sábado, 14 de novembro de 2015

MAPAS HISTÓRICOS - O IMPÉRIO DE ALEXANDRE, O GRANDE - SÉC. IV A. C.

Prof. Douglas Barraqui

Alexandre III Magno, ou Alexandre, o Grande, rei da Macedônia, filho do imperador Fellipe II e Olímpia, princesa de Epiro, nasceu em julho de 356 a .C, na região de Pella na Babilônia. Alexandre, conquistou o Império Persa, foi um dos mais importantes militares do mundo antigo, e construiu com guerras e alianças um dos mais notáveis império do mundo antigo.

Alexandre fundou várias cidades ao longo de seus territórios, muitas das quais se chamaram Alexandria em sua homenagem. Bem situadas e bem pavimentadas, essas cidades contavam com serviço de abastecimento de água. Eram autônomas, mas sujeitas aos editos do rei. Os veteranos gregos de seu exército, bem como os soldados jovens, negociantes, comerciantes e eruditos, se instalaram nelas, levando consigo a cultura e a língua gregas. Assim, Alexandre estendeu amplamente a influência da civilização grega e preparou o caminho para os reinos do período helenístico e para a posterior expansão do que viria a se tornar o Império Romano.


O mapa acima, bem como sua legenda, foi por mim adaptado do original em VICENTINO, Cláudio e DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil: ATLAS. Vol. Único. 1 Ed. São Paulo, Ed. Scipione, 2010. Pg. 09. 

REFERÊNCIA:

VICENTINO, Cláudio e DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil: ATLAS. Vol. Único. 1 Ed. São Paulo, Ed. Scipione, 2010.

Nenhum comentário: