domingo, 27 de março de 2016

A HISTÓRIA É FEITA POR HOMENS DE CARNE E OSSO

Prof. Douglas Barraqui

Pintada por artista Chineses, Dai Dudu, Li Tiezi y Zhang An, pintura a óleo, 2006. 

O que é a história?

Marc Bloch, historiador Francês, morto pelos nazistas em 1944, deixou uma obra inacabada que pode nos ajudar a chegar a essa resposta. No livro “Apologia da História”, publicado em 1949, Marc Bloch diz que a “história é o estudo do homem no tempo”. Todos nós, eu e você meu caro leitor, somo os atores principais dessa história. Somos os personagens principais dessa maravilhosa história. Talvez a mais bela história da vida nesse planeta seja a história humana.

Ao mesmo tempo que se configura como uma história bela e surpreendente, a história humana também consegue ser assustadora: Como atores principais da história podemos colocar nossos nomes em feitos ciclópicos como Gengis Khan o maior conquistador que a terra já conheceu. Podemos colocar nossos nomes em feitos memoráveis como Nelson Mandela e sua luta pela igualdade racial. Ao mesmo tempo podemos colocar nossos nomes em grandes tragédias humanas como Adolf Hitler e o nazismo na Alemanha. A história humana, portanto, é feita por homens de carne e osso, homens como eu e você.


A palavra história vem do grego antigo ἱστορία, transl.: historía, que significa "pesquisa" "conhecimento advindo da investigação". Teriam sido os gregos os inventores da história, mais especificamente Heródoto. Nascido no século V a.C. em Halicarnasso, Heródoto foi o autor da história da invasão persa da Grécia nos princípios do século V a.C., conhecida simplesmente como “As histórias de Heródoto”. Esta obra foi reconhecida como uma nova forma de literatura pouco depois de ser publicada. Um conhecimento advindo da investigação do passado. Heródoto recebeu a alcunha de o “pai da história”. 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2002. 

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 1990.

Nenhum comentário: