segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Pac para a preservação

Programa de Aceleração do Crescimento vai destinar R$ 150 milhões por ano para projetos de conservação do patrimônio histórico em 124 cidades

por Dafne Melo

Por iniciativa do Ministério da Cultura, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) chegará às cidades históricas. A ideia é destinar a quantia de R$ 150 milhões por ano a projetos de preservação em 124 cidades brasileiras, incluindo as 27 capitais e municípios como Ouro Preto (MG), Erechim (RS) e Juazeiro do Norte (CE). O dinheiro pode ser usado em projetos de requalificação urbanística, infraestrutura urbana, financiamento para recuperação de imóveis privados, restauro de monumentos e promoções do patrimônio cultural.

O PAC das cidades históricas terá duas fases: até o ano que vem, 50 cidades deverão receber financiamentos. De 2011 a 2012, outras 74 cidades serão incluídas. Segundo o ministro da Cultura, Juca Ferreira, a iniciativa, além de auxiliar na preservação do patrimônio cultural e histórico do país, ajudará a aquecer a economia dessas cidades, já que muitas se apoia no turismo como principal fonte de recursos.


Fonte: História Viva

Um comentário:

Dan disse...

Oi Douglas,

É necessário manter nossa memória, por isso grandes noticias.


Abraços