segunda-feira, 19 de outubro de 2015

HiStO é HiStÓrIa HOJE: 19 DE OUTUBRO DE 202 A. C, O DIA DA VITÓRIA DOS ROMANOS NA BATALHA DE ZAMA SOBRE ANÍBAL E SEU EXÉRCITO DE ELEFANTES

Prof. Douglas Barraqui
A Batalha de Zama, 202 a.c., de Giulio Romano (1492-1546). Óleo sobre tela. Museu Pushkin, Moscou, Rússia. The Bridgeman Art Library International.

No dia 19 de outubro de 202 a. C. dois poderosos exércitos se encontraram na histórica Batalha de Zama.  Dois dos maiores comandantes de sua época se enfrentaram em um sangrento embate de gigantes: de um lado o general romano Cipião; do outro Aníbal Barca, de Cartago, com seu temível exército de elefantes, os tanques de guerra da antiguidade.

Do lado romano, 30 mil legionários veteranos da campanha na Península Hispânica se enfileiravam. Cipião, hábil estrategista, havia treinado pessoalmente suas tropas para este dia. A Cavalaria latina, acrescida dos auxiliares númidas massaesílios, superava a de Cartago na ordem de três ou quatro para um. Isto é, pelo menos, três vezes maior que a cavalaria de Aníbal.

Engrossando as fileiras do exército de Cartago, espremiam-se aproximadamente 40 mil soldados de diversas origens, incluindo gauleses, ligurianos e um pequeno contingente dos temidos cavaleiros númidas. Na ponta da lança cartaginesa, 80 elefantes de guerra prometiam espetáculo à parte.

Saldo da batalha: Acredita-se em 20 mil cartagineses mortos, incluindo os que foram assassinados após a rendição, e cerca de 15 mil capturados; do lado romano, as baixas se aproximam dos 6 mil mortos e 4 mil feridos com alguma gravidade. Ignoram-se os números dos cavaleiros númidas massaesílios.

Após o embate entre os maiores generais da época, Aníbal, derrotado, passaria o resto de sua vida fugindo de Roma e se dedicando a novas guerras contra sua eterna inimiga. Cipião, por sua vez, ratificou novo tratado romano-cartaginês após rendição cartaginesa e retornou à pátria em triunfo. Por suas decisivas vitórias contra a africana Cartago e, essencialmente, contra o maior inimigo da república romana (Aníbal), recebeu o apelido Africano, tornando-se Cipião, o Africano.

REFERÊNCIAS:

CUMMINS, joseph. As maiores guerras da história. trad. Vania Cury. Rio de Janeiro: ediouro, 2012.

GARRAFFONI, Renata Senna. Guerras Púnicas. in.: Magnoli, Demétrio (org.). História das guerras. 5 ed. São Paulo: contexto, 2011. Gilbert, Adrian.


Enciclopédia das guerras: conflitos mundiais através do tempo. Trad. Roger dos Santos. São Paulo: m. books, 2005.

Zama, 202 a.c.: o fim da Segunda Guerra Púnica. Disponível em: Vhttp://www.museudeimagens.com.br/batalha-de-zama-o-fim-da-segunda-guerra-punica/. Visitado em 19 de outubro de 2015.

Nenhum comentário: