Prof. Douglas Barraqui
CONTEXTO HISTÓRICO:
Ø Período
que vai do séc. IV ao séc. V a. C.
Ø
Alexandre
“o grande” (356-323 a. C.) – fusão da cultura oriental com a cultura ocidental.
ü
Difusão
da cultura grega (helênica) para os povos conquistados.
Ø Surge
uma nova perspectiva de ser humano agora visto como ser individual.
Ø
Surge
a necessidade de uma nova moral que levasse em conta o indivíduo.
ESCOLAS - HELENISMO
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ESCOLAS
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ESTOICISMO
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EPICURISMO
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CETICISMO
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CINISMO
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FUNDADORES
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Zenão de Cícero
(335-264 a.C.)
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Epicuro de Samos
(341-270 a.C.)
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Pirro de Élida
(318-272 a.C.)
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Antístenes de Atenas
(444-365 a.C.)
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IDEIAS
CENTRAIS
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Ø Ser humano
(microcosmo).
Ø Natureza
(macrocosmo).
Ø Visão
determinista ou fatalista: tudo já está determinado pela natureza.
Ø Não há nada além
da vida terrena.
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Ø
Só
existe a vida terrena.
Ø
Visão
materialista: Mundo formado por átomos.
Ø
Rejeita
dualismo corpo e alma.
Ø
QUADRI-FÁRMACO (RECEITA
PARA UMA VIDA
FELIZ através dos quatro remédios
para acabar com as angustias e trazer tranqüilidade a alma):
1º) Não temer os
deuses;
2º) Não temer a
morte;
3º) Prazer de
modo racional;
4º) Acreditar que
o mau é breve e facilmente suportável.
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Ø
Não
existem verdades únicas e absolutas.
Ø
Não
ter inclinações.
Ø
Indiferença
frente ao mundo.
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Ø
Não
se deve se importar com absolutamente nada.
Ø
Eliminar
as necessidades supérfluas.
Ø
Agir
sem se preocupar com as convenções sociais.
Ø
Desprezar
os prazeres.
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FELICIDADE
VERDADE
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ATARAXIA
(paz interior) ATINGIDA pela:
APATHEIA (indiferença a tudo que acontece).
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Buscando PRAZER SIMPLES e VIRTUOSOS
ESCOLHAS RACIONAIS (ÉTICAS).
HIERARQUIA ENTRE OS PRAZERES:
1)
Prazeres naturais
e necessários:
Comer, beber água, dormir.
2)
Prazeres naturais
e não necessários:
Comer melhor carne, dormir no melhor
travesseiro.
3)
Prazeres não
naturais e não necessários:
Riqueza, poder e prestígio.
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INDIFERENÇA frente ao mundo.
Epoché (suspensão do juízo /
deixar de buscar a verdade).
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VIDA SEM METAS
Liberdade da palavra
Liberdade da ação
VIDA SIMPLES
(de acordo com a natureza)
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