Prof. Douglas Barraqui
Após fim de URSS (1991) duas visões
fundamentaram a nova ordem mundial:
UNIPOLAR – Em que EUA
tornou-se potencia hegemônica.
MULTIPOLAR
–
A partir de fortalecimento de blocos geoeconômicos. A ex. da EU (União
Europeia).
1) BLOCOS ECONÔMICOS:
A) CLASSIFICAÇÃO DOS BLOCOS EONÔMICOS:
I -
Zona de livre comércio: Eliminação ou diminuição significativa das tarifas
alfandegárias dos produtos comercializados entre os países-membros. Exemplos:
NAFTA (Tratado de Livre Comércio da América do Norte),
|
II -
União Aduaneira:
Zona de livre comércio que também adotou uma Tarifa Externa Comum (TEC).
Exemplo: Mercosul (Mercado Comum do Sul). A TEC, nesse caso, é adotada apenas
entre os seus membros efetivos (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai - A
Venezuela foi suspensa do Mercosul, por tempo indeterminado em dezembro de
2016.).
|
III
- Mercado Comum:
Envolve a livre circulação de produtos, pessoas, bens, capital e trabalho,
tornando as fronteiras entre os seus membros quase que inexistentes em termos
comerciais e de mobilidade populacional. Ex.: EU (União Europeia).
|
IV -
União Política e Monetária: Um modelo de mercado comum que passa a
alcançar também o campo monetário. Adoção de uma moeda comum que substitui as
moedas locais ou passa a valer comercialmente em todos os países-membros.
Também é criado um Banco Central do bloco, que passa a adotar uma política
econômica comum para todos os integrantes. Ex.: EU (União Europeia).
|
B) UNIÃO EUROPEIA:
I –
Fatores que levaram a sua criação:
Ø
Dependência
dos europeus em relação ao Plano Marshall no pós Segunda Guerra.
Ø
Necessidade
de promover recuperação econômica.
Ø
Necessidade
de romper com a dependência econômica com os EUA
II –
Origem:
1950
– Plano Schuman –
Idealizado pelo ministro francês Robert Schuman, uniu França e Alemanha em um
pacto de cooperação econômica (marco fundador da União Europeia).
1952-
Comunidade Econômica do Carvão e Aço (CECA) - França, Alemanha, Bélgica, Holanda e
Luxemburgo deixaram suas diferenças de lado e se uniram para fazer frente as
potencias EUA e URSS.
1957
- Tratado de Roma -
Institui a Comunidade Econômica Europeia (CEE) (Mercado Comum).
1992
- Tratado de Maastricht – Criado oficialmente a União Europeia.
III –
Diretrizes:
Ø
Adoção
de uma moeda única (Euro).
Ø
Adoção
de um regime de mercado único. Quatro liberdades:
1)
Livre
circulação de serviços
2)
Livre
trânsito de pessoas
3)
Livre
circulação de mercadorias
4)
Livre
circulação de capitais.
IV –
Bolha Imobiliária de 2008 e suas consequências para UE
A “Bolha imobiliária” (elevação irreal dos
preços dos imóveis) ou “Crise Subprime” (hipotecas com maior risco de crédito
nos Estados Unidos) – afetou em longo prazo a UE:
Ø
Queda
na arrecadação
Ø
Aumento
de dívida pública
Ø
Deterioração
econômica de alguns países: Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha (PIIGS
- alusão a porcos devido as medidas
preferências de seus governo em salvar o sistema bancário financeiro em
detrimento da economia do país).
V –
BREXIT e as incertezas da UE:
Em 23 de junho de 2016, os cidadãos do
Reino Unido participaram de um plebiscito em escolheram deixar a União
Europeia. Com 52% de votos decidiriam
pelo Brexit.
Ø
O
termo Brexit é a união das palavras Britain (Grã-Bretanha) e Exit (saída, em
inglês).
Ø
As
nações do Reino Unido são a Inglaterra, a Irlanda do Norte, a Escócia e o País
de Gales.
Ø
Motivos
que levaram o Reino Unido querer deixar o bloco:
1) Questão da imigração: crise de refugiados em que ondas de
imigrantes vindos da África e Oriente Médio assustam os europeus, que muitas
vezes reagem com xenofobia. Cresceu a percepção de que o Reino Unido estava
sendo prejudicado ao facilitar a entrada de estrangeiros.
2) Situação econômica injusta: argumento de que a
União Europeia cria uma situação injusta entre seus membros, em que os países
com economias mais fortes (como Alemanha, França e Reino Unido) sustentam os
países economicamente mais fracos e endividados (Espanha, Portugal, Grécia,
Itália, etc).
3) Nacionalismo e conservadorismo: A decisão
representa uma vitória do conservadorismo e do nacionalismo. Grupos políticos
nacionalistas de outros países da Europa devem ganhar mais espaço para o seu
discurso após a decisão do Reino Unido.
Ø
A
saída do Reino Unido da União Europeia, abre-se um período de incertezas,
afinal, essa é a primeira vez que um membro decide deixar a UE.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA:
AZEVEDO,
Gislane Campos; SERIACOPI, Reinaldo. Projeto Teláris: história 7º ano. São Paulo:
Ática, 1º ed., 2012. CAPELLARI, Marcos Alexandre.
CAPELLARI,
Marcos Alexandre; NOGUEIRA, Fausto Henrique Gomes. História: ser protagonista -
Volume único. Ensino Médio. 1ª Ed. São Paulo: SM. 2010.
COTRIM,
Gilberto. História Global – Brasil e Geral. Volume Único. Ensino Médio. 8ª Ed.
São Paulo: Saraiva 2005.
MOZER,
Sônia & TELLES, Vera. Descobrindo a História. São Paulo: Ed. Ática, 2002.
NOGUEIRA,
Fausto Henrique Gomes. História: ser protagonista - Volume único. Ensino
PILETTI,
Nelson & PILETTI, Claudico. História & Vida Integrada. São Paulo: Ed.
Ática, 2002.
Projeto
Araribá: História – 7º ano. /Obra coletiva/ São Paulo: Editora Moderna, 2010.
Editora Responsável: Maria Raquel Apolinário Melani.
Uno:
Sistema de Ensino – História – 7º ano. São Paulo: Grupo Santillana, 2011.
Editor Responsável: Angélica Pizzutto Pozzani.
VICENTINO,
Cláudio e DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil. Vol. Único. 1 Ed. São
Paulo, Ed. Scipione, 2010.
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