sábado, 10 de outubro de 2009

Prêmio Nobel pela piada do ano


By Douguera, a pedido de meu grande amigo Joaquim

E o prêmio Nobel da piada do ano para quem vai? Se o objetivo da edição 2009 do prêmio Nobel era o de surpreender, meus parabéns, pois conseguiu – o próprio ganhador ficou surpreso. Nesta última sexta feira, dia nove, em Oslo, Noruega, o comitê organizador do Nobel elegeu Barack Obama, presidente dos EUA, como o cavaleiro errante da paz. Tido como favorito, o primeiro-ministro do Zimbábue, Morgan Tsvangirai, ativista fervoroso dos direitos humanos que durante anos desafiou o regime de Robert Mugabe, ficou chupando dedo.

"O Comitê do Nobel quer que o prêmio tenha impacto e ele certamente pode ter com Obama, embora seja prematuro em muitas formas,"[...] "Não vejo outro Nobel tão ousado como este - concedê-lo a alguém que está apenas no início e ainda está por ter um impacto significativo". [1] Foi o que disse Kristian Berg Karpviken, diretor do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz (PRIO), de Oslo. O comitê do Nobel teria destacado o “EXTRAORDINÁRIO” esforço de Obama na perspectiva de um mundo sem armas nucleares. A meu ver o comitê tem que rever seu conceito de “EXTRAORDINÁRIO”. Os EUA têm mais de 12 mil armas nucleares; a Rússia aproximadamente o mesmo número; Israel, segundo ex-presidente Jimmy Carter, tem 150 projéteis [2]. Isso sim é EXTRAORDINÁRIO, para não dizer cómico.

É bem verdade que Obama, como muito raramente na história da humanidade, é um homem que capturou a atenção do mundo e que trouxe para si a esperança de um futuro melhor, todavia este louvado prêmio foi dado a uma obra inacabada e, quando falamos de paz mundial, estamos dizendo de uma obra ciclópica. É, portanto um prêmio baseado na esperança.

Alguns editoriais destacaram a vitória de ideais de humanidade, enquanto outros, mais sensacionalistas, referem-se a uma escolha de jugular política. E se fizermos um projeção da relação Obama presidente e sua indicação ao prêmio, veremos que ele foi indicado no início de fevereiro, poucos dias depois de ser eleito presidente americano. Seria como eleger Zidane – melhor jogador da copa do mundo de 2006 – aos 30 segundos do primeiro jogo da seleção da França, pelo grupo G, contra a seleção da Coréia do Sul.

Alguns comparam a vitória de Obama à premiação do Nobel de 1990 do soviético Mikhail Gorbachev, eleito um ano após a queda do Muro de Berlin – símbolo antológico do Final da Guerra Fria. Ou ainda ao Nobel de 1971 do chanceler alemão Willy Brandt, premiado por abrir-se para o Leste [3].

Sempre achei louvável o reconhecimento dado por esta premiação. E assistia trabalhos de uma vida toda de promotores da paz sendo reconhecidos. A exemplo de Jimmy Carter, premiado em 2002, pelos seus esforços em busca de uma solução pacífica para os conflitos internacionais, pela democracia, direitos humanos e o desenvolvimento econômico social. Ou ainda por Martti Ahtisaari, ex-presidente da Finlândia, premiada em 2008, que esteve envolvida em infatigáveis esforços nas negociações pela paz no conflito entre Kosovo e Iraque.

Vejo, portanto, uma eleição baseada na esperança de realizações, não em conquistas concretas. Produziu, de fato, impacto até mesmo nas mentes mais belicosas. Osama Bin Laden pode até ser indicado em 2010. Só espero que essa seja apenas mais uma piada de mau gosto
.

Notas:

[1] Jornal do Brasil on line. Disponível em: http://jbonline.terra.com.br/editorias/internacional/. Acesso em 10 de outubro de 2009.

[2] Folha On Line. Israel tem 150 armas nucleares, diz ex-presidente dos EUA. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u405582.shtml. Acesso em 10 de outubro de 2009.


[3] Swissinfo.ch - Noticias da Suíça para o mundo. Prêmio Nobel a Obama é visto como aposta “ousada” no futuro. Disponível em: http://www.swissinfo.ch/por/noticias/internacional/Premio_Nobel_a_Obama_e_visto_como_aposta_ousada_no_futuro.html?siteSect=143&sid=11332552&cKey=1255122575000&ty=ti. Acesso em 10 de outubro de 2009.


Bibliografia:

BBC-Brasil. Obama mereceu o Nobel da Paz? Disponível em: http://newsforums.bbc.co.uk/ws/pt/thread.jspa?forumID=10037. Acesso em 10 de outubro de 2009.


Folha On Line. Israel tem 150 armas nucleares, diz ex-presidente dos EUA. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u405582.shtml. Acesso em 10 de outubro de 2009.


G1. Obama é o Nobel da Paz de 2009. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1335214-5602,00-OBAMA+E+O+NOBEL+DA+PAZ+DE.html. Acesso em 10 de outubro de 2009.


Jornal do Brasil on line. Disponível em: http://jbonline.terra.com.br/editorias/internacional/. Acesso em 10 de outubro de 2009.


Nos Revista. Barack Obama é o primeiro afro descendente a ganhar o premio Nobel da paz. Disponível em: http://www.nosrevista.com.br/2009/10/09/barack-obama-e-o-primeiro-afrodescente-a-ganhar-o-premio-nobel-da-paz/. Acesso em 10 de outubro de 2009.


Swissinfo.ch - Noticias da Suíça para o mundo. Prêmio Nobel a Obama é visto como aposta “ousada” no futuro. Disponível em: http://www.swissinfo.ch/por/noticias/internacional/Premio_Nobel_a_Obama_e_visto_como_aposta_ousada_no_futuro.html?siteSect=143&sid=11332552&cKey=1255122575000&ty=ti. Acesso em 10 de outubro de 2009.


Último Segundo. Barack Obama prêmio Nobel da Paz. Disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2009/10/09/barack+obama+ganha+premio+nobel+da+paz+8784055.html. Acesso em 10 de outubro de 2009.

5 comentários:

Júnia L. disse...

Está cada vez mais desacreditado este prêmio. O que Barak fez para merecê-lo?

Dan disse...

Oi Douglas,

Muito bom artigo, bem pesquisado e fundamentado.
Não quis escrever sobre o assunto no meu blog, pois não faria de forma tão admirável como você.
Já partiria para a ofensa. Acho que esse prêmio ofende a todos nós. Um grande absurdo!!! Quantas pessoas efetivamente lutam pela paz, todos os dias. O nosso querido Bentinho, na sua luta contra a pobreza, que não foi só por estas bandas, se tornou universal.
Não tenho nada contra Obama, mas o prêmio foi dado por simplesmente ser Presidente dos EUA.

UMA VERGONHA!!!

Abraços

Joaquim Neto disse...

Meu amigo, agradecido de coração por atender meu pedido,quando eu o fiz, sabia que seria tão grandioso,que crônica...( alguem da uma "forca" pra Arnaldo Jabor? rs...) Parabéns pelo texto!!

Que 2010 não tenhamos uma outra piada dessa,se tiver que seja uma que tenha graça porque essa teve graça nenhuma...

obrigado Barac!

pauloveras disse...

Ta ai, se há uma coisa que também não entendi, foi o Barak ganhar o nobel pela paz. Mas enfim, se continuar assim, ate o fim do mandato, ele ganha mais uns. Abraços

Fatima disse...

Vim conhecer seu blog e gostei muito!
Bjs