Prof. Douglas Barraqui
1.1
A MITOLOGIA GREGA
A) O que é mito?
I –
Etimologia:
Mythos (grego)= narrativa (imaginação)
Fábula (latim)= narrativa (imaginação)
Antes do surgimento da filosofia os gregos
respondiam às perguntas sobre a origem do mundo por meio dos mitos.
B) Função dos mitos?
Explicar o mundo, o Universo e todos os
seus fenômenos (imaginação).
Tranquilizar,
acomodar o ser humano diante de um mundo que lhe parecia misterioso.
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CAOS / COSMO
Cosmogonia = tentativa de
explicar o universo (cosmo) por meio de narrativas imaginárias.
C) O nascimento da
filosofia:
I - Teses:
1)
Tese do Milagre
Grego:
filosofia surgiu na Grécia como um verdadeiro milagre de forma espontânea.
2)
Tese do
Orientalismo:
filosofia surgiu na Grécia a partir de influências de outros povos (egípcios e
a matemática, babilônicos e sua astrologia).
3)
Tese das condições
históricas:
Séc. VII a. C ao séc. V a.C. o mundo grego antigo reuniu as condições
necessárias para o desenvolvimento da filosofia (filosofia é filha da pólis).
II -
Condições históricas da Grécia:
1)
Navegação: pouca fertilidade do solo grego, relevo
acidentado (80% maciços rochosos); existência de portos favoráveis a navegação
e desenvolvimento naval.
2)
Desenvolvimento do comércio: permitiu
contato com outros povos.
3)
Desenvolvimento dos centros urbanos: ágora como local de
debate.
4)
Desenvolvimento da matemática: Necessidade de
realizar registros do comércio.
5)
Desenvolvimento da escrita: Escrita alfabética
criada pelos fenícios (gregos e romanos adicionaram as vogais), mitos passaram
a ser registrados.
6)
Invenção do calendário: identificar a
regularidade de mares e das estações do ano.
7)
Política: um dos fatores que mais contribuiram para o
surgimento da filosofia, as leis eram expressão da racionalidade na organização
da vida em sociedade.
1.2
PRÉ-SOCRÁTICOS
Filósofos da natureza ou fisiólogos ou
pré-socráticos. Considerados como fundadores da filosofia
A) O QUE BUSCAVAM OS
PRIMEIROS FILÓSOFOS:
I - Objetivo:
ü Compreender a natureza
(physis)
ü Explicar o mundo
por meio da razão
ü Buscavam elaborar o
logos (explicação racional)
II - Teoria:
ü O universo (cosmo)
é uma ordenação de causa e efeito
ü Toda natureza era
fruto dessa relação de causa e efeito
ü Causa foi efeito de
alguma outra causa anterior, o que consiste em um processo infinito.
III -
A “Causa Primeira” (arché):
Os filósofos da natureza (pré-socráticos)
buscavam encontrar a “causa primeira” (arché):
Significados:
“Origem, aquilo que está à frente, começo e princípio
de tudo.”
“O que está a frente e, por isso, comanda todo o
restante.”
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B)
ESCOLAS PRÉ-SOCRÁTICAS:
I - Escola Jônica – buscava a arché
nos elementos de natureza física, perceptíveis aos sentidos.
(Tales, Anaximandro, Anaxínenes e Heráclito)
II - Escola Italiana – buscava a arché
não em substâncias materiais, mas em conceitos abstratos não perceptíveis pelos
sentidos.
(Pitágoras e Parménides)
III - Escola Pluralista – Consideravam que
não havia apenas uma arché (causa primeira) para o universo.
(Anaxágoras, Demócrito e Empédocles)
I - Escola Jônica
TALES DE MILETO (cerca de 625/324 - 558 a. C.)
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Considerado por Aristóteles como sendo “O
primeiro filósofo”. Não deixou nada escrito.
Viagem para o Egito (importância da água
para a vida em uma região desértica)
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ARCHÉ = ÁGUA
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ü Tudo aquilo que é
úmido
ü Água se encontra
na natureza em todos os estados físicos (sólido, líquido e gasoso)
ü Tudo que é vivo é
úmido
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ANAXIMANDRO (cerca de 610 - 547 a. C)
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Discípulo de Tales
Obra: “sobre a natureza” (1ª obra
filosófica, só restam fragmentos)
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Arché = Ápeiron
(Indefinido,
ilimitado e indeterminado)
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ü Não é nenhum
elemento da natureza
ü Não era nenhuma
qualidade da physis
ü Algo totalmente
abstrato
ü Crítica: a
explicação de Anaximandro se aproximava do caos
ü Teoria: o
universo (o mundo) teria surgido do movimento circular de ápeiron que fez
surgir:
1° QUENTE (FOGO)
2° FRIO
(AR)
3° SECO
(TERRA)
4° UMIDO
(ÁGUA)
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ANAXÍMENES (cerca de 585-528 / 525 a. C)
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Discordava de Anaximandro, dizia que sua
concepção se assemelhava aos Caos.
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ARCHÉ = AR
(PNEUMA)
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ü O ar está
presente em toda parte;
ü Sendo o primeiro
e último movimento da vida.
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HERÁCLITO (cerca de 540 - 470 a. C)
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“O obscuro” ou “o fazedor de enigmas”
(Devido sua escrita de difícil compreensão).
Defensor da concepção mobilista de mundo
(mundo está em constante transformação).
“Nenhum
homem banhar-se duas vezes no mesmo rio”
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ARCHÉ = FOGO
|
Elemento primordial que tudo molda, tudo transforma e dá dinamismo a realidade.
ü Tudo é fruto da
unidade dos opostos:
FRIO /QUENTE
DIA / NOITE
VIDA / MORTE
ü Realidade só pode
ser compreendida pelos sentidos
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II - Escola Italiana
PITÁGORAS (cerca de 570 - c. 495 a.C)
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ü De sua vida nada
se sabe. Alguns filósofos dizem que ele nunca existiu
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ARCHÉ = NÚMEROS
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ü Afirmava que os
números e suas proporções harmoniosas constituíam a origem de tudo.
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PARMÉNIDES (cerca de 530 a.C. - 460 a.C.)
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“O filósofo do ser”
Inaugurou a metafísica - do grego antigo
(metà) = depois de, além de tudo; e [physis] = natureza ou física.
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ARCHÉ = “TUDO QUE
EXISTE SEMPRE EXISTIU”
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ü Defensor da
concepção monista (NADA SE MOVE) contrário a concepção mobilista.
ü Caminhos para se
chegar ao conhecimento:
1)
Via da opinião (Doxa) – Uso dos sentidos.
2)
Via da verdade (Alétheia) – Uso do pensamento.
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III - Escola Pluralista
ANAXÁGORAS (cerca de 500 - 428 a. C.)
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ü Afirmou que o sol
era uma pedra incandescente e não um deus Hélio.
ü Foi acusado de
descrença e precisou fugir de Atenas.
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ARCHÉ =
HOMEOMERIAS
União de tudo que
existe no universo
(INFINIDADE DE
PEQUENOS ELEMENTOS FORMARIA TUDO QUE EXISTE NO UNIVERSO)
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ü Tanto os
elementos da natureza (terra, fogo, água e o ar)
ü Como as oposições
(quente / frio; vida / morte; dia / noite)
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DEMÓCRITO (cerca de 460 - 370 a. C.)
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ü “O filósofo que
ri”
ü Um dos filósofos
que mais produziu (viajou pelo Egito, Mesopotâmia, Pérsia)
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ARCHÉ = ÁTOMO
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ü Defendia que o
universo era formado por átomos (partículas não divisíveis)
ü Átomo seria a menor
parte de todas as coisas, que era impossível de se dividir.
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EMPÉDOCLES (cerca de 490 - 435 a. C.)
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ü Propôs a
existência de poderes (forças) chamados por ele de "Amor" e
"Ódio"
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ARCHÉ = 4
ELEMENTOS JUNTOS
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ü A origem de tudo
estaria nos quatro elementos somados à amizade (ou amor) que os unia e à
discórdia (ódio) que os separava.
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REFERÊNCIAS:
ARANHA,
Maria Lúcia. Filosofando: Introdução á Filosofia. São Paulo:
Moderna, 1993.
BUZZI,
Arcângelo. Introdução ao Pensar. Petrópolis; ed. Vozes, 1997.
CHAUÍ,
Marilena. Convite á Filosofia. São Paulo,10ª. Ed.,Ática,1998.
CONTIM,
Gilberto. Fundamentos de Filosofia -História e Grandes Temas.
São Paulo;Editora Saraiva, 2000.
GAARDEr,
Jostein. O Mundo de Sofia. São Paulo; Cia. Das Letras, 1995.
GILES,
Thomas Ransom. Introdução á Filosofia. São Paulo; Epu, 1979.
LICKESI,
C. Carlos. Introdução á Filosofia - Aprendendo a Pensar.2ª.
Ed. São Paulo.
Cortez,1996.
MONDIM, Battista. Curso de Filosofia. 8ªEd. São Paulo; Paulus,1981
- Volume I, II e III.
MORENTE,
Manuel Garcia. Fundamentos de Filosofia - Lições Preliminares.
São Paulo; Mestre Jou,1980.
POLITZER,
G. Princípios. Fundamentais de Filosofia. São Paulo; Hemus, 1995.
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