Prof.
Douglas Barraqui
1.1
ARISTÓTELES: A
IMPORTÂNCIA DA REALIDADE SENSORIAL
A) CONTEXTO HISTÓRICO:
Ø Aristóteles nasceu
em 384 a. C., em uma família de médicos, na cidade de Estagira (por isso ele
também é chamado de estagirita).
Ø Foi discípulo de Platão.
Ø Professor de
Alexandre o Grande.
Ø Fundou a sua
escola: Liceu.
B) DIFERENÇAS ENTRE PLATÃO E ARISTÓTELES:
PLATÃO
|
ARISTÓTELES
|
Ø Matemática como
meio de se alcançar o conhecimento verdadeiro.
|
Ø Experimentalismo como
forma de se alcançar o conhecimento verdadeiro (empirismo – usos dos
sentidos).
|
Ø Dualidade: mundo
sensível e inteligível.
|
Ø Mundo sensível
(material).
|
Ø Beleza (bom e
belo) percebida através do pensamento, só existe no mundo das idéias
(inteligível).
|
Ø Beleza percebida
através dos sentidos, propriedade do ser (admite o feio como valor estético).
|
Ø Idealista
|
Ø Realista
|
C) A METAFÍSICA:
Ø É o estuda das
causas primeiras.
Ø A metafísica (busca
a essência das coisas), portanto, FILOSOFIA PRIMEIRA.
Ø É o mais alto grau
de conhecimento que o ser humano pode alcançar sobre o mundo do ser.
Ø A mais difícil e a
mais ampla de todas as ciências.
Ø A filosofia
aristotélica busca o conhecimento daquilo que está além do mundo empírico (uma
realidade METAEMPÍRICA).
D) A LÓGICA:
Ø Para Aristóteles
para se chegar ao conhecimento verdadeiro deve-se obedecer a regras lógicas.
Ø A lógica nos
permite avaliar as idéias em argumentos.
Ø Para que uma
conclusão seja correta, a argumentação deve ser lógica.
I.
Tipos de
Argumentação:
1)
Indução (analogia):
ü O RACIOCÍNIO parte
da experiência PARTICULAR em direção ao UNIVERSAL para se chegar a uma
CONCLUSÃO LÓGICA.
ü A experiência
PARTICULAR permite alcançar por meio de uma GENERALIZAÇÃO uma LEI GERAL.
ü A conclusão pode
ser forte ou fraca, depende do numero de seres observados.
Ex.
·
Urubu
é um pássaro que voa,
·
Pardal
é um pássaro que voa,
·
Pombo
é um pássaro que voa,
·
Logo,
todos os pássaros voam.
2)
Dedução
(silogismo):
ü O RACIOCÍNIO parte
da experiência UNIVERSAL em direção ao PARTICULAR para se chegar a uma
CONCLUSÃO LÓGICA.
ü O silogismo é
formado por uma PREMISSA MAIOR (P) (verdade) somada a uma PREMISSA MENOR (p)
para se chegar a uma CONCLUSÃO LÓGICA (C).
P+p=C
Ex.
·
Todo
brasileiro é sul-americano. (Premissa maior)
·
Ora,
todo paulista é brasileiro. (Premissa menor)
·
Logo,
todo paulista é sul-americano. (Conclusão)
E) COMO COMPREENDER A REALIDADE: A TEORIA DO CONHECIMENTO
Livro: “Metafísica”
Ø A realidade pode
ser compreendida através da observação (sentidos).
Ø A realidade é constituída
pelo concreto e mutável.
Ø É na realidade que,
através do experimentalismo, o ser humano deve buscar a verdade.
Ø O sujeito
cognoscente (ser pensante) deve partir dos dados sensíveis (pelo método
indutivo) para chegar a verdade universal ou essência do ser.
Alguns conceitos em
Aristóteles são importantes para compreender o mundo sensível, material:
I.
MATÉRIA E FORMA:
1)
Matéria:
ü A matéria é o que
compõe o mundo físico.
ü O que constitui as
coisas.
ü Um princípio que
individualiza o ser.
ü É tudo aquilo que é
perceptível aos nossos sentidos e contem a potência (possibilidade) de se
transformar em outra coisa.
Ex.: Madeira, pedra
2)
Forma:
ü É a maneira com a
qual a matéria de cada ser (coisa) se individualiza e se dispõe.
ü É a essência da
matéria.
Ex.: Cadeira, mesa
II.
SUBSTÂNCIA E
ACIDENTE:
1)
Substância:
ü Definições:
a)
Existência
particular, característica individual e única do ser (essências individuais)
b)
Objeto
da metafísica, que busca encontrar a metafísica do ser (fundamento)
Ex.: Cedro, mármore
2)
Acidente:
ü Característica
circunstancial do ser.
ü Varia, mas sem
mudar a sua essência.
Ex. cor dos olhos,
azuis ou castanho possuem a mesma função; dedos, curtos ou largos possuem a
mesma função.
