quarta-feira, 1 de maio de 2013

HOMENS E MULHERES DA NOSSA HISTÓRIA: SILVA JARDIM “O HOMEM VULCÂNICO”


Por Douglas Barraqui

Antônio da Silva Jardim era um homem que em suas veias corriam sangue quente como lava. Um Republicano convicto, advogado e jornalista Silva Jardim, era um inimigo ferrenho e destemido da monarquia bem como da escravidão. Envolveu-se completamente na campanha pela república, chegando a vender sua banca de advogado e dissolver sua sociedade. Sua vida, então, se dirigiu para os comícios em prol da República e viagens constantes entre os estados de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Para ele a verdadeira república só poderia ser efetivada com sangue. Suas idéias eram tão radicais que defendia que não bastava libertar os escravos e derrubar o imperador D. Pedro II, era importante prender e se possível executá-lo.

Após o golpe de 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República, sem derramamento de sangue, o exército, que não se sentia ligado aos civis que tanto haviam lutado por sua proclamação, deixou-o de lado. Silva Jardim ficou decepcionado.

Como também não conseguiu se eleger senador pelo Distrito Federal, decidiu, então, retirar-se da política e viajar para o exterior para descansar, partiu para a Europa. Em julho de 1891, aos 30 anos de idade, visitou Pompéia, na Itália e, curioso por conhecer o vulcão Vesúvio, decidiu escalar o vulcão, ao chegar ao topo, escorregou, caiu em uma fenda na cratera da montanha e morreu. “Extraordinário o destino do grande brasileiro: até para morrer, se converteu em lava.” disse José Carlos do Patrocínio.

Referências:

BUENO, Eduardo. Brasil: uma História - a Incrível Saga de um País. São Paulo: Ática, 2003. 448p.




Nenhum comentário: