domingo, 15 de novembro de 2015

O QUE VENDE MAIS DO QUE ÁGUA?

Prof. Douglas Barraqui


Você já notou como desgraças, tragédias, e as diversas formas de violência vendem tão bem; são tão facilmente propagadas e disseminadas pela mídia e pelas redes sociais? Todos se dizem probos, pacifistas e moralistas na hora de se condenar, por exemplo, a violência incutida no porte de armas, porém se tiver a oportunidade de amarrar o ladrãozinho favelado no poste e descer a ripa, assim o fará.

Nós temos várias formas de ver as desgraças do nosso mundo. Somos perfeitamente capazes de enxergar com nitidez e Interpretar com clareza as várias formas de violência e de ódio, latente ou que explodem em movimentos. Mas, é muito curioso como temos uma incapacidade quase inata de perceber a violência e o ódio em nós mesmos. Porém, ao mesmo tempo, notamos e sabemos muito bem como condenar no outro.

É uma tragédia em si só, mas o ódio, como bem perceberam e usaram os nazistas, é o instrumento catalisador para unir um grupo. Nós seres humanos temos um interesse pela violência que chega a ser algo mórbido. Somos capazes de curtir e compartilhar nas redes sociais aquele vídeo em que duas jovens na porta da escola se esbofeteiam até o sangue marejar. Mas, raramente, curtimos e compartilhamos aquele vídeo em que um jovem cede seu lugar no ônibus para uma senhora já cansada. Na verdade ninguém se quer se interessa em filmar esse tipo de coisas, leia-se aqui coisas boas.

Percebam que em nossa sociedade desgraças, tragédias e violência generalizada vendem, mais do que água no deserto. 

Nenhum comentário: