabalho infantil), a outra
somente brinca com seu trem “de mentirinha”. Tal ilustração revela as
contradições da sociedade: enquanto as crianças de uma classe social são
obrigadas a trabalhar, as outras podem brincar.
Questão 2: letra
A
A miséria e a pobreza não deixaram de existir no Brasil. Ainda que as
políticas de redistribuição de renda tenham surtido um efeito positivo, elas
não foram capazes de acabar com essa desigualdade social. Assima única
alternativa que pode se encaixar como certa, é a letra A.
Questão 3: letra
B
A falta de acesso à tecnologia da
internet por grande parte da população corresponde a um exemplo de desigualdade
social. Em contrapartida, o aumento desse acesso corresponde àquilo que se
convencionou chamar de inclusão digital.
Questão 4: letra
C
A opção [C] é a única possível. O aumento da desigualdade social
expresso no texto corresponde a uma maior concentração de renda, possibilitada
pela expansão do capitalismo financeiro.
Questão 5: letra C
Pelo argumento do texto, a transformação do tempo livre em tempo de
trabalho e produção fez com que as pessoas se desacostumassem a ocupar seu
tempo com relações sociais e pessoais. Esse seria o desafio contemporâneo, bem
expresso na alternativa [C].
Questão 6: letra
C
A alternativa [C] contraria todas as outras e é a única que apresenta um
fator contrário à presença da mulher no mercado de trabalho. Ao trabalhar, as
mulheres passam menos tempo em casa e muitos consideram isso um prejuízo à
família.
Questão 7: letra
A
A frase “O que eu colho é dividido com quem não planta nada” demonstra
que a insatisfação do trabalhador é com a distribuição desigual da produção.
Este é um descontentamento típico de uma leitura marxista da realidade, que
enxerga na luta de classes a expressão das contradições da sociedade e da
exploração do homem pelo homem.
Questão 8: letra
D
Dentre os precursores da sociologia podemos citar Montesquieu, Condorcet
e Saint-Simon. Ainda que, esses não sejam considerados sociólogos (como Weber,
Marx e Durkheim), seus modelos interpretativos e seus objetos de indagação se
aproximavam muito àqueles que a sociologia tomou para si.
Questão 9: letra
B
Uma das características principais do positivismo e do iluminismo é a
crença na razão como promotora do progresso social. Isso se vê nas obras de
muitos autores, entre eles Auguste Comte, considerado como um dos precursores
da sociologia.
Questão 10: letra
D
A alternativa [D] é a única
correta. O surgimento da sociologia esteve relacionado ao desenvolvimento de
uma física social de ordem positivista, calcada em ideais como o cientificismo,
a ordem e o progresso.
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