sábado, 17 de outubro de 2015

HiStO é HiStÓrIa HOJE: 17 DE OUTUBRO DE 1760 NASCIA O CONDE DE SAINT-SIMON

Prof. Douglas Barraqui
Claude-Henri de Rouvroy

Em 17 de outubro de 1760 nascia na França Claude-Henri de Rouvroy, Conde de Saint-Simon. Considerado um dos fundadores da Sociologia, Saint-Simon foi filósofo e economista, um dos fundadores do socialismo moderno e teórico do socialismo utópico.

A principal obra de Saint-Simon é o livro “Novo Cristianismo” de 1825. Nesta obra o autor declara que a Religião tendia a melhorar a condição de vida dos mais necessitados.

Curiosamente Saint-Simon morreu no ano da publicação desse livro, no dia 19 de maio. Em pouco menos de três anos Saint-Simon já tinha diversos seguidores que haviam desenvolvido um culto quase religioso baseado na interpretação das suas idéias. Sua obra e suas idéias foram difundidas na Europa e na América do Norte, influenciando socialistas e outros românticos do início do século XIX, como Sainte-Beuve, Victor Hugo e George Sand.

É bem verdade que as visões economicistas de Saint-Simon foram, de forma significativas, influenciadas pelas visões de Adam Smith, a quem Saint-Simon admirava muito e se referia como "O imortal Adam-Smith".

Para Saint-Simon o papel da sociedade deveria ser de:

“lutar pelo aprimoramento da moral e da vida material das pessoas pobres; a sociedade deveria se organizar da melhor forma para atingir seus fins."

Referências:


IONESCU, Ghita. El pensamiento politico de Saint-Simon. Tradução de: Carlos Melchor e Leopoldo Rodríguez Regueira. Título Original: The political thought of Saint-Simon. 1976. Oxford University Press. Primeira edição em espanhol, 1983. Fondo de Cultura Economica: México, D.F., 1983.

Nenhum comentário: