Prof. Douglas Barraqui
Modo de produção é a forma de organização socioeconômica associada a uma
determinada etapa de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de
produção de uma determinada sociedade. Reúne as características do trabalho
preconizado, seja ele artesanal, manufaturado ou industrial. São constituídos
pelo objeto sobre o qual se trabalha e por todos os meios de trabalho
necessários à produção (instrumentos ou ferramentas, máquinas, oficinas,
fábricas, etc.). Existem 7 modos de produção: Primitivo, Asiático, Escravista,
Feudal, Capitalista, Socialista e Comunista. Aqui iremos abordar o modo de
produção asiático, escravista, feudal e capitalista.
O modo de produção, portanto, permite compreender a maneira pela qual a
sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. O modo
de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas
relações de produção existentes nessa sociedade.
MODO DE PRODUÇÃO
  ASIÁTICO 
 | 
  
MODO DE PRODUÇÃO
  ESCRAVISTA 
 | 
  
MODO DE PRODUÇÃO
  FEUDAL 
 | 
  
MODO DE PRODUÇÃO
  CAPITALISTA 
 | 
 |
PERÍODO HISTÓRICO 
 | 
  
ü 
  Idade
  Antiga 
 | 
  
ü 
  Idade
  Antiga 
 | 
  
ü 
  Idade
  Média 
 | 
  
ü 
  Idade
  Moderna em diante 
 | 
 
POVOS 
 | 
  
ü 
  Mesopotâmicos 
ü 
  Egípcios 
ü 
  Chineses
   
ü 
  Indianos 
ü 
  Hebreus
   
 | 
  
ü  Gregos  
ü  Romanos 
 | 
  
ü  Europeus 
 | 
  
ü  Ocidentais e orientais  
 | 
 
LOCAL 
 | 
  
Ásia,
  Nordeste da África 
 | 
  
Grécia
  e Roma 
 | 
  
Europa 
 | 
  
América, Ásia, Europa, Oceania e África 
(Obs. Regimes
socialistas: República Popular da China, Cuba, República Socialista do
Vietname, República Democrática Popular de Laos; Coreia do Norte – “socialismo
real”) | 
 
ASPECTOS SOCIAIS 
 | 
  
ü 
  Sociedades Hidráulicas: 
·        
  Egípcios
  – rio Nilo. 
·        
  Mesopotâmicos
  – Rios Tigre e Eufrates. 
·        
  Chineses
  – rios Huang Ho (Amarelo) e Yang Tsé (Azul) 
·        
  Indianos
  – Rio Ganges e Indo. 
·        
  Hebreus
  – Rio Jordão. 
ü 
  Sociedade estamental: 
·        
  Hierarquizada; 
·        
  Mobilidade
  social quase nula; 
 | 
  
ü 
  Escravos: 
·        
  Escravo
  de guerra; 
·        
  Escravo
  de dívida; 
ü 
  Oligarquias : 
ROMA 
Direito
  a cidadania era para poucos.  
Patrício – Proprietários de terras; Ocupavam
  importantes cargos públicos; Considerados cidadãos; Detinham direitos políticos. 
Plebeu - Pequenos artesãos e comerciantes; Faziam parte do exército Realizavam
  comércioPoucos direitos); 
GRÉCIA 
·        
  (Grécia
  - A pólis - uma comunidade de cidadãos livres que se
  autogovernavam. 
·        
  Reunidos
  em assembleias, promoviam discussões que definiam o que aconteceria na
  cidade. 
·        
  Cidadãos
  - Aqueles que
  tinham direito de participar das reuniões. 
·        
  Excluídos: mulheres, estrangeiros e escravos.
   
 | 
  
ü 
  Sociedade estamental - divida em ordens (influência da
  Igreja Católica): 
clero 
“os que rezam” 
nobres 
“os que lutam” 
camponeses 
“os que trabalham” 
ü 
  Pouca
  mobilidade social. 
ü 
  Servidão
  (tributos feudais) 
 | 
  
ü 
  Sociedade
  capitalista; 
·        
  Capitalismo
  mercantil 
·        
  Capitalismo
  industrial 
·        
  Capitalismo
  financeiro 
ü 
  Trabalho
  assalariado; 
ü 
  Sociedade
  divida em classes sociais; 
ü 
  Conflito de classes: 
·        
  Burguês
  VS Proletário 
Burguesia
  tem a propriedade privada dos meios de produção. 
ü 
  Surgimento
  das idéias socialistas: 
·        
  Socialismo
  utópico, 
·        
  Marxismo; 
·        
  Anarquismo; 
·        
  Socialismo
  Cristão; 
 | 
 
ASPECTOS POLÍTICOS 
 | 
  
ü 
  Monarquias absolutas teocráticas (ex. Faraó) 
 | 
  
Ex.
  Roma – Senado e Imperador. (conflito de interesses) 
Democracia – ateniense (Em Atenas somente pequena parcela
  do povo tinha direito de participar da vida política; (cidadão ateniense) 
 | 
  
ü 
  Poder descentralizado. 
(senhor
  feudal) 
ü 
  Fonte
  de poder: 
·        
  Nascimento 
·        
  Terra 
 | 
  
ü 
  Absolutismo monárquico; 
ü 
  Repúblicas; 
ü 
  Experiências
  democráticas; 
ü 
  Declaração
  dos direitos do homem e do cidadão; 
 | 
 
ASPECTOS ECONÔMICOS 
 | 
  
ü 
  Base
  da economia: agricultura. 
ü 
  Servos ou camponeses trabalhavam em condição de servidão coletiva 
ü 
  Comércio
  amonetário 
 | 
  
ü 
  Base
  da economia: agricultura,
  desenvolvimento do comércio
  (monetário) e do artesanato. 
ü 
  Propriedade
  privada da terra. 
ü 
  Uso
  da mão-de-obra escrava. 
 | 
  
ü 
  Base
  da economia – agricultura. 
ü 
  Produção
  de subsistência; 
ü 
  Comércio amonetário; 
ü 
  Mercantilismo; 
 | 
  
ü 
  Industrialização; 
ü 
  Comércio
  globalizado; 
ü 
  Agricultura; 
Políticas Econômicas: Mercantilismo Liberalismo; Neoliberalismo;  | 
 
ASPECTOS CULTURAIS 
 | 
  
ü 
  Religião politeísta (exceto hebreus – religião
  monoteista): 
·        
  Animista 
·        
  Antropomórfica 
·        
  Antropozoomórfica 
 | 
  
ü 
  Politeísmo (Grécia e Roma). 
ü 
  Monoteísmo - Nascimento de Cristo (Roma – no
  ano 391, o cristianismo não só se tornou a religião oficial de Roma, como
  todas as outras religiões pagãs passaram a ser perseguidas). 
 | 
  
ü 
  Religião católica: 
Acumulou
  poder: 
·        
  Econômico: posses de terras; 
·        
  Político: influência nas decisões políticas; 
·        
  Jurídico: interferência na criação de leis; 
·        
  Poder
  social: estabelecia
  padrões de comportamento moral para a sociedade. 
 | 
  
ü 
  Grande
  influência do cristianismo; 
ü 
  Protestantismo; 
ü 
  Renascimento
  cultural; 
ü 
  Racionalismo – base filosófica da ciência (desenvolvimento
  da ciência moderna).  
 | 
 
REFERÊNCIAS
AZEVEDO, Gislane Campos; SERIACOPI, Reinaldo. Projeto Teláris: história 6° ao 9° ano. São Paulo: Ática, 1º ed.,
2012.
CAPELLARI, Marcos Alexandre; NOGUEIRA, Fausto Henrique Gomes. História:
ser protagonista - Volume único. Ensino Médio. 1ª Ed. São Paulo: SM. 2010. 
COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. Volume
Único. Ensino Médio. 8ª Ed. São Paulo: Saraiva 2005.
MOZER,
Sônia & TELLES, Vera. Descobrindo a
História. São Paulo: Ed. Ática, 2002.
PILETTI,
Nelson & PILETTI, Claudico. História
& Vida Integrada. São Paulo: Ed. Ática, 2002.
Projeto Araribá: História – 6° ao
9° ano. /Obra coletiva/ São Paulo: Editora Moderna, 2010. Editora Responsável:
Maria Raquel Apolinário Melani.
Uno: Sistema de Ensino – História –
6° ao 9° ano. São Paulo: Grupo Santillana, 2011. Editor Responsável: Angélica
Pizzutto Pozzani.
VICENTINO,
Cláudio. Viver a História: Ensino
Fundamental. São Paulo: Ed. Scipione, 2002.
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