Ex.: Madeira roxa,
Mármore rosa
III.
NECESSIDADE E
CONTINGÊNCIA:
Características do
ser:
1)
Necessário: aquilo que é
necessário para que o ser exista (a substância).
Ex. Cadeiras e
mesas precisam da madeira e da pedra.
2)
Contingentes: aquilo que é
dispensável para a existência do ser (os acidentes).
Ex.: Cadeira pode
ser de madeira roxa ou vinho, terá mesma função. A mesa pode ser de mármore
rosa ou branco, ainda assim terá a mesma função.
IV.
POTÊNCIA E ATO:
1)
Potência:
Está relacionado
com a matéria que possui potencial
para ser transformado, ex.:
ü A madeira é a
potencia da cadeira.
ü A pedra é a
potencia da espada.
2)
Ato:
Está relacionado com a Forma que assume o ser após ser transformado.
Ex.:
ü A cadeira é o ato
da madeira.
ü A espada é o ato do
ferro.
ü A moeda é o ato da
prata.
Ø Os seres se
transformam da potência para o ato.
Ø A FORMA por ser
sempre o ato, é o REAL.
Ø A MATÉRIA por ser
sempre uma potência, é o POSSÍVEL.
Ø O REAL é MAIS
PERFEITO do que o POSSÍVEL.
Ø Logo, a FORMA é
MAIS PERFEITA do que a MATÉRIA.
V.
A TEORIA DAS 4
CAUSAS:
1)
Causa material: é a matéria que
forma a coisa ou o ser. (ex. a madeira e
a causa material da cadeira)
2)
Causa formal: é a forma ou modelo
da coisa ou do ser. (ex. a cadeira para ser a cadeira precisa ter quatro pés e
um acento).
3)
Causa eficiente: aquele que realiza a
transformação (criador). (ex. carpinteiro é a causa eficiente da cadeira).
4)
Causa final: é o objetivo, o porquê das coisas, sua
finalidade. (ex. a cadeira serve para sentar).
Todas as coisas têm um propósito e
devem cumprir sua finalidade.
F) ÉTICA: A MEDIANIA OU JUSTIÇA MEDIDA
Ø Diz respeito ao
comportamento das pessoas em sociedade.
Ø O PRINCÍPIO BÁSICO e fundamental que guia
o pensamento de Aristóteles é a noção de FELICIDADE.
(todas as ações humanas devem ser para buscar a felicidade).
Ø Felicidade não está
nas coisas materiais ou nos prazeres da carne.
Ø Felicidade consiste
na realização da racionalidade através das virtudes (justa medida / mediania).
Ø justa medida /
mediania seria a justa medida entre o excesso e a falta (busca pelo
equilíbrio).
Ø As escolhas racionais
devem vencer os instintos e os prazeres.
Ø O homem não nasce
bom, torna-se bom a partir do exercício da virtude, atingindo assim a
felicidade.
Escolhas racionais
(virtute) equilíbrio = felicidade
G) A CIDADE E O CIDADÃO POLÍTICO
Ø O ser humano é um
“animal político” (as pessoas nasceram para viver em comunidade).
Ø A felicidade está
em viver em sociedade.
Ø Justifica a
escravidão como meio para que o cidadão tenha tempo para se dedicar a política.
Ø O governo (de um só
homem ou de vários homens) tem o dever de garantir o bem comum. Aristóteles
classifica as formas de governo: MONARQUIA (despotismo ou tirania),
ARISTOCRACIA (oligarquia) e POLITÍA (democracia ou demagogia). Para Aristóteles
a democracia seria uma governo alheio ao bem comum por favorecer os mais
pobres.
REFERÊNCIAS:
ARANHA, Maria Lúcia. Filosofando: Introdução á
Filosofia. São Paulo: Moderna, 1993.
BUZZI, Arcângelo. Introdução ao Pensar. Petrópolis;
ed. Vozes, 1997.
CHAUÍ, Marilena. Convite á Filosofia. São Paulo,10ª.
Ed.,Ática,1998.
CONTIM, Gilberto. Fundamentos de Filosofia -História
e Grandes Temas. São Paulo;Editora Saraiva, 2000.
GAARDEr, Jostein. O Mundo de Sofia. São Paulo;
Cia. Das Letras, 1995.
GILES, Thomas Ransom. Introdução á Filosofia. São Paulo;
Epu, 1979.
LICKESI, C. Carlos. Introdução á Filosofia -
Aprendendo a Pensar.2ª. Ed. São Paulo.
Cortez,1996. MONDIM, Battista. Curso de Filosofia.
8ªEd. São Paulo; Paulus,1981 - Volume I, II e III.
MORENTE, Manuel Garcia. Fundamentos de Filosofia -
Lições Preliminares. São Paulo; Mestre Jou,1980.
POLITZER, G. Princípios. Fundamentais de Filosofia.
São Paulo; Hemus, 1995.
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