Em meio a Segunda Grande Guerra Mundial, judeus estavam sendo esmagados pelo preconceito alemão. Chaplin, genialmente, interpreta os dois protagonistas da história: o ditador Adenoid Hynkel (em clara referência a Hitler) e o barbeiro Judeu. Irônico e atrevido, este filme lhe causou sua expulsão dos Estados Unidos, mas criou também uma obra-prima única com uma das melhores mensagens anti-guerra já transmitidas ao homem.
ASSISTA O FILME AQUI!
http://youtu.be/LfbTYhX6Dqs
ATIVIDADE COMPLEMENTAR 8ª SÉRIE
O Grande Ditador
1) Pesquise sobre o filme e faça a ficha técnica do mesmo com as seguintes informações:
Título do filme em português – Título original do filme – Diretor – Ano de lançamento – Principais atores – País em que foi feito – Tempo de duração – e uma sinopse com no mínimo 10 linhas.
2) Analise o trecho final do filme, em que o barbeiro judeu confundido com Hynkel é levado para fazer um discurso sobre a guerra que se iniciava. Reflita e comente sobre a mensagem que Chaplin quis deixar com esta cena.
3) Analise a cena em que Hynkel brinca com o globo terrestre. Que crítica Charles Chaplin faz nesta cena?
4) Qual cena do filme mais te impactou? Por quê?
Questões sobre o texto: “ciência”de Hitler: por um bem maior
PERGUNTAS:
1)
Na defesa de uma “raça” superior, o arianismo, o nazismo perseguiu e tirou a
vida de milhões. Quem era perseguido? Explique o motivo de acordo com a teoria
da higiene racial.
2)
"O mesmo fanatismo que nos deu Mengele também
nos deu a preciosa pesquisa antitabagista.” Pode-se tirar alguma
coisa de valioso dos experimentos desumanos e outros, tanto quanto, macabros
dos cientistas de Hitler? Cite exemplos desses cientistas, o que fizeram e sua
contribuição para a ciência.
3)
Entre a medicina, química, matemática, biologia, física, anatomia, entre outros
destaque os principais avanços da ciência graças a ciência dos nazistas.
4)
Alguns dizem que a utilização e a exposição de tantos
atos desumanos cometidos deixa a impressão de que, em pleno século 21, o
nazismo arrastou a ciência para o arcabouço da idade das trevas. Mas, se aquilo não era ciência então
que essas pesquisas sejam agora, uma vez o mundo tendo superado as atrocidades
nazista, utilizadas pela ciência para um bem muito maior, para que milhões de
vidas não tenham sido ceifadas em
vão. Na sua opinião é válido usar as atrocidades nazistas
pelo bem da ciência? Justifique sua resposta.
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário