Prof.
Douglas Barraqui
1.1
O QUE É O SER
HUMANO?
POR QUE VOCÊ PENSA COMO PENSA?
O QUE HÁ DE ESPECIAL NO SER HUMANO?
O QUE HÁ DE ESPECIAL NO SER HUMANO?
"Somente a inteligência examina a si mesma. A pedra cai sem tomar conhecimento de sua queda; [...] a flor nada sabe de sua encantadora beleza; o animal bruto segue seus instintos, sem perguntar a razão de tê-los, apenas o ser humano [...] abriga um espírito que depois de abarcar o mundo, anseia por compreender-se, recolhendo-se em si mesmo [...].” (Jaime Balmes)
A) O QUE NOS
DIFERENCIA DE OUTROS ANIMAIS?
Capacidade de:
Ø APRENDER
Ø ENSINAR
Ø PENSAR
Ø ESCOLHER
B)
LIBERDADE VS
DETERMINISMO
ANIAMAL
|
SER HUMANO
|
Ø Vantagens
biológicas. Possuem características físicas específicas que lhes dão
vantagens biológicas (pássaro asas, leão garras e dentes fortes, peixe
guelras).
|
Ø Não possui
nenhuma característica física específica (sendo um dos animais mais frágeis
da natureza)
|
Ø Agem por
instintos (herdam de sua espécie a programação biológica que ditam as regras
do seu comportamento)
|
Ø Agem pela razão e
instintos
|
Ø São determinados (não
são livres)
|
Ø Agimos por
autodeterminação (em relação aos outros animais, portanto, somos livres)
|
Ø Se adaptam ao
meio
|
Ø Adapta o meio
(natureza) ao seu proveito.
|
C)
A VIDA EM SOCIEDADE
NOS HUMANIZA:
Ser humano não
nasce com características culturais e sociais, tipicamente humanas, adquiri no
processo de socialização decorrente de sua integração em uma cultura. A vida em
sociedade nos humaniza.
1.2
A BUSCA PELO
CONHECIMENTO
Etimologia e conceitos:
Latim – sapere –
saber conhecer
Para que o
conhecimento exista é necessário que haja:
1°) sujeito
cognoscente (sujeito do conhecimento, aquele que vai conhecer)
2°) objeto
cognoscível (objeto do conhecimento, aquilo que será conhecido pelo
sujeito)
A) FERRAMENTAS: RAZÃO
E IMAGINAÇÃO
Para chegar ao
conhecimento sobre o mundo e sobre a si mesmo, o ser humano dispõe de duas
capacidades (ferramentas):
IMAGINAÇÃO
|
RAZÃO
|
Existe antes
mesmo da Razão, argumentação mitológica, religiosas e lendárias. Não há
compromisso com a verdade.
|
Base filosófica
de toda ciência. Uso de argumentação sistemática e metodológica para se
chegar a verdade.
|
I – Tipos de conhecimento:
IMAGINAÇÃO
|
RAZÃO
|
MITOLÓGICO E OU RELIGIOSO:
ü Produzido pela
imaginação.
ü Depende da fé e
crenças.
ü Oferece
explicações mágicas e sobrenaturais.
ü Não é possível
provar racionalmente.
|
CIÊNCIA:
ü Razão como base
filosófica.
ü Conhecimento
objetivo.
ü Fundamenta-se em
observação e análise.
ü Possui um objeto
de estudo.
|
ARTE:
ü Produzida a
partir do uso da imaginação,
ü Interpretação de
mundo do artista,
ü Pode ser usada
para criticar ou manifestar o sentimento humano.
|
FILOSOFIA:
ü Conhecimento
racional,
ü Filosofia de vida
(escolhas racionais).
ü Origem das idéias
e do pensamento.
|
SENSO COMUM:
ü Conhecimento
intermediário entre a imaginação e a razão.
ü Adquirido pela
tradição cultural de um povo (conhecimento sobre fenômenos da natureza,
plantas medicinais).
ü Não possui um
fundamento teórico.
ü Muitas das vezes
impossível de se comprovar.
|
B)
COMO É POSSÍVEL ALCANÇAR O CONHECIMENTO:
1)
INTUITIVO: Uso da intuição, não precisa de um
interlocutor, alguém para ensinar (professor).
a.
Empírico (SENTIDOS): uso dos sentidos (audição, olfato,
paladar, tato e visão), envolve análise e observação.
b. Intelectual
(PENSAMENTO): uso
do pensamento
2) DEMONSTRATIVO: Também chamado de
discursivo, baseia-se em um encadeamento de ideias, juízos ou conceitos que
levam à formação de uma conclusão. Requer um interlocutor.
C)
ESCOLAS DE
PENSAMENTO EDUCACIONAL:
Formas de encarar o conhecimento:
IDEALISMO
|
REALISMO
|
|
RELAÇÃO
ENTRE SUJEITO COGNOSCENTE E OBJETO DO CONHECIMENTO
|
||
Pensador (Platão)
|
Pensador (Aristóteles)
|
|
Ø O mundo existe na
mente das pessoas.
Ø Pensa e
desenvolve teorias.
Ø O mundo é uma
criação do que idealizamos.
Ø Conhecimento
intelectual (Pensamento).
|
Ø O mundo existe
fora da mente das pessoas.
Ø Experimenta e desenvolve
teorias.
Ø O mundo é real e
ele existe.
Ø Conhecimento
empírico (uso dos sentidos).
|
|
D) É POSSÍVEL CONHECER
A VERDADE?
I – Etimologia: Latim Verus/verita
= verdade
II – Conceito: É aquilo que
corresponde a realidade do ser.
1)
CETICISMO - Criada pelo grego Pirro (365-275 a.C.),
atitude de dúvida, verdade não passa de uma ilusão, é impossível conhecer a
verdade.
2)
DOGMATISMO – Surge do senso comum, a verdade existe e
é possível encontrá-la, necessário esforço racional.
E) EPISTEMOLOGIA:
TEORIA DO CONHECIMENTO
I – Conceito: grego (episteme=conhecimento)
(logia=estudo) “estudo do conhecimento” – epistemologia estuda o método de como
se chega a verdade.
II – Métodos:
1)
RACIONALISMO: Razão (pensamento) como forma de se chegar
a verdade – não depende dos sentidos – (representante: Rene Descartes, “penso,
logo existo” – discurso do método)
2)
EMPIRISMO: Uso dos sentidos (audição, olfato, paladar,
visão e tato) para se chegar a verdade –
aplicação do método (análise + observação = verdade) relação entre sujeito do
conhecimento e objeto do conhecimento.
ARANHA,
Maria Lúcia. Filosofando: Introdução á Filosofia. São Paulo:
Moderna, 1993.
BUZZI,
Arcângelo. Introdução ao Pensar. Petrópolis; ed. Vozes, 1997.
CHAUÍ,
Marilena. Convite á Filosofia. São Paulo,10ª. Ed.,Ática,1998.
CONTIM,
Gilberto. Fundamentos de Filosofia -História e Grandes Temas.
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GAARDEr,
Jostein. O Mundo de Sofia. São Paulo; Cia. Das Letras, 1995.
GILES,
Thomas Ransom. Introdução á Filosofia. São Paulo; Epu, 1979.
LICKESI,
C. Carlos. Introdução á Filosofia - Aprendendo a Pensar.2ª.
Ed. São Paulo.
Cortez,1996.
MONDIM, Battista. Curso de Filosofia. 8ªEd. São Paulo; Paulus,1981
- Volume I, II e III.
MORENTE,
Manuel Garcia. Fundamentos de Filosofia - Lições Preliminares.
São Paulo; Mestre Jou,1980.
POLITZER,
G. Princípios. Fundamentais de Filosofia. São Paulo; Hemus, 1995.
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