Prof. Douglas
Barraqui
A)
ASPECTOS GERAIS:
v Expansionismo:
v Imperialismo:
B)
INDEPENDÊNCIA DOS EUA:
CRONOLOGIA:
v Guerra dos Sete
anos (1756-1763)
v Massacre de Boston
1770
v The Boston Tea
Party 1773
v Primeiro Congresso
da Filadélfia 1774
v Segundo Congresso
da Filadélfia 1775
v Independência 1776
v Guerra de
independência (1776-1783)
v Tratado de Paris
1783
C) EUA APÓS A INDEPENDÊNCIA:
I.
Grupos Políticos:
REPUBLICANOS:
v
Líder:
Thomas Jefferson
v
Representantes:
aristocracia rural do sul
v
Defendiam
o federalismo
Atualmente: PARTIDO DEMOCRATA
FEDERALISTAS:
v
Líder:
Alexandre Hamilton
v
Representantes:
burguesia nortista
v
Defendiam
um governo forte e centralizador.
Atualmente: PARTIDO REPUBLICANO
D) A MARCHA PARA O OESTE
I.
GEORGE WASHINGTON:
“PAI DA PÁTRIA”
1789 - George Washington é eleito primeiro
presidente dos EUA (1789–1797).
ü É conhecido como o
“pai da pátria”.
ü Frase: “A liberdade é uma planta que cresce
depressa, quando ganha raízes.”
Ø Incentivo a
conquistas da terras a oeste das Treze Colônias.
Ø A constituição de 1787 determinava que
todas as terras indígenas pertenciam à União.
O
congresso vendeu milhares de hectares de terras férteis à companhias
loteadoras.
II.
Os
Povoadores:
v Caçadores de pele;
v Agricultores e criadores de gado;
III.
O papel da Pecuária:
v Ocupação
do interior, regiões de vales e as margens de rios.
Ø Conflitos
entre agricultores e pecuaristas por disputas de território eram comuns.
Obs.:
Foi
esta pecuária que criou o homem típico do oeste, o cowboy.
IV.
Papel
do Protestantismo:
“Nosso
destino manifesto foi atribuído pela Providência Divina para cobrir o
continente para o livre desenvolvimento de nossa raça que se multiplica aos
milhões anualmente”.
“Os
norte americanos eram escolhidos por Deus para formarem uma grande nação
cristã, democrática trans-oceânica.”
INCORPORAÇÕES:
1803
- Louisiana, território que se
encontrava na margem direita do rio Mississipi. O governo dos Estados Unidos
pagou cerca de 5 milhões de dólares à França por esse território;
1819
- Flórida foi incorporada após ser
comprada da Espanha por 15 milhões de dólares;
1819
- Minnesota - Os americanos fundaram
um forte temporário em 1819. Um ano depois iniciaram a construção do primeiro
assentamento em caráter permanente.
1845
- Texas, após este ter declarado
independência do México, no ano de 1836;
1846
– Oregão – Cedido pela Inglaterra
1848
– Califórnia e Los Angeles - os
Estados Unidos incorporaram enormes territórios a oeste após terríveis
conflitos contra o México;
1867
- Alasca os Estados Unidos compraram
por 7,2 milhões de dólares a região do Alasca da Rússia.
V.
Genocídio
Indígena:
“índio bom é índio morto”
General
Custer
v Conflito
entre branco e indígena começa com a marcha
para o oeste, pois antes os ameríndios habitavam o interior das 13 Colônias.
v A
incorporação das terras a oeste foi efetivada pelo genocídio indígena (grande
parte das terras foi tomada dos índios).
v Constituição de 1787 – Terras indígenas pertenciam a
União.
v 1865 – Homestead act – (Lei de Cessão de
terras) – 160 acres p/ cidadão que ocupasse por 5 anos.
v 1887 – Lei Dawes – Acabou com a propriedade
tribal
E) GUERRA DE SECESSÃO (1861-1865)
I.
Conceito:
v Guerra Civil norte
americana:
"União"
ou simplesmente "Norte".
VS
Estados
Confederados da América (conhecidos como "Confederação" ou "Sul"
II.
Fatores que levaram a Guerra Civil:
1)
Expansão
territorial;
2)
Características
distintas entre norte e sul;
3)
Disputas
políticas:
Democratas x
Republicanos
COLÔNIAS DO NORTE
|
COLONIAS DO
SUL
|
Industrializados;
|
Agrário;
|
Mão-de-obra assalariada;
|
Mão-de-obra escrava;
|
Voltados para o abastecimento interno;
|
Voltado para o mercado externo;
|
Favoráveis ao fim da escravidão;
|
Favoráveis a manutenção da escravidão;
|
Defensores do mercado interno e das medidas
protecionistas.
|
Defensores do mercado externo e contrários a medidas
protecionistas
|
III.
A questão
escravista:
v 1820 – acordo de Mississipi – proíbe a escravidão acima do paralelo 36°
40’.
v 1822 – Compromisso de Missouri – proíbe a escravidão
acima do paralelo 36° 30’.
v 1852
– Harriet Beecher Stowe –
“A Cabana do pai Tomás”.
IV.
Conflito:
v 1860 - Abraham Lincoln, representante do
Partido Republicano, venceu as eleições presidenciais:
v O ex-lenhador que
chegou a advogado, Abraham Lincoln, elegeu-se pelo novo Partido Republicano.
v Abolicionista Preocupado com a manutenção da unidade do
país.
v Em campanha Lincoln
teria afirmado que:
"Se para defender a União eu precisar abolir a escravidão, ela será
abolida, mas se para defender a União eu precisar manter a escravidão, ela será
mantida".
v Descontentes com a
vitoria de Abraham Lincoln os
estados do Sul separaram-se da União e formaram o Estados Confederados da América (conhecidos como "Confederação" ou "Sul").
A capital seria Richmond, na Virgínia. Presidente Jefferson Davis.
v 1863 - o exército
da União aceitava escravos libertos.
V.
Consequências:
1)
Os
recursos financeiros do Norte foram drenados pela guerra;
2)
O sul teve sua economia arruinada;
3)
A
escravidão foi abolida 1863;
4)
O
processo de industrialização do
norte intensificou-se ainda
mais, gerando mais riqueza na região;
F) ESTADOS UNIDOS ANTES E APÓS A GUERRA:
I.
Discriminação
Racial:
Ø 1863 – 13ª emenda à Constituição – escravidão é abolida.
Ø 1868 – 14ª emenda à
Constituição – Concedeu direitos civis aos negros ao velar pela igualdade de
todos perante a lei para todo aqueles nascidos nos EUA.
Grupos de brancos radicais:
v Cavaleiros da
Camélia Branca
v Cavaleiros do Sol
Nascente
v Ku Klux Klan
II.
A América Para os
Americanos:
DOUTRINA MONROE:
Ø A chamada Doutrina
Monroe idealizada pelo presidente estadunidense James Monroe (presidente de 1817 a 1825) em sua mensagem ao
Congresso em 2 de dezembro de 1823 defendia o princípio: “América para os americanos”
Ø Doutrina Monroe
consistia em três pontos:
1)
Não criação de novas colônias
no continente americano.
2)
Não intervenção de países
europeus no continente americano.
3)
Não intervenção dos EUA nos
conflitos na Europa.
COROLÁRIO DE ROOSEVELT (1901-1909)
v Consistiu na
proteção da América de qualquer invasão externa.
v Expansão da
influência estadunidense para além do seu território.
Expansão
ideológica, cultural, política e econômica
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA:
AZEVEDO, Gislane
Campos; SERIACOPI, Reinaldo. Projeto Teláris: história 7º ano. São Paulo:
Ática, 1º ed., 2012. CAPELLARI, Marcos Alexandre.
CAPELLARI, Marcos
Alexandre; NOGUEIRA, Fausto Henrique Gomes. História: ser protagonista - Volume
único. Ensino Médio. 1ª Ed. São Paulo: SM. 2010.
COTRIM, Gilberto.
História Global – Brasil e Geral. Volume Único. Ensino Médio. 8ª Ed. São Paulo:
Saraiva 2005.
MOZER, Sônia &
TELLES, Vera. Descobrindo a História. São Paulo: Ed. Ática, 2002.
NOGUEIRA, Fausto
Henrique Gomes. História: ser protagonista - Volume único. Ensino
PILETTI, Nelson &
PILETTI, Claudico. História & Vida Integrada. São Paulo: Ed. Ática, 2002.
Projeto Araribá:
História – 7º ano. /Obra coletiva/ São Paulo: Editora Moderna, 2010. Editora
Responsável: Maria Raquel Apolinário Melani.
Uno: Sistema de Ensino
– História – 7º ano. São Paulo: Grupo Santillana, 2011. Editor Responsável:
Angélica Pizzutto Pozzani.
VICENTINO, Cláudio e
DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil. Vol. Único. 1 Ed. São Paulo, Ed.
Scipione, 2010.
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