sábado, 12 de dezembro de 2015

O QUE PODEMOS APRENDER COM O RELÓGIO CUCO, MAQUIAVEL, TROPICÁLIA, A LEGIÃO E O CALYPSO

Prof. Douglas Barraqui

A Suíça em 5 anos de estabilidade política e econômica produziu o relógio cuco. A Itália submersa em crise política com seus principados em guerra, instabilidade econômica produziu Maquiavel, Michelangelo, Torquato.

Momentos de estabilidade e tranquilidade nos deixam letárgicos e anestesiados. Eu diria até mesmo acomodados. Momentos de crise e instabilidade, uma situação de incomodo, nos abre um leque de opções para mudanças, transformações. Eu diria superação.

Veja o exemplo na música: a década de 70, marcada pela tragédia do regime militar, censura, repressão, perseguição política e torturas, produziu  Francisco Buarque de Hollanda, Elis Regina, Geraldo Vandré e Caetano Veloso. A década de 80, a “década perdida” com inflação acumulada ao ano em 365,9%, e 90 da “geração Coca Cola”, produziu a Legião Urbana, Paralamas e Titãs. Os últimos 15 anos de um país passando por uma relativo desenvolvimento econômico e estabilidade, chegamos a condição de 6ª potência econômica mundial, produziu-se banda Calypso.


Calypso não é melhor ou pior que a Legião Urbana. São apenas filhos de seus respectivos momento histórico. Nosso país hoje oferece as condições perfeitas, oportunidade de mudança, transformação e acima de tudo superação. Então pare de ficar lamentando sobre a crise, reclamando desse ou daquele governo e mexa o seu rabo. 

Nenhum comentário: