sexta-feira, 24 de julho de 2015

FILOSOFIA – AULA 02 – LÓGICA

Prof. Douglas Barraqui
Aristóteles é o autor do primeiro
trabalho sobre lógica

Isso tem lógica!

Quando fazemos perguntas sobre o mundo em que vivemos e seus fenômenos, começamos, portanto, a filosofar. Mas, para passar nossos pensamentos às outras pessoas, precisamos exprimir em palavras. É necessário, para um bom entendimento, que nossas palavras sejam organizadas em uma frase, ou em um discurso, que tenha uma lógica.

Podemos definir a lógica como:

A disciplina da filosofia que estuda as regras do raciocínio e do discurso.

A lógica é fundamentalmente útil em nosso dia-a-dia, ao passo que, embora as palavras esclareçam os que os outros queiram ou pesam, elas também podem nos enganar.

As regras da lógica foram inicialmente propostas pelo filósofo grego Aristóteles do século IV a.C. Aristóteles propôs que a chave de um raciocínio lógico é um silogismo.

O silogismo é um tipo de raciocínio estudado pela lógica e é composto de três afirmações: a primeira afirmação é sempre um juízo sobre um fato, é chamada de PRIMEIRA PREMISSA. A segunda afirmação, ou segundo juízo, sobre o mesmo fato, é a SEGUNDA PREMISSA. Os dois juízos quando colocados em ordem levam, então a uma terceira afirmação que chamamos de CONCLUSÃO. Veja um exemplo:

PRIMEIRA PREMISSA: toda igreja católica é cristã
SEGUNDA PREMISSA: nem todo cristão é católico
CONCLUSÃO: existem outras igrejas cristãs

O silogismo, portanto, é a chave de um raciocínio lógico. Porém, sempre é necessário tomar cuidado, pois, se os juízos ou premissas forem falsos, o raciocínio estará comprometido. Veja exemplo como o raciocínio pode ser perigoso e sem lógica:

Primeira premissa: mulçumano é aquele que segue o islã
Segunda premissa: o islã surgiu na Península Arábica e o árabe é muçulmano
Conclusão: todo árabe é muçulmano e seguidor do islã

Veja o perigo dessa conclusão: Os árabes estão espalhados pela península arábica, norte da África, Síria, Líbano, Iraque e Jordânia, em todos esses locais, eles convivem com outros povos, culturas e religiões. Assim, existem muitos árabes cuja religião é o cristianismo ou o judaísmo. Portanto, o que temos no exemplo acima é uma FALÁCIA. Falácia é uma armadilha lógica, no pensamento aristotélico é um raciocínio falso que, entretanto simula a veracidade. É um argumento que, em primeiro momento, parece verdadeiro, mas, quando bem analisado, é falso; mal direcionado e/ou mal conduzido. No exemplo acima, a segunda premissa não está diretamente relacionada com a primeira, assim a CONCLUSÃO acaba sendo falsa, pois, nem todo árabe é muçulmano.

Observação importante: mentira é diferente de falácia. A mentira tem um tão moral; eu sei que estou enganando alguém e construo uma argumentação com esse objetivo. A falácia não tem o objetivo de ser um equivoco moral, trata-se de um erro lógico embutido em suas premissas. É uma argumento que parece ser verdadeiro, aparentemente é um argumento correto, mas contem algum tipo de erro lógico na argumentação.

Vamos tirar uma CONCLUSÃO de todas as PREMISSAS aqui apresentadas:

A lógica é a área da filosofia que estuda raciocínios; resumindo a lógica estuda como que os raciocínios são elaborados e estruturados. A lógica, então, oferece regras e ferramentas que vão dizer quando eu posso afirmar uma determinada coisa, com base em outras. Outro exemplo: se eu afirmo que todos os cães são mortais, e eu conheço certo cão chamado Fortune (pug de Josefina, esposa de Napoleão). O que eu poço extrair de base lógica nisso? eu posso concluir que Fortune é mortal. A lógica, portanto, estuda se é válida e se é possível fazer esse tipo de conclusão. Logo, quanto mais investigarmos a lógica, mais bem preparados estaremos frente às ações errôneas do nosso pensamento, bem como, do pensamento dos outros.

REFERÊNCIAS:

BLACKBURN, Simon. Pense: uma introdução à filosofia. Lisboa: Gradiva, 200.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 7. ed. 2. reimp. São Paulo: Ática, 2000.

COLCHETE, Eliane e MORAIS JUNIOR, Luis Carlos de. A formação da filosofia contemporânea. Rio de Janeiro: Litteris, 2014.


DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Trad. Bento Prado Jr. E Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro, 34, 1992.

Um comentário:

Tonia Rocha disse...

Amo Filosofia, gostei do seu Blog. Sucesso !