terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

BBB: Onde estão os nossos heróis?



Por Douglas Barraqui

Esta escrito nos anais da história que Roma, um dos maiores impérios da humanidade, sucumbiu em meio depravações dos valores morais de seu povo dentre eles a banalização do sexo. O “zoológico humano” intitulado de Big Brother Brasil programa de baixarias e vilanias, leia-se aqui entretenimento, da TV Globo, a todo momento nos empurras desvalores miolo adentro, alienação.

Seria o BBB o reflexo de uma sociedade narcisista, consumista, individualista e superficial? Ou, ao contrário, o BBB estaria refletindo esses pseudosvalores para o público ao deixar de estimular a cultura, a inteligência, a criticidade, e  corrompendo princípios como solidariedade, ética e moral? Neste programa o que vale é ser bonito dentro de um padrão predeterminado de homens e mulheres sarados, siliconados. Em meio ao um reality show de pornografia e conspirações em frente às câmeras reflexo da ganância pelo prêmio em dinheiro.

George Orwell se levantaria do túmulo se soubesse que seu livro iria dar nome a um reality show. O Big Brother, traduzido como o “grande irmão”, é um personagem fictício do Romance intitulado 1984 de George Orwell. Escrito originalmente em 1948, trata-se de uma sociedade vigiada dia e noite pelo grande irmão, que vê tudo, controla tudo, decide tudo. Os regimes fascistas da Alemanha e da Itália serviram de inspiração ao autor.

O Big Brother Brasil é um enlatado holandês criado originalmente por John de Mol, executivo da empresa Endemol. Consiste em pessoas comuns, pré selecionadas, que conviveriam juntas dentro de um mesmo espaço, e sendo vigiadas vinte quatro horas por dia.

A versão brasileira conta com o apresentador Pedro Bial: Jornalista, escritor, cineasta e poeta. Repórter que cobriu a queda do muro de Berlim, Bial prometeu um “zoológico humano divertido” e chama os participantes do reality show de heróis. Será que Bial, pessoa instruída que é, desconhece o verdadeiro significado semântico da palavra herói? Será que não percebe que o BBB significa a morte da cultura, de valores e princípios como ética, moral, solidariedade?

O fato é que a TV brasileira como um todo não esta cumprindo seu papel, que nas palavras de Arlindo Machado, é o de colaborar na construção da cidadania. [1] Os críticos da Escola de Frankfut viam a TV como uma ferramenta a serviço do poder, vinculadora de interesses ideológicos dos detentores dos meios de produção e que seria um meio de comunicação incapaz de colaborar para a construção da cidadania. [2] E se esses mesmos críticos de Frankfut tivessem assistidos ao BBB veriam o show de horrores segundo o qual os dominantes submeteram os dominados.

BBB é um programa de entretenimento? Se você respondeu sim, reveja seus conceitos. E se você ainda acha que os participantes do BBB são heróis lembre-se dos bombeiros, dos policiais, dos professores que trabalham dia a dia por um mundo melhor recebendo salário indigno. Ou de pessoas que acordam de madrugada, no cantar do galo, pegam duas a quatro conduções para chegar ao trabalho, receber salário mínimo, e alimentar uma família de seis a dez bocas. Isso é Reality Show,  isso sim é ser herói.

Referência:

[1] MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Ed. Senac, 2005.

[2] BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 1997

3 comentários:

Charles Manson disse...

Cara, um professor do cursinho me falou sobre uma frase que o nosso 'queridíssimo' Pedro Bial havia falado: 'Nossos heróis estão no Big Brother'. Ao pesquisar essa frase no tio Google, me deparo com este seu artigo, e fico revoltado ao ver que esta página não possui sequer um comentário. Raramente faço comentários em blogs, mas fui obrigado a abrir uma exceção. É exatemente isso: Big Brother aliena nossas mentes, definha a(bastante escassa) cultura do brasileiro. Onde estão os verdadeiros heróis, que batalham todo dia no trabalho por uma porra de salário que mal serve para sustentar as necessidades mais básicas do ser humano? Onde estão as pessoas que realmente fizeram algo pela humanidade? Estão jogados na porra de um baú enquanto mentes mais fracas assistem um grupo de retardados sociais presos nua casa guiados por um padrão de beleza imposto pela mídia, do qual não tivemos sequer direito a voto. Revoltante, sem dúvida, revoltante.
Obrigado pela atenção (:

Áquila da Silva Barraqui disse...

incrível como pessoas que morrem todos os dias por salvarem outras não são reconhecidas,deveria estar com um problema de audição pois até hj não acredito que tais palavras foram ditas:'Nossos heróis estão no Big Brother' acho uma vergonha a falta de reconhecimento de pessoas que merecem nossas eternas admirações.

Marcio Nicolau disse...

"Zoológico" não é o termo mais apropriado. Porque os animais têm ética.

A programação televisiva é hoje um ultraje.