sábado, 14 de novembro de 2015

SOBRE O TERROR E O FUNDAMENTALISMO

Prof. Douglas Barraqui

Há uma tênue linha que separa o fanatismo do fundamentalismo. Ao longo da história o homem endeusou outros homens, enalteceram atitudes e usaram a religião para tanto. Mas sempre digo para meus alunos: o problema não está nesta ou naquela religião; o problema não está no cristianismo, no islã, budismo, induísmo; não está em Cristo ou em Ala; neste ou naquele livro sagrado. O problema está em nós, homens. Estamos tão cheios, anestesiados, dopados de nossa própria “filosofia”.

Alguns podem até dizer que viver em função da religião é como viver na Caverna de Platão. E eu sempre digo para os meus alunos que não há nada de errado em ter fé. O problema é o que você faz com a sua fé.

Não seja tolo ao ponto de pensar que Islãmismo é sinônimo de terrorismo. A Al Qaeda, o Taleban,  o Al Shabaab ou mesmo o Estado Islâmico não foram os inventores do fundamentalismo ou mesmo do terrorismo. Não sejamos justiceiros afoitos ao ponto de achar que o mundo árabe deve ser enfrentado, o islã deve ser combatido. É justamente aqui que estamos sendo tão fundamentalistas quanto os terroristas da Al Qaeda, do Taleban,  do Al Shabaab e do Estado Islâmico.

Digo e repito “os fundamentalismos”, porque há várias formas de fundamentalismo,  estão presentes no cristianismo, no judaísmo, no islamismo; no modo como seu pai te educa, no modo como seu professor te reprende, nas palavras de um pastor de um padre, do vizinho que acha que é dono do corredor do prédio; em mim e em você que chegamos mesmo a pensar que a melhor forma de resolver o terrorismo é com guerra e mais terror. Em nossa atual “filosofia”, em nosso tempo, posso te dizer: de terror e fundamentalismo todo mundo tem um pouco. 

Nenhum comentário: