domingo, 3 de janeiro de 2016

HOMENS E MULHERES DA NOSSA HISTÓRIA: JOSÉ DA COSTA AZEVEDO, O BARÃO DE LADÁRIO

Prof. Douglas Barraqui
Capitão de fragata José da Costa Azevedo

Futuro barão de Ladário, José da Costa Azevedo, nasceu no Rio de Janeiro, então capital do Império, no dia 30 de novembro de 1823. Membro do Partido Liberal do Império, foi eleito deputado geral pelo Amazonas e exerceu seu mandato de 1878 a 1881. Foi o último ministro da Marinha do Império, tendo exercido o cargo no Gabinete Ouro Preto.

Quando da proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, no meio de todo aquele calor do evento que mudaria o curso da história do Brasil, José da Costa Azevedo apareceu numa rua lateral com seu carro. Vinha se juntar ao ministério, já reunido no interior do edifício. Deodoro mandou que os tenentes Adolfo Pena e Lauro Müller o prendessem. Os dois oficiais se aproximaram do ministro quando ele saía do carro.

— Senhor barão, Vossa Excelência está preso! gritou o tenente Pena.

Em vez de se render, Ladário sacou uma pistola e disparou em direção ao oficial, que revidou de imediato. Ambos erraram o alvo. Ladário sacou outra pistola e deu um segundo tiro. Errou novamente, mas dessa vez foi alvejado por quatro disparos, que o atingiram em várias partes do corpo. A distância, Deodoro gritou:

— Não atirem! Não matem esse homem!

Com as roupas empapadas de sangue, Ladário procurou refúgio em uma loja próxima, mas caiu na calçada antes de chegar à porta do estabelecimento. Levado a um hospital, sobreviveu milagrosamente. Semanas mais tarde, anunciaria seu apoio ao novo governo provisório republicano.

REFERÊNCIAS:


GOMES, Laurentino. 1889: como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da monarquia e a proclamação da República no Brasil / Laurentino Gomes. - 1. ed. - São Paulo : Globo, 2013.

LEITE NETO, L. Catálogo biográfico; SENADO. Disponível em: http://www.senado.gov.br/sf/senadores/senadores_biografia.asp?codparl=1904&li =23&lcab=1894-1896&lf=23. Acesso em 03 de janeiro de 16.


SILVA, Hélio: O Primeiro Século da República. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

Nenhum comentário: