segunda-feira, 24 de outubro de 2016

ENEM 2017: DICAS DE HISTÓRIA

Prof. Douglas Barraqui

TEMA 01: OLIMPÍADAS
Este ano faz cem anos do cancelamento das olimpíadas de Berlim, na Alemanha, contexto da Primeira Grande Guerra. A Olimpíada que seria realizada em Berlim, na Alemanha, em julho de 1916, acabou sendo cancelada. Motivo do cancelamento? A Guerra.

Em 120 anos de esporte olímpico, as Olimpíadas da Era Moderna só foram canceladas três vezes, e todas por problemas com guerras. Não podemos esquecer que na Grécia Antiga as guerras eram suspensas para celebração dos jogos olímpicos, na era moderna esses valores se inverteram, paramos as olimpíadas para, de uma maneira trágica, celebrar as guerras. . 

SUGESTÕES DE LEITURA:




TEMA 02: REVOLUÇÃO CULTURAL CHINESA (1966-1976)
Este ano fazem cinquenta anos da Revolução Cultural Chinesa. Transformações políticas e sociais, lideradas por Mao Tsé-tung, agitaram a China entre 1966 e 1976. Esse episódio marcou, igualmente, uma intensa perseguição dos dissidentes e contrários a revolução, que, em uma analise final, terminou como uma das mais dramáticas ditaduras de esquerda do mundo.

MUITO IMPORTANTE: não pense de forma dissociada. É necessário pensar a Revolução Cultural Chinesa do ponto de vista da teoria Marxista e das Revoluções socialistas do século XX.

SUGESTÕES DE LEITURA:





TEMA 03: MISSÃO FRANCESA NO BRASIL
A vinda da Missão Francesa ao Brasil em  25 de março de 1816 é um marco inaugural e de desenvolvimento das artes no Brasil. Em 2016 a Missão Artística Francesa, completa seu bicentenário.

A Missão era chefiada pelo intelectual e professor Joachim Le Breton e tendo como principais representantes os pintores Jean Baptiste Debret e Nicolas Antoine Taunay; o arquiteto Grandjean de Montigny e os escultores Auguste Marie Taunay, Marc Ferrez e Zépherin Ferrez.

SUGESTÕES DE LEITURA:





TEMA 04: CENTENÁRIO DO SAMBA
O bom e velho samba, ritmo musical que tem um pezinho na África e que foi criado pelos escravos africanos. Ao mesmo tempo trata-se de um dos símbolo da tradição cultural mais forte do Brasil, considerado pela Unesco desde 2005 como um patrimônio imaterial (Patrimônio da Humanidade). O Samba comemora esse ano de 2016, o seu centenário.

Lembre-se que o samba era um estilo marginalizado e quando chegamos à era Vargas o samba será usado como instrumento político, uma vez descriminalizado.

SUGESTÕES DE LEITURA:





TEMA 05: GUERRA DO CONTESTADO (1912-1916) E SEU FIM
A Guerra do Contestado começou em 22 de outubro de 1912 e teve fim há 100 anos, em agosto de 1916. Em resumo o conflito foi uma disputa pela região conhecida como “Contestado”, localizada entre Paraná e Santa Catarina. A Guerra aconteceu entre os camponeses e o poder do Estado em uma área que era rica em madeira e erva-mate.

Não podemos esquecer que o movimento muito se assemelha com à revolta de Canudos pois, dentre as suas principais características está o messianismo e a concentração fundiária.

SUGESTÕES DE LEITURA:




TEMA 06: 70 anos da Constituinte de 1946
A CONSTITUINTE de 1946, após a queda da ditadura de Getúlio Vargas, restabelecia a DEMOCRACIA. No mesmo pleito, o general Eurico Dutra, do Partido Social Democrático (PSD), foi escolhido para ocupar a Presidência da República. Ainda éramos os Estados Unidos do Brasil quando o texto constitucional foi promulgado. Para a época a Constituição de 1946 se configurava como uma primeira grande experiência democrática para o Brasil.

A constituição marcou a proibição dos jogos de azar e dos cassinos; criação das chamadas CPIs (Comissões parlamentares de inquérito) como instrumento na apuração da corrupção e estabeleceu mandato presidencial para 5 anos (tema esse que foi aprovou em 10 de junho de 2015 pela Câmara dos Deputados, por 348 votos a favor e 110 contra, fixando em cinco anos o mandato para todos os cargos eletivos - presidente, governador, prefeito, senador, deputado federal, deputado estadual e vereador. A ampliação de quatro para cinco anos é uma maneira de "compensar" o fim da reeleição para mandatos do Executivo, aprovado em 28 de maio pelo plenário). VAMOS FICAR DE OLHO!

SUGESTÕES DE LEITURA:





TEMA 07: 30 ANOS DO PLANO CRUZADO
Em 1986, há exatos 30 anos, o povo brasileiros viviam um momento de esperança, expectativa e de grande mobilização social, era anunciado o Plano Cruzado. Um pacote econômico monetário anunciado no dia 28 de fevereiro de 1986 como um primeiro passo de uma sequência de medidas para a controlar a inflação, principal problema econômico do Brasil na década de 80 a chamada “década perdida”.

SUGESTÕES DE LEITURA:




TEMA 08: PANTERAS NEGRAS: 50 ANOS DE SURGIMENTO
Em 1966, a 50 anos, foi criado na cidade de Oakland, Califórnia, por Huey Newton e Bobby Seale, o Partido dos Panteras Negras (em inglês, Black Panther Party ou BPP). Um dos grupos mais radicais na luta contra o preconceito racial nos EUA. O ponto mais controverso da doutrina do grupo era a defesa da resistência armada contra a opressão dos negros.

SUGESTÕES DE LEITURA:





Nenhum comentário